Longas como Meu Amigo Totoro e Godzilla Minus One são algumas das produções japonesas de destaque que merecem ser assistidas; confira outras opções Os filmes japoneses aclamados pela crítica e pelo público provam que a cultura pop do país vai muito além dos doramas e animes feitos para TV. O Japão possui um legado cinematográfico reconhecido mundialmente, com obras em importantes festivais e premiações. A terra de Akira Kurosawa, cineasta famoso por longas como Os Sete Samurais (1954) e Rashômon (1950), gera hoje produções celebradas como Dias Perfeitos (2023), Monster (2023) e Godzilla Minus One (2023). Por sorte, esses e outros títulos estão disponíveis em plataformas como Netflix e Amazon Prime Video.
Para conhecer o enredo de todos esses sucessos, basta conferir a lista abaixo com 12 filmes imperdíveis vindos da terra do sol nascente. A lista está repleta de informações sobre elenco, enredo, onde assistir e as notas do público e crítica nos agregagores IMDb e Rotten Tomatoes.
🎬 12 filmes coreanos de ação que todo mundo deveria assistir
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Dias Perfeitos recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
Reprodução/The Movie Database
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Se você não conhece muito do Japão além de animes e doramas, conheça a lista a seguir.
Dias Perfeitos (2023)
Monster (2023)
Tudo Por Ela (2021)
Paprika (2006)
Meu Amigo Totoro (1988)
Godzilla Minus One (2023)
Sabor da Vida (2015)
Metrópolis (2001)
Da Colina Kokuriko (2011)
A Espada do Imortal (2017)
O Terceiro Assassinato (2017)
Pais e Filhos (2013)
1. Dias Perfeitos (2023)
Dias Perfeitos é um filme teuto-japonês dirigido pelo alemão Win Wenders (Asas do Desejo) e que esteve na lista de indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro do ano passado. No enredo, conhecemos Hirayama, um simpático limpador de banheiros que, quando não está trabalhando, passa um bom tempo consumindo música e literatura, além de tirar fotos com sua câmera analógica. O zelador tem uma visão simples sobre a vida, mas seu cotidiano é afetado por pessoas e eventos inesperados.
Com Kōji Yakusho (A Cura), Tokio Emoto (Blue), Aoi Yamada (First Love) e Yumi Asō (Perfect World) no elenco, o trabalho de Wenders pode ser visto no Mubi. Além da indicação ao Oscar, a produção também esteve no Festival de Cannes, onde recebeu dois prêmios do júri (incluindo Melhor Ator para Yakusho). O longa recebeu um selo “fresh” no Rotten Tomatoes ao ganhar 96% de aprovação da crítica. Já entre o público, a nota ficou em 7,9 no IMDb.
Um zelador solitário encontra os prazeres da vida em pequenos momentos do cotidiano
Reprodução/The Movie Database
2. Monster (2023)
Para criar o suspense dramático de Monster, o diretor Hirokazu Kore-eda (Assunto de Família) e o roteirista Yuji Sakamoto (Amor em Águas Turvas) se inspiraram no “efeito Rashômon” do cineasta Akira Kurosawa para mostrar que um evento traumático pode ter diferentes pontos de vista. No enredo, a mãe solteira Saori Mugino desconfia que seu filho único, Minato, está sofrendo bullying na escola. O comportamento estranho e recluso do garoto está conectado a uma relação intricada envolvendo seu melhor colega de classe e o professor de sua escola.
O elenco é formado por Sakura Andō (Golpe Perigoso), Eita Nagayama (Não Chame Isso de Mistério), Sōya Kurokawa (Tokyo Alien Bros), Hinata Hiiragi e Yūko Tanaka (Uma Noite). Considerado “suavemente devastador” pelo consenso da crítica do Rotten Tomatoes, a obra obteve aprovação de 96% com selo “fresh”. Já entre a crítica, a média é de 7,8. Vale mencionar que a produção está disponível no Telecine.
