12 animes femininos com protagonistas fortes que valem a pena assistir

Produções como Sailor Moon e Inuyasha provam que o mundo dos animes está recheado de protagonistas fortes e determinadas a alcançarem seus objetivos; confira a lista completa Os animes femininos vão além de explorar histórias de amor, trazendo também tramas de ação e magia protagonizadas por personagens fortes e muito poderosas. Essas produções tomam conta dos corações do público há um bom tempo, incentivando a criação de subgêneros como “garotas mágicas” e até “mulheres com armas”. Séries como Sailor Moon (1996), Cardcaptor Sakura: Clear Card (2018) e Noir (2001) são algumas das responsáveis pelo sucesso do gênero e, por isso, estão dominando o catálogo de streamings como Crunchyroll, Netflix e Amazon Prime Video.
Pensando em animações japonesas com protagonistas fortes e cheias de determinação, o TechTudo preparou uma lista de 12 animes femininos que trazem histórias assim. A seguir, você confere a lista completa de todos os títulos, além de sinopse, repercussão e um pouco mais sobre cada obra.
🎬 12 animes que são proibidos para menores de idade
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Cardcaptor Sakura é uma das obras de “garotas mágicas” mais populares
Divulgação/Madhouse
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista do TechTudo, você vai encontrar os seguintes animes com protagonistas femininas fortes:
Sailor Moon (1992)
Claymore (2007)
Inuyasha (2009)
Yona of the Dawn (2014)
Chihayafuru (2011)
Kill la Kill (2013)
Noir (2001)
Prétear (2001)
Cardcaptor Sakura: Clear Card (2018)
Fruits Basket (2019)
Diários de uma Apotecária (2023)
SHY (2023)
1. Sailor Moon (1992)
Esse clássico é considerado até hoje um dos melhores animes shoujos de todos os tempos e acompanha um grupo de garotas mágicas que protegem o planeta de forças malignas. A trama começa quando Usagi Tsukino, uma garota de 14 anos, descobre que é a Sailor Moon e está destinada a ser uma guerreira mágica. A partir disso, a jovem reúne quatro amigas para lutar contra as forças do mal e, aos poucos, o quarteto descobre um pouco mais sobre os seus poderes. Vale lembrar que o seriado recebeu nota 7,7 no IMDb, enquanto no My Anime List ficou com 7,74.
A série é escrita e ilustrada por Naoko Takeuchi (La Luna), além de ter sido um grande sucesso da década de 1990. A produção do anime é do estúdio Toei Animation (One Piece) e conta com cinco temporadas, mas também foram feitos sete filmes e uma nova versão da animação. No Brasil, a obra foi exibida pela Rede Manchete em 1996, que trouxe Marli Bortoletto (Turma da Mônica), Gilmara Sanchez (Jornada nas Estrelas), Cristina Rodrigues (Marte Ataca!) e Isabel de Sá (WandaVision) no elenco de vozes. Atualmente, todas as seasons originais estão disponíveis no Amazon Prime Video, com as duas primeiras apenas legendadas.
Sailor Moon é um dos grandes responsáveis pela popularização do subgênero “garotas mágicas”
Divulgação/Amazon Prime Video
2. Claymore (2007)
Em um mundo fictício, a humanidade coexiste com os Youmas, criaturas que se alimentam de vísceras humanas. Em meio ao caos causado por esses demônios, uma organização desenvolve guerreiras para proteger os humanos, as Claymore. As lutadoras são criadas a partir da mistura de seu sangue com o dos Youma, abdicando de sua humanidade. O enredo gira em torno de Clare, considerada uma das batalhadoras mais fortes, que luta para não deixar que seu lado demoníaco apareça.
Recheado de ação, Claymore é um mangá de Norihiro Yagi, publicado em 2001. Já o anime foi produzido pelo estúdio Madhouse (Hunter X Hunter 2011) e conta com uma temporada de 26 episódios, disponível na Crunchyroll. Na dublagem original, Houko Kuwashima (Clannad) dá voz à Clare e o elenco também conta com nomes como Motoki Takagi (InuYasha), Kikuko Inoue (Fairy Tail), além de Romi Park (Attack on Titan). No IMDb, a animação tem nota 8 e ficou com 7,74 no My Anime List.
