10 franquias da Nintendo ‘esquecidas’ que todo mundo quer ver no Switch 2

Relembre 10 franquias da Nintendo que estão esquecidas sem receber jogos há muito tempo e que todos gostariam de ver no Nintendo Switch 2. O Nintendo Switch 2 foi anunciado oficialmente pela fabricante japonesa Nintendo em 16 de janeiro de 2025. Ainda que não haja informações detalhadas sobre hardware ou games (exceto por um novo Mario Kart confirmado), a chegada do upgrade do console híbrido Nintendo Switch reacendeu a esperança de usuários reverem antigas franquias da empresa que há muito não recebem títulos.
Séries como Star Fox não têm um novo game desde 2016, enquanto F-Zero não tem um novo título da série principal há mais de 20 anos. Pensando nisso, o TechTudo fez uma lista com franquias da Nintendo que todo mundo gostaria de ver retornando no Switch 2. Relembre, a seguir, detalhes de história e gameplay de cada uma delas.
🎮 Nintendo Switch 2 é revelado oficialmente; veja detalhes e novidades
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Confira 10 franquias esquecidas da Nintendo que gostaríamos de ver no Nintendo Switch 2 com nomes como Star Fox e F-Zero
Divulgação/Nintendo
👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Opine no Fórum do TechTudo
🔻 Guia do WhatsApp: baixe o e-book gratuito sobre o aplicativo agora
10 franquias da Nintendo ‘esquecidas’ que todo mundo quer ver no Switch 2
Nintendo Land
Punch-Out
Star Fox
Battalion Wars
F-Zero
Chibi-Robo!
EarthBound
Kid Icarus
Wave Race
1080° Snowboarding
1. Nintendo Land
Nintendo Land, lançado em 2012 como um jogo de lançamento que acompanhava o console Nintendo Wii U, era uma coletânea de minigames baseados em franquias famosas da empresa usando os controles especiais do console. Havia minijogos de séries como Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Donkey Kong, Animal Crossing, F-Zero, Pikmin e mais, apresentados como um parque de diversões.

Enquanto o Wii U não foi um console de sucesso, a ideia de apresentar várias das franquias da empresa e novos sistemas de controle através de minigames parecia uma ótima pedida e poderia retornar no Nintendo Switch 2. Nintendo Land está disponível apenas no console em que foi originalmente lançado, o Nintendo Wii U.
Nintendo Land foi uma ideia criativa para o Wii U que poderia ser uma boa forma de apresentar as franquias da empresa no Nintendo Switch 2
Divulgação/Nintendo
2. Punch-Out
Punch-Out, da série de jogos de boxe com uma pitada de quebra-cabeça da Nintendo, não vê um novo capítulo desde o lançamento para o Nintendo Wii em 2009 e que foi relançado no Nintendo Wii U em 2015. A franquia traz combates entre o protagonista Little Mac contra diversos lutadores caricatos, onde é preciso saber quando desviar, o momento de atacar e descobrir quais as fraquezas de seu adversário para derrotá-lo. A série nasceu no Nintendo 8 Bits com participação especial de Mike Tyson, até ser removido devido a escândalos na época, teve sucesso no Super Nintendo com Super Punch-Out em 1994, mas houve um hiato por 15 anos antes de aparecer no Nintendo Wii com Punch-Out em 2009.
Recentemente, um jornalista chamado Imran Kahn afirmou que ouviu de fontes que a franquia estaria parada, pois a Nintendo teria recebido muitas reclamações sobre personagens estereotipados. Mas a produtora Next Level Games, que produziu o último game da série, comentou que não era o caso. Punch-Out e Super Punch-Out estão disponíveis para Nintendo Switch pelo serviço de assinatura Nintendo Switch Online. Punch-Out está disponível apenas para o Nintendo Wii e Nintendo Wii U.
Punch-Out é uma série de boxe da Nintendo que tinha uma pitada de quebra-cabeça para descobrir como derrotar cada oponente
Divulgação/Nintendo
3. Star Fox
A franquia que quebrou a barreira dos gráficos 3D no Super Nintendo em 1993 teve seu último jogo principal lançado no Nintendo Wii U com Star Fox Zero, desenvolvido em parceria entre a Nintendo e Platinum Games, conhecida por títulos como Bayonetta e Nier: Automata. Star Fox conta a história de um esquadrão de animais humanoides que pilotam naves espaciais enfrentando ameaças de larga escala. Normalmente, as fases dos games são sobre trilhos, como no primeiro Star Fox, na sequência Star Fox 64 do Nintendo 64 e em Star Fox Zero. Porém, ocasionalmente, o jogo toma outras formas com batalhas abertas, como em Star Fox 2e Star Fox Command.