Um evento trágico envolvendo duas crianças é narrado sob diferentes pontos de vista
Reprodução/The Movie Database
3. Tudo Por Ela (2021)
Além de doramas, a Netflix também investe em filmes originais japoneses. É o caso de Tudo Por Ela, suspense erótico LGBT+ baseado no mangá Gunjō, de Ching Nakamura. No enredo, Rei (Mizuhara) é uma jovem cirurgiã que abandona sua carreira e relacionamento para salvar sua antiga colega de classe Nanae (Sato) de um relacionamento abusivo. Mas o que a protagonista faz é assassinar o parceiro de amiga. Agora livres, as duas parecem estar prontas para viver um amor sem limites, não fosse o fato de que Nanae sente remorso pela atitude tomada pela companheira.
A adaptação contou com Ryuichi Hiroki (Vibrator) na direção, além de Kiko Mizuhara (Ataque dos Titãs) e Honami Sato (A Melhor Pior Funcionária) no elenco principal. As médias do longa são de 5,6 no IMDb e aprovação de 69% no Rotten Tomatoes.
Duas amigas vivem um romance tórrido depois de cometerem um crime letal
Reprodução/The Movie Database
4. Paprika (2006)
Nesse enredo, o cientista Kōsaku Tokita inventa o DC Mini, um aparelho capaz entrar nos sonhos das pessoas. O dispositivo é usado pela Dra. Atsuko Chiba em tratamentos psiquiátricos, mesmo que ele não esteja devidamente legalizado. No entanto, antes da aprovação do governo, o invento é roubado. A partir disso, a médica usa de sua persona “Paprika”, utilizada nas suas viagens nos sonhos, para descobrir o que aconteceu. O elenco da obra é estrelado por Megumi Hayashibara (Slayers), Toru Furuya (Os Cavaleiros do Zodíaco).
O saudoso diretor Satoshi Kon (morto em 2010) ficou conhecido internacionalmente pelas animações adultas recheadas de suspense psicológico; a exemplo de Perfect Blue (1997), sua produção mais famosa. Paprika, seu último longa, faz jus à sua filmografia e apresenta uma trama mirabolante e onírica que, segundo o cineasta Christopher Nolan, serviu de influência para o longa A Origem (2010). O longa, disponível no Prime Video e Apple TV+, recebeu selo “fresh” com 87% de aprovação da crítica no RT, além de nota 7,7 no IMDb.
Paprika é uma criação do animador Satoshi Kon, mesmo criador de Perfect Blue
Reprodução/The Movie Database
5. Meu Amigo Totoro (1988)
Meu Amigo Totoro se tornou a obra símbolo do Studio Ghibli, companhia que se tornou referência mundial em animações japonesas. O longa infantil dirigido por Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro) é protagonizado pelas irmãs Satsuke e Mei, que se muda com seu pai para uma casa de campo. Na região, as duas descobrem seres fantásticos como o corpulento Totoro, um espírito da floresta que as levará para aventuras fantásticas junto com outras criaturas carismáticas.
O elenco de dublagem traz nomes como Noriko Hidaka (Hunter X Hunter) e Hitoshi Takagi (Chirin no Suzu). Além disso, a produção, assim como os demais filmes do Studio Ghibli estão disponíveis na Netflix. Já sobre a repercussão, a trama possui nota 8,1 no IMDb e aprovação de 93% no RT.
Meu Amigo Totoro é um trabalho do aclamado cineasta Hayao Miyazaki
Reprodução/IMDb
6. Godzilla Minus One (2023)
Em paralelo com os filmes do “MonsterVerse” lançados pela Legendary Pictures, o Japão trouxe de volta o mastodôntico lagarto radioativo Godzilla às telonas. Nesse longa, a história se passa dessa vez na década de 1950, período em que o país asiático está se recuperando das bombas atômicas. Mas a população japonesa viverá novamente experiências traumáticas de destruição e caos quando uma enorme criatura emerge dos oceanos para devastar a capital Tóquio.
A obra dirigida por Takashi Yamazaki (Zero Eterno) conta com o elenco de Ryunosuke Kamiki (Ranman), Minami Hamabe (Silent Love) eYuki Yamada (Tokyo Revengers). Vencedor do Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais, Minus One recebeu da crítica uma aprovação “fresca” de 99% no Rotten Tomatoes, além de 7,7 no IMDb. Está disponível na Netflix.