Claymore traz uma protagonista guerreira em um enredo recheado de magia
Divulgação/IMDb
3. Inuyasha (2000)
Para quem ama uma história que mitstura ação, drama e romance, Inuyasha é perfeito. A trama gira em torno de Kagome Higurashi, uma garota de apenas 15 anos que, ao cair dentro de um poço na propriedade de sua família, vai parar no Japão feudal. Nesse contexto, a personagem descobre ser a portadora da jóia das quatro almas, um importante artefato mágico que deve ser mantido longe de seres malignos. Quando o objeto acaba se partindo e pedaços dele se espalham pelo país, a protagonista se une a Inuyasha, um garoto metade demônio, para reunir os pedaços da jóia.
Um dos animes mais populares da história, InuYasha é até hoje relembrado com muito carinho por todos os fãs. A obra é baseada no mangá homônimo criado por Rumiko Takahashi e publicado entre 1996 e 2008. A produção é do estúdio Sunrise, responsável por outras obras famosas como Code Geass (2006) e Cowboy Bebop (1998), e no Brasil chegou a ser exibida pela TV Globo, atualmente disponível na Netflix. No elenco, Kagome tem a voz de Satsuki Yukino (One Piece) e Inuyasha a de Kappei Yamaguchi (One Piece). No My Anime List, o anime recebeu nota 7,87 e 7,9 no IMDb.
Em Inuyasha uma estudante do Japão moderno se une a um garoto metade demônio para proteger o mundo feudal
Divulgação/IMDb
4. Yona of the Dawn (2014)
Yona é a princesa do reino Kouka, onde vive uma vida pacífica com seu pai. Entretanto, no seu aniversário de 16 anos, a menina vê seu pai ser morto pelas mãos de seu primo Soo-won, por quem a garota era apaixonada. A partir disso, com a ajuda de Hak, seu guarda-costas e amigo de infância, a jovem foge do castelo e os dois partem em busca dos lendários guerreiros dragões. Ao longo de sua jornada, a protagonista presencia as dificuldades do seu povo, e toma como responsabilidade cuidar de todos.
Yona of the Dawn é um mangá escrito e ilustrado por Mizuho Kusanagi, publicado desde 2009. A obra se tornou bastante popular entre os fãs de shoujos e ganhou uma adaptação de 24 episódios feita pelo estúdio Pierrot, responsável por produções como Boruto e Tokyo Ghoul. O anime está disponível na Crunchyroll e tem vozes como a de Tomoaki Maeno (Death Parade), Chiwa Saito (Sword Art Online) e Junko Minagawa (Code Geass). Tanto no My Anime List quanto no IMDb, Yona of the Dawn tem nota 8.
Yona of the Dawn se tornou um dos queridinhos de quem gosta de romance e ação
Divulgação/Amazon Prime Video
5. Chihayafuru (2011)
Nesse enredo, a estudante Chihaya Ayase tem sua vida transformada ao conhecer um garoto chamado Arata Wataya, um talentoso jogador de karuta, tradicional jogo de cartas japonês. O rapaz acredita que a garota tem potencial para se tornar uma grande jogadora e, incentivada por ele, a menina passa a sonhar em ser a melhor do país. Conforme suas habilidades melhoram e seus amigos vão crescendo, a protagonista chega ao colegial e, junto de Taichi Mashima, funda o Clube de Karuta Mizusawa. Determinada e com o apoio de seus colegas, a personagem mantém vivo seu sonho de ser a melhor de todos.
A obra é de Yuki Suetsugu e a adaptação conta com duas temporadas produzidas pelo estúdio Madhouse (Hunter X Hunter 2011), também disponíveis na Crunchyroll. O anime tem vozes de nomes como Asami Seto (Kaiju N. 8), Mamoru Miyano (Bungou Stray Dogs) e Yoshimasa Hosoya (My Hero Academia). No IMDb, a produção recebeu nota 8,1 e 8,8 no My Anime List.