Star Fox e Star Fox 2 do Super Nintendo estão disponíveis para Nintendo Switch pelo serviço de assinatura Nintendo Switch Online. Star Fox 64 recebeu um remake como Star Fox 64 3D para o Nintendo 3DS. Os outros títulos estão disponíveis apenas nos consoles em que foram originalmente lançados.
Star Fox Zero para o Nintendo Wii U foi a última aparição da franquia de combates espaciais
Divulgação/Nintendo
4. Battalion Wars
Battalion Wars é a versão de ação de outro game famoso para muitos jogadores fãs de estratégia: Advance Wars, da Nintendo, responsável por colocar jogadores para enfrentarem diferentes generais com personalidades fortes em campos de batalha. Desenvolvido na época em parceria com a Nintendo pelo estúdio Kuju, atualmente Headstrong Games, Battalion Wars foi lançado em 2005 para GameCube tentando adaptar os conceitos de Advance Wars para um game de ação estratégico com administração de exércitos e controle tanto de soldados quanto veículos.
O jogo teve um relativo sucesso, garantindo uma sequência em 2007 no Nintendo Wii com suporte a multiplayer online, algo raro nos consoles da Nintendo na ocasião, mas desde então não recebeu mais títulos. Os títulos da série Battalion Wars apenas estão disponíveis nos consoles em que foram originalmente lançados. A versão de estratégia Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp está disponível para Nintendo Switch por R$ 299.
Battalion Wars era uma série de ação e estratégia com vários elementos de Advance Wars
Divulgação/Nintendo
5 – F-Zero
Uma das franquias esquecidas que os fãs mais têm pedido pelo retorno é a série de corrida F-Zero, que coloca usuários no papel de pilotos de naves antigravitacionais por percursos deslumbrantes e desafiadores com uma trilha sonora marcante. Tecnicamente, um novo game da franquia foi lançado em 2023, F-Zero 99. Porém, o título se trata de um spin-off Battle Royale online que apesar de divertido não se compara aos games principais.
F-Zero nasceu como um jogo de lançamento do Super Nintendo em 1990, para exibir as capacidades de simulador 3D do console. Depois, ganhou sequências em 3D com velocidades ainda maiores em F-Zero X no Nintendo 64 em 1998 e o mais aclamado F-Zero GX para GameCube em 2003, desenvolvido em parceria com sua antiga rival Sega.
A série também continuou a ter vários capítulos 2D no portátil Game Boy Advance como F-Zero Maximum Velocity, F-Zero: GP Legend e F-Zero Climax, este último sendo o jogo final da franquia lançado em 2004, não considerando o spin-off F-Zero 99. F-Zero do Super Nintendo, F-Zero Maximum Velocity, F-Zero: GP Legend e F-Zero Climax do Game Boy Advance e F-Zero X do Nintendo 64 e F-Zero 99 estão disponíveis para Nintendo Switch pelo serviço de assinatura Nintendo Switch Online. F-Zero GX está disponível apenas no console em que foi originalmente lançado, o GameCube.
As corridas aceleradas de F-Zero atingiram seu ápice no GameCube com F-Zero GX
Divulgação/Nintendo
6. Chibi-Robo!
Chibi-Robo!, game desenvolvido pela produtora japonesa Skip em parceria com a Nintendo, é um simpático jogo sobre um diminuto robô tentando espalhar a felicidade através de pequenos gestos. O primeiro título da série tem um foco maior em narrativa, sendo lançado para o GameCube em 2005 e mais tarde relançado para o Nintendo Wii em 2009. A série retornou no Nintendo DS com Chibi-Robo!: Park Patrol em 2007 apresentando um gameplay um pouco diferente sobre administrar um parque.
O último jogo da série foi lançado apenas no Japão para o Nintendo DS, chamado Okaeri! Chibi-Robo! (algo como “Bem-Vindo! Chibi-Robo!”). Houve também alguns spin-offs para o Nintendo 3DS como Chibi-Robo! Photo Finder e Chibi-Robo! Zip Lash, este último desenvolvido pelo estúdio Vanpool em 2013. Os jogos da série Chibi-Robo! estão disponíveis apenas nos consoles em que foram originalmente lançados.
Chibi-Robo! é uma franquia charmosa sobre um robô tentando espalhar alegria pelo mundo através de pequenos gestos
Divulgação/Nintendo
7. EarthBound
Earthbound, uma das séries mais bizarras da Nintendo, é um RPG de nicho que não foi um grande sucesso comercial, mas que conquistou o coração de muitos jogadores e hoje é bastante apreciado. A série começou no Japão em 1989 para o NES (Famicom no Japão), desenvolvida pela HAL Laboratory (criadora de Kirby) com o nome de Mother e apenas chegou ao ocidente com sua sequência Mother 2 de 1994, sendo lançada no ocidente no ano seguinte como EarthBound no Super Nintendo em 1995. O terceiro capítulo da série começou seu desenvolvimento no Nintendo 64, mas foi cancelado e reimaginado como um jogo de Game Boy Advance. Mother 3 foi lançado em 2006, porém apenas no Japão.