Godzilla Minus One venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais
Reprodução/IMDb
7. Sabor da Vida (2015)
Culinária temperada com dramas pessoais é o prato principal de Sabor da Vida, segundo trabalho da diretora Naomi Kawase (Mães de Verdade). A história é centrada em Sentaro, um cozinheiro dono de uma pastelaria especializada em dorayakis (panquecas recheadas com feijão vermelho). O personagem recebe em sua loja a visita de Tokue, uma idosa de 70 anos que quer trabalhar no local. Mesmo relutante, o empresário aceita, o que dá início a uma amizade improvável.
Sabor da Vida está nas locadoras do Apple TV+ e YouTube. Fazem parte do elenco Kirin Kiki (Depois da Tempestade), Masatoshi Nagase (Esplendor), Kyara Uchida (O Que Eu Mais Desejo) e Miyoko Asada. O longa, que já passou pelo Festival de Cannes em 2015, recebeu 85% de aprovação (com selo “fresh” da crítica) e nota 7,4 no IMDb.
Sabor da Vida foi exibido no Festival de Cannes em 2015
Reprodução/The Movie Database
8. Metrópolis (2001)
Esse enredo futurista se passa em uma era de convívio entre humanos e robôs. A relação, no entanto, é permeada por conflitos entre pessoas pobres e desempregadas e robôs que atuam na construção civil. No meio desse embate está Tima, uma androide de tecnologia avançada que se torna alvo de uma busca desenfreada movida pelo detetive Syunsaku Ban, seu parceiro Kenichi, o magnata Duke Red e seu filho adotivo Rock. O elenco é protagonizado pelas vozes de Yuma Imoto (High School GhostHustlers) e Toshio Furukawa (Patlabor).
Das diversas obras famosas do patrono dos mangás Osamu Tezuka (1928 – 1989), Metrópolis era uma das pouco conhecidas mundialmente. Isso até o ano de 2001, quando foi lançada a adaptação em longa-metragem do diretor Rintaro (O Mundo Encantado de Gigi). O filme se baseia vagamente na trilogia sci-fi criada por Tezuka nos mangás Lost World (1948), Metropolis (1949) e Nextworld (1951), além do filme alemão homônimo dirigido por Fritz Lang em 1922. Metrópolis está disponível para compra no Apple TV+ e Prime Video. Já as médias do longa são de 87% no RT e nota 7,2 no IMDb.
Metrópolis é uma adaptação do mangá homônimo de Osamu Tezuka
Reprodução/The Movie Database
9. Da Colina Kokuriko (2011)
Seguindo os caminhos do pai, o diretor Goro Miyazaki, filho de Hayao Miyazaki, é um dos nomes envolvidos na criação de obras do Studio Ghibli. Seu segundo trabalho, Da Colina Kokuriko, teve o roteiro escrito por Hayao junto com Keiko Niwa (As Memórias de Marnie). A trama se passa em 1963, período em que os estudantes Umi Matsuzaki e Shun Kazama se unem para impedir que um velho edifício seja destruído durante a preparação do Japão para as Olimpíadas de 1964.
O elenco de vozes é composto por nomes como Keiko Takeshita (A Class to Remember) e Masami Nagasawa (Laço Materno). Disponível na Netflix, o título recebeu 87% de aprovação no RT (com selo “fresh”) e nota 7,4 no IMDb.
Da Colina Kokuriko mostra a união de dois jovens que se unem para impedir a destruição de um edifício histórico
Reprodução/The Movie Database
10. A Espada do Imortal (2017)
Manji (Kimura) é um andarilho que, no passado, foi um samurai impiedoso. Após quase morrer em um ato de vingança, o rapaz desperta como um imortal. Dentro dessa nova condição, o personagem ajuda a jovem Rin (Sugisaki) a se vingar de um clã de samurais assassinos responsáveis pela morte de seu pai. O título recebeu do IMDb nota 6,7 por parte do público. Já no Rotten Tomatoes, a aprovação foi de 87%, com selo “fresh” dado pela crítica.
O mangá Blade of the Immortal se tornou uma peça indispensável para quem gosta de histórias de samurai. Por ser bastante cultuada no Japão, a obra do mangaká Hiroaki Samura recebeu em 2017 um filme live action dirigido por Takashi Miike (Ichi, O Assassino) e com o elenco de Takuya Kimura (Boa Sorte!), Hana Sugisaki (Ichiko) e Sôta Fukushi (Bleach). O filme está no catálogo do Prime Video e gratuitamente no Runtime e Pluto.tv (com anúncios).