Chihaya sonha em ser a melhor jogadora de karuta do mundo
Divulgação/Amazon Prime Video
6. Kill la Kill (2013)
Obra de Ryō Akizuki, Kill la Kill acompanha a adolescente Ryuko Matoi, que determinada a vingar o assassinato de seu pai, entra na renomada Academia Honnouji. Na instituição, os alunos usam um uniforme que dá habilidades especiais e a personagem tem uma espada capaz de cortá-los. Quando a garota é derrotada, acaba encontrando um uniforme feito de um material especial e ganha novas habilidades, ficando ainda mais determinada a vingar a morte de seu pai.
Kill la Kill também se tornou um anime muito popular e conta com uma temporada de 24 episódios produzida pelo estúdio Trigger (Darling in the Franxx). O elenco é estrelado por Ami Koshimizu (Code Geass) e também traz vozes como Ryouka Yuzuki (Boruto), Aya Suzuki (Bakuman). No My Anime List, o anime recebeu nota 8, enquanto no IMDb ficou com 7,9. Está disponível no Crunchyroll.
Ryuko está determinada a encarar qualquer um para vingar a morte de seu pai
Divulgação/Crunchyroll
7. Noir (2001)
Anime original do estúdio Bee Train (Tsubasa Chronicle), o enredo de Noir gira em torno de Mireille Bouquet e Kirika Yomura, duas jovens que trabalham como assassinas de aluguel. Ambas não têm lembranças de seus passados e se unem para descobrir mais sobre quem realmente são. Em meio a isso, acabam se envolvendo em uma conspiração que cerca a figura de uma lenda chamada “Noir”.
Lançado em 2001, o anime trouxe uma nova visão para a figura de personagens femininas, sendo uma das primeiras obras do subgênero “mulheres com armas”. A produção conta com 26 episódios, todos disponíveis na Crunchyroll, e foi escrito por Ryoe Tsukimuram, autor de outras obras como Tenchi Muyô! In Love. Além disso, Houko Kuwashima (Beastars) e Kotono Mitsuishi (One Piece) dão voz à Kirika e Mireille, respectivamente. A animação recebeu nota 7,2 tanto no My Anime List quanto no IMDb.
Noir acompanha duas jovens assassinas de aluguel
Divulgação/Crunchyroll
8. Prétear (2001)
Em Prétear, a jovem Himeno Awayuki se muda para uma grande mansão após seu pai se casar novamente. Apesar do luxo da nova vida, a garota se sente infeliz com sua nova família, que não parece gostar dela. Mas tudo muda quando sete garotos mágicos conhecidos como Cavaleiros Leafe a procuram e pedem que a menina se torne a Prétear, uma princesa mágica, para proteger o mundo dos planos de destruição da Princesa do Desastre.
A história de romance e magia é escrita por Junichi Sato e ilustrado por Kaori Naruse. O anime conta com 13 episódios, produzido pelo estúdio Hal Film Maker (The Good Witch of the West), tendo as vozes de Sayuri Yoshida (Doraemon), Kousuke Toriumi (Fairy Tail) e Takahiro Sakura (Jujutsu Kaisen) no elenco. No IMDb, Prétear ganhou nota 6,9 e 7,1 no My Anime List. Está disponível na Crunchyroll.
Himeno aos sete Cavaleiros de Leafe para proteger o mundo
Divulgação/Amazon Prime Video
9. Cardcaptor Sakura: Clear Cards (2018)
Outro clássico que conquistou corações e chegou a ser exibido na TV brasileira é Sakura Cardcaptor (1999). O anime acompanha Sakura Kinomoto, uma menina de dez anos que abre, por acidente, um livro misterioso e libertas cartas mágicas que ameaçam o mundo. Na série original, que não está disponível no streaming, a jovem consegue capturar todos os artefatos mágicos e transformá-los em Cartas Sakura. Na saga Clear Cards (2018), a menina acorda de um pesadelo estranho e descobre que todas as suas cartas estão em branco e sem poderes. Então, Sakura precisa unir forças com seus aliados para descobrir o que aconteceu.