Cada capítulo da saga conta com um protagonista diferente, normalmente um garoto inocente tentando navegar eventos cósmicos e enfrentando inimigos por meio de batalhas em turnos. A série ficou conhecida por ter uma atmosfera completamente diferente de outros RPGs ao trazer cenários contemporâneos, muito humor em seus diálogos e situações, além de um forte contraste entre seus visuais e temáticas ao trazer momentos sérios e perturbadores para a aventura. EarthBound está disponível para Nintendo Switch pelo serviço de assinatura Nintendo Switch Online. O primeiro Mother anteriormente exclusivo do Japão também está disponível no serviço como “EarthBound Beginnings” após receber uma tradução para o Nintendo Wii U em 2015.
EarthBound é uma série de RPG bastante incomum que não tem recebido muita atenção da Nintendo
Divulgação/Nintendo
8. Kid Icarus
Kid Icarus, lançado originalmente em 1986 para o Famicom no Japão e 1987 para o NES, é um jogo de ação sobre um guerreiro alado chamado Pit que enfrenta forças do mal da mitologia grega em nome da deusa Palutena. O primeiro game é um pouco confuso em relação a outros da época, mas fez sucesso o bastante para garantir uma sequência para o Game Boy em 1991 chamada Kid Icarus: Of Myths and Monsters. O personagem ficou apagado por um tempo até retornar com um novo visual em Super Smash Bros. Brawl em 2008, garantindo em sequência um jogo próprio em 2012 com Kid Icarus: Uprising para o Nintendo 3DS, desenvolvido pela Project Sora, estúdio de Masahiro Sakurai que produz a série Smash Bros. de luta.
Enquanto os primeiros títulos da série são games de ação 2D com elementos de aventura, Kid Icarus: Uprising se tornou um jogo de tiro sobre trilhos, como Star Fox, com fases de ação em 3D misturadas. Kid Icarus está disponível para Nintendo Switch pelo serviço de assinatura Nintendo Switch Online. Os outros títulos estão disponíveis apenas nos consoles em que foram originalmente lançados.
Pit é um personagem que ganhou mais popularidade desde seu novo design em Super Smash Bros. e Kid Icarus: Uprising do Nintendo 3DS
Divulgação/Nintendo
9. Wave Race
Wave Race é uma franquia de jogos de corrida em Jet Ski em que a simulação da água influencia bastante em sua jogabilidade. A maioria dos jogadores teve seu primeiro contato com a série em Wave Race 64, um dos games de lançamento do Nintendo 64 em 1996 que exibia bem o poder gráfico do novo console. No entanto, poucos sabem que Wave Race teve seu primeiro jogo em 1992 no Game Boy como um título de corrida 2D com visão aérea.
A série teve ainda mais um título, lançado em 2001 junto com o GameCube, chamado Wave Race: Blue Storm, mais uma vez exibindo as capacidades gráficas de um novo console da Nintendo. Wave Race 64 está disponível para Nintendo Switch pelo serviço de assinatura Nintendo Switch Online. Os outros títulos estão disponíveis apenas nos consoles em que foram originalmente lançados.
A série de corrida Wave Race exibiu o poderio gráfico de duas gerações da Nintendo antes de ficar esquecida nos consoles atuais
Divulgação/Nintendo
10. 1080° Snowboarding
1080° Snowboarding surfa no hype dos anos 90 e início dos anos 2000, época em que esportes radicais eram uma grande parte da cultura jovem e se refletiam na indústria de games. Entre eles, estavam jogos de snowboard como Cool Boarders em 1996 e SSX nos anos 2000, nomes que a Nintendo viria a concorrer com sua série 1080° Snowboarding para Nintendo 64 em 1998 e 1080° Avalanche para o GameCube em 2003.
O game trazia tanto foco em corridas de snowboard quanto em competições de manobras para ver quem conseguia fazer mais pontos. A sequência trazia também emocionantes fases em que o jogador precisava correr contra uma avalanche. 1080° Snowboarding está disponível para Nintendo Switch pelo serviço de assinatura Nintendo Switch Online. 1080° Avalanche está disponível apenas no console em que foi originalmente lançado, o GameCube.
1080° Snowboarding era a resposta da Nintendo para os vários games do gênero na época
Divulgação/Nintendo
Com informações de Nintendo (1, 2, 3, 4 e 5), The Gamer, Star Fox Fandom, Battalion Wars Fandom, Mute City, Chibi-Robo! Fandom, Kid Icarus Fandom, Nintendo Fandom, Eurogamer
Conheça 5 jogos grátis para curtir com amigos em consoles
Saiba mais