A Espada do Imortal é baseado no mangá escrito e ilustrado por Hiroaki Samura
Reprodução/The Movie Database
11. O Terceiro Assassinato (2017)
Além de Monster, outra produção de Hirokazu Kore-eda que chamou atenção da crítica mundial é O Terceiro Assassinato, suspense criminal disponível no Reserva Imovision. O longa é focado no advogado Tomoaki Shigemori, um profissional proeminente que aceita trabalhar na defesa de Misumi Takashi, condenado por um duplo homicídio ocorrido há 30 anos. O réu já havia confessado a autoria do crime na época, mas o protagonista aos poucos suspeita que seu cliente pode ser inocente.
Masaharu Fukuyama (Pais e Filhos), Suzu Hirose (Nossa Irmã Mais Nova), Mikako Ichikawa (Óculos) e o já citado Kōji Yakusho participam do elenco principal. Entre a crítica, o título recebeu aprovação de 87% no Rotten Tomatoes (com selo “fresh”), além de nota 6,7 na votação dos usuários no IMDb.
Um advogado tem dúvidas se seu cliente é de fato culpado por um crime de latrocínio
Reprodução/The Movie Database
12. Pais e Filhos (2013)
Para finalizar a lista, mais uma produção de Hirokazu Kore-eda com Masaharu Fukuyama sendo a estrela principal. Pais e Filhos é um drama familiar centrado na família de Ryota Nonomiya, um arquiteto trabalhador e austero que recebe a notícia de que seu filho de seis anos pertence a uma outra família. Isso porque o garoto foi trocado na maternidade após o nascimento. O homem entra em um conflito racional e sentimental sobre se deve ou não entregar o menino à família verdadeira.
Além de Masaharu Fukuyama, estão no elenco Machiko Ono (A Toca do Leão), Yôko Maki (A Ravina do Adeus), Lily Franky (Assunto de Família) e Kirin Kiki. A produção recebeu nota 7,8 no IMDb e aprovação de 86% entre a crítica no Rotten Tomatoes, rendendo o selo “fresh”. Está disponível no Telecine.
Um pai descobre que seu filho biológico foi trocado na maternidade e não sabe como proceder
Reprodução/The Movie Database
Com informações de IMDb (1, 2, 3) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3)
🎥6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
Mais do TechTudo
Initial plugin text
Para conhecer o enredo de todos esses sucessos, basta conferir a lista abaixo com 12 filmes imperdíveis vindos da terra do sol nascente. A lista está repleta de informações sobre elenco, enredo, onde assistir e as notas do público e crítica nos agregagores IMDb e Rotten Tomatoes.
🎬 12 filmes coreanos de ação que todo mundo deveria assistir
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Dias Perfeitos recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
Reprodução/The Movie Database
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Se você não conhece muito do Japão além de animes e doramas, conheça a lista a seguir.
Dias Perfeitos (2023)
Monster (2023)
Tudo Por Ela (2021)
Paprika (2006)
Meu Amigo Totoro (1988)
Godzilla Minus One (2023)
Sabor da Vida (2015)
Metrópolis (2001)
Da Colina Kokuriko (2011)
A Espada do Imortal (2017)
O Terceiro Assassinato (2017)
Pais e Filhos (2013)
1. Dias Perfeitos (2023)
Dias Perfeitos é um filme teuto-japonês dirigido pelo alemão Win Wenders (Asas do Desejo) e que esteve na lista de indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro do ano passado. No enredo, conhecemos Hirayama, um simpático limpador de banheiros que, quando não está trabalhando, passa um bom tempo consumindo música e literatura, além de tirar fotos com sua câmera analógica. O zelador tem uma visão simples sobre a vida, mas seu cotidiano é afetado por pessoas e eventos inesperados.
Com Kōji Yakusho (A Cura), Tokio Emoto (Blue), Aoi Yamada (First Love) e Yumi Asō (Perfect World) no elenco, o trabalho de Wenders pode ser visto no Mubi. Além da indicação ao Oscar, a produção também esteve no Festival de Cannes, onde recebeu dois prêmios do júri (incluindo Melhor Ator para Yakusho). O longa recebeu um selo “fresh” no Rotten Tomatoes ao ganhar 96% de aprovação da crítica. Já entre o público, a nota ficou em 7,9 no IMDb.