A adaptação do mangá do CLAMP, um grupo formado por quatro mangakás, Cardcaptor Sakura teve duas séries de animes (a original e Clear Cards) e dois filmes. No elenco de vozes estão Motoko Kumai (Shaman King), Junko Iwao (Perfet Blue) e Sakura Tange (Tower of Fantasy). No IMDb, Cardcaptor Sakura: Clear Cards recebeu nota 7,7, enquanto no My Anime List garantiu 7,76. O título está disponível no Crunchyroll.
Cardcaptor Sakura: Clear Cards é uma nova saga do renomado anime original
Divulgação/IMDb
10. Fruits Basket (2019)
O enredo acompanha Tohru Honda, uma estudante órfã que vive com o avô paterno. Quando o parente decide se mudar, a menina fica sem ter para onde ir, e decide montar uma barraca em uma região que, parece desabitada. No entanto, a garota descobre que seu colega de classe Yuki Souma mora no local, e após um deslizamento, a família do rapaz convida a jovem para morar com eles. A partir disso, a personagem percebe que todos os familiares são amaldiçoados e se transformam em animais do horóscopo chinês quando estão fracos .u são abraçados por alguém do sexo oposto.
Em 2019 o estúdio TMS/8PAN (Dr. Stone) lançou um novo anime com 63 episódios, trazendo não só uma animação mais moderna, mas também cobrindo toda a história do mangá. O elenco de dublagem conta com nomes como Manaka Iwami (Dr. Stone), Yuuma Uchida (Jujutsu Kaisen) e Nobunaga Shimazaki (Blue Lock). No IMDb, Fruits Basket ficou com nota 8,6, enquanto no My Anime List recebeu 8,2. A versão de 2019 está disponível na Crunchyroll.
Fruits Basket recebeu uma nova versão em 2019
Divulgação/Amazon Prime Video
11. Diários de uma Apotecária (2023)
Adaptação da light novel de Natsu Hyūga, o enredo acompanha a curiosa Maomao, uma jovem apotecária que acaba sendo sequestrada e vendida como serva à família imperial. Apesar do seu plano de se manter invisível e sem chamar atenção, a garota acaba se envolvendo na cura de uma grave doença dos filhos dos imperadores, o que faz todos prestarem atenção nela. A partir daí, a personagem passa a usar suas habilidades para resolver diversos mistérios na corte.
O anime é do estúdio OLM (Pokémon) e teve sua primeira temporada lançada em 2023 e a segunda chegou à Crunchyroll este ano. Diários de uma Apotecário também ganhou dublagem brasileira, tendo no elenco vozes como Gigi Patta (One Piece), Douglas Guedes (Pousando no Amor) e Maju Helman (Food Wars). No My Anime List, a obra recebeu nota 8,88, garantindo o 23º lugar no top 100 da plataforma. Já no IMDb, garantiu 8,6.
Maomao usa suas habilidades para resolver mistérios da realeza
Divulgação/Crunchyroll
12. SHY (2023)
Produzido pelo estúdio Eight Bit (Blue Lock), SHY é adaptação do mangá de Bukimi Miki. A história se passa em meados do século XXI, um momento em que todas as guerras foram cessadas, e o aparecimento repentino de pessoas com poderes sobrenaturais transformou a sociedade. Neste mundo, cada país tem um herói que trabalha para manter a paz, e quem protege o Japão é a jovem Shy, que apesar de ser uma grande heroína, precisa lidar com sua timidez.
SHY é divertido e recheado de ação, mas também tem uma carga dramática. O anime está disponível na Crunchyroll com 24 episódios e conta com dublagem brasileira, tendo nomes como Sofia Manso (Food Wars!), Mariana Pozatto (Sword Art Online) e Jonas Falcão (My Hero Academia) no elenco. No IMDb, a produção recebeu nota 6,1, enquanto no My Anime List ficou com 6,7.
Apesar de ser uma forte heroína, Shy precisa lidar com sua timidez
Divulgação/Crunchyroll
Com informações de IMDb, My Anime List, Crunchyroll, Netflix e Amazon Prime Video.
🎥Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Saiba Mais
Initial plugin text