Um zelador solitário encontra os prazeres da vida em pequenos momentos do cotidiano
Reprodução/The Movie Database
2. Monster (2023)
Para criar o suspense dramático de Monster, o diretor Hirokazu Kore-eda (Assunto de Família) e o roteirista Yuji Sakamoto (Amor em Águas Turvas) se inspiraram no “efeito Rashômon” do cineasta Akira Kurosawa para mostrar que um evento traumático pode ter diferentes pontos de vista. No enredo, a mãe solteira Saori Mugino desconfia que seu filho único, Minato, está sofrendo bullying na escola. O comportamento estranho e recluso do garoto está conectado a uma relação intricada envolvendo seu melhor colega de classe e o professor de sua escola.
O elenco é formado por Sakura Andō (Golpe Perigoso), Eita Nagayama (Não Chame Isso de Mistério), Sōya Kurokawa (Tokyo Alien Bros), Hinata Hiiragi e Yūko Tanaka (Uma Noite). Considerado “suavemente devastador” pelo consenso da crítica do Rotten Tomatoes, a obra obteve aprovação de 96% com selo “fresh”. Já entre a crítica, a média é de 7,8. Vale mencionar que a produção está disponível no Telecine.
Um evento trágico envolvendo duas crianças é narrado sob diferentes pontos de vista
Reprodução/The Movie Database
3. Tudo Por Ela (2021)
Além de doramas, a Netflix também investe em filmes originais japoneses. É o caso de Tudo Por Ela, suspense erótico LGBT+ baseado no mangá Gunjō, de Ching Nakamura. No enredo, Rei (Mizuhara) é uma jovem cirurgiã que abandona sua carreira e relacionamento para salvar sua antiga colega de classe Nanae (Sato) de um relacionamento abusivo. Mas o que a protagonista faz é assassinar o parceiro de amiga. Agora livres, as duas parecem estar prontas para viver um amor sem limites, não fosse o fato de que Nanae sente remorso pela atitude tomada pela companheira.
A adaptação contou com Ryuichi Hiroki (Vibrator) na direção, além de Kiko Mizuhara (Ataque dos Titãs) e Honami Sato (A Melhor Pior Funcionária) no elenco principal. As médias do longa são de 5,6 no IMDb e aprovação de 69% no Rotten Tomatoes.
Duas amigas vivem um romance tórrido depois de cometerem um crime letal
Reprodução/The Movie Database
4. Paprika (2006)
Nesse enredo, o cientista Kōsaku Tokita inventa o DC Mini, um aparelho capaz entrar nos sonhos das pessoas. O dispositivo é usado pela Dra. Atsuko Chiba em tratamentos psiquiátricos, mesmo que ele não esteja devidamente legalizado. No entanto, antes da aprovação do governo, o invento é roubado. A partir disso, a médica usa de sua persona “Paprika”, utilizada nas suas viagens nos sonhos, para descobrir o que aconteceu. O elenco da obra é estrelado por Megumi Hayashibara (Slayers), Toru Furuya (Os Cavaleiros do Zodíaco).
O saudoso diretor Satoshi Kon (morto em 2010) ficou conhecido internacionalmente pelas animações adultas recheadas de suspense psicológico; a exemplo de Perfect Blue (1997), sua produção mais famosa. Paprika, seu último longa, faz jus à sua filmografia e apresenta uma trama mirabolante e onírica que, segundo o cineasta Christopher Nolan, serviu de influência para o longa A Origem (2010). O longa, disponível no Prime Video e Apple TV+, recebeu selo “fresh” com 87% de aprovação da crítica no RT, além de nota 7,7 no IMDb.
Paprika é uma criação do animador Satoshi Kon, mesmo criador de Perfect Blue
Reprodução/The Movie Database
5. Meu Amigo Totoro (1988)
Meu Amigo Totoro se tornou a obra símbolo do Studio Ghibli, companhia que se tornou referência mundial em animações japonesas. O longa infantil dirigido por Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro) é protagonizado pelas irmãs Satsuke e Mei, que se muda com seu pai para uma casa de campo. Na região, as duas descobrem seres fantásticos como o corpulento Totoro, um espírito da floresta que as levará para aventuras fantásticas junto com outras criaturas carismáticas.
O elenco de dublagem traz nomes como Noriko Hidaka (Hunter X Hunter) e Hitoshi Takagi (Chirin no Suzu). Além disso, a produção, assim como os demais filmes do Studio Ghibli estão disponíveis na Netflix. Já sobre a repercussão, a trama possui nota 8,1 no IMDb e aprovação de 93% no RT.
Meu Amigo Totoro é um trabalho do aclamado cineasta Hayao Miyazaki
Reprodução/IMDb
6. Godzilla Minus One (2023)
Em paralelo com os filmes do “MonsterVerse” lançados pela Legendary Pictures, o Japão trouxe de volta o mastodôntico lagarto radioativo Godzilla às telonas. Nesse longa, a história se passa dessa vez na década de 1950, período em que o país asiático está se recuperando das bombas atômicas. Mas a população japonesa viverá novamente experiências traumáticas de destruição e caos quando uma enorme criatura emerge dos oceanos para devastar a capital Tóquio.
A obra dirigida por Takashi Yamazaki (Zero Eterno) conta com o elenco de Ryunosuke Kamiki (Ranman), Minami Hamabe (Silent Love) eYuki Yamada (Tokyo Revengers). Vencedor do Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais, Minus One recebeu da crítica uma aprovação “fresca” de 99% no Rotten Tomatoes, além de 7,7 no IMDb. Está disponível na Netflix.
Godzilla Minus One venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais
Reprodução/IMDb
7. Sabor da Vida (2015)
Culinária temperada com dramas pessoais é o prato principal de Sabor da Vida, segundo trabalho da diretora Naomi Kawase (Mães de Verdade). A história é centrada em Sentaro, um cozinheiro dono de uma pastelaria especializada em dorayakis (panquecas recheadas com feijão vermelho). O personagem recebe em sua loja a visita de Tokue, uma idosa de 70 anos que quer trabalhar no local. Mesmo relutante, o empresário aceita, o que dá início a uma amizade improvável.
Sabor da Vida está nas locadoras do Apple TV+ e YouTube. Fazem parte do elenco Kirin Kiki (Depois da Tempestade), Masatoshi Nagase (Esplendor), Kyara Uchida (O Que Eu Mais Desejo) e Miyoko Asada. O longa, que já passou pelo Festival de Cannes em 2015, recebeu 85% de aprovação (com selo “fresh” da crítica) e nota 7,4 no IMDb.
Sabor da Vida foi exibido no Festival de Cannes em 2015
Reprodução/The Movie Database
8. Metrópolis (2001)
Esse enredo futurista se passa em uma era de convívio entre humanos e robôs. A relação, no entanto, é permeada por conflitos entre pessoas pobres e desempregadas e robôs que atuam na construção civil. No meio desse embate está Tima, uma androide de tecnologia avançada que se torna alvo de uma busca desenfreada movida pelo detetive Syunsaku Ban, seu parceiro Kenichi, o magnata Duke Red e seu filho adotivo Rock. O elenco é protagonizado pelas vozes de Yuma Imoto (High School GhostHustlers) e Toshio Furukawa (Patlabor).
Das diversas obras famosas do patrono dos mangás Osamu Tezuka (1928 – 1989), Metrópolis era uma das pouco conhecidas mundialmente. Isso até o ano de 2001, quando foi lançada a adaptação em longa-metragem do diretor Rintaro (O Mundo Encantado de Gigi). O filme se baseia vagamente na trilogia sci-fi criada por Tezuka nos mangás Lost World (1948), Metropolis (1949) e Nextworld (1951), além do filme alemão homônimo dirigido por Fritz Lang em 1922. Metrópolis está disponível para compra no Apple TV+ e Prime Video. Já as médias do longa são de 87% no RT e nota 7,2 no IMDb.
Metrópolis é uma adaptação do mangá homônimo de Osamu Tezuka
Reprodução/The Movie Database
9. Da Colina Kokuriko (2011)
Seguindo os caminhos do pai, o diretor Goro Miyazaki, filho de Hayao Miyazaki, é um dos nomes envolvidos na criação de obras do Studio Ghibli. Seu segundo trabalho, Da Colina Kokuriko, teve o roteiro escrito por Hayao junto com Keiko Niwa (As Memórias de Marnie). A trama se passa em 1963, período em que os estudantes Umi Matsuzaki e Shun Kazama se unem para impedir que um velho edifício seja destruído durante a preparação do Japão para as Olimpíadas de 1964.
O elenco de vozes é composto por nomes como Keiko Takeshita (A Class to Remember) e Masami Nagasawa (Laço Materno). Disponível na Netflix, o título recebeu 87% de aprovação no RT (com selo “fresh”) e nota 7,4 no IMDb.
Da Colina Kokuriko mostra a união de dois jovens que se unem para impedir a destruição de um edifício histórico
Reprodução/The Movie Database
10. A Espada do Imortal (2017)
Manji (Kimura) é um andarilho que, no passado, foi um samurai impiedoso. Após quase morrer em um ato de vingança, o rapaz desperta como um imortal. Dentro dessa nova condição, o personagem ajuda a jovem Rin (Sugisaki) a se vingar de um clã de samurais assassinos responsáveis pela morte de seu pai. O título recebeu do IMDb nota 6,7 por parte do público. Já no Rotten Tomatoes, a aprovação foi de 87%, com selo “fresh” dado pela crítica.
O mangá Blade of the Immortal se tornou uma peça indispensável para quem gosta de histórias de samurai. Por ser bastante cultuada no Japão, a obra do mangaká Hiroaki Samura recebeu em 2017 um filme live action dirigido por Takashi Miike (Ichi, O Assassino) e com o elenco de Takuya Kimura (Boa Sorte!), Hana Sugisaki (Ichiko) e Sôta Fukushi (Bleach). O filme está no catálogo do Prime Video e gratuitamente no Runtime e Pluto.tv (com anúncios).
A Espada do Imortal é baseado no mangá escrito e ilustrado por Hiroaki Samura
Reprodução/The Movie Database
11. O Terceiro Assassinato (2017)
Além de Monster, outra produção de Hirokazu Kore-eda que chamou atenção da crítica mundial é O Terceiro Assassinato, suspense criminal disponível no Reserva Imovision. O longa é focado no advogado Tomoaki Shigemori, um profissional proeminente que aceita trabalhar na defesa de Misumi Takashi, condenado por um duplo homicídio ocorrido há 30 anos. O réu já havia confessado a autoria do crime na época, mas o protagonista aos poucos suspeita que seu cliente pode ser inocente.
Masaharu Fukuyama (Pais e Filhos), Suzu Hirose (Nossa Irmã Mais Nova), Mikako Ichikawa (Óculos) e o já citado Kōji Yakusho participam do elenco principal. Entre a crítica, o título recebeu aprovação de 87% no Rotten Tomatoes (com selo “fresh”), além de nota 6,7 na votação dos usuários no IMDb.
Um advogado tem dúvidas se seu cliente é de fato culpado por um crime de latrocínio
Reprodução/The Movie Database
12. Pais e Filhos (2013)
Para finalizar a lista, mais uma produção de Hirokazu Kore-eda com Masaharu Fukuyama sendo a estrela principal. Pais e Filhos é um drama familiar centrado na família de Ryota Nonomiya, um arquiteto trabalhador e austero que recebe a notícia de que seu filho de seis anos pertence a uma outra família. Isso porque o garoto foi trocado na maternidade após o nascimento. O homem entra em um conflito racional e sentimental sobre se deve ou não entregar o menino à família verdadeira.
Além de Masaharu Fukuyama, estão no elenco Machiko Ono (A Toca do Leão), Yôko Maki (A Ravina do Adeus), Lily Franky (Assunto de Família) e Kirin Kiki. A produção recebeu nota 7,8 no IMDb e aprovação de 86% entre a crítica no Rotten Tomatoes, rendendo o selo “fresh”. Está disponível no Telecine.
Um pai descobre que seu filho biológico foi trocado na maternidade e não sabe como proceder
Reprodução/The Movie Database
Com informações de IMDb (1, 2, 3) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3)
🎥6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
Mais do TechTudo
Initial plugin text