A CES 2025 está prestes a começar. A maior feira de tecnologia do mundo, que vai de 7 a 10 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, é conhecida como uma vitrine de lançamentos e inovações tecnológicas. Uma delas pode animar os bagunceiros: um aspirador robô que pode recolher roupas e calçados espalhados pela casa.
O dispositivo é da empresa Roborock, que já havia apresentado um aspirador com braço robótico na CES 2024.
Robô aspirador ganhou braço articulado
Batizado de Saros S70, o dispositivo é essencialmente um robô aspirador, mas com um detalhe: ele vem com um braço robótico articulado no topo, com sensores para detectar objetos. Essa peça extra é chamada de OminiGrip e, segundo a Roborock, é “o primeiro braço robótico dobrável produzido em massa com cinco eixos”. Ele pode se estender, desdobrar e torcer horizontal e verticalmente para pegar itens no chão, como meias, roupas e até calçados.
Por enquanto, a limitação de peso é de 300 gramas, mas a empresa prometeu maior capacidade de peso com o tempo.
O dispositivo será demonstrado durante a CES 2025. Funcionará assim:
- Primeiro, o Z70 vai detectar e marcar todos os objetos que podem ser levantados (o dispositivo também conta com sensor de peso);
- Depois, ele retornará para uma espécie de base para a implantação do braço. No trajeto, o robô aspirador continua trabalhando na limpeza;
- Por último, ele é programado para sair da base recolhendo todos os itens do caminho, um por vez, e posicioná-los no local programado, que pode ser um armário ou um cesto de roupa suja.
Vale lembrar que tudo isso depende do mapa do local, que pode ser programado no app da Roborock.
Expectativas para o robô aspirador
A Roborock revelou que o modelo será enviado até junho de 2025, mas não especificou o preço nem a abertura das vendas. O The Verge chamou a atenção para outros destaques do robô aspirador:
- Ele vem com um sistema chamado StarSight Autonomous System 2.0, que reconhece obstáculos e itens. Ou seja, você pode programar o robô para sempre recolher peças específicas ou até usá-lo para encontrar objetos perdidos pela casa;
- O sistema conta com sensores 3D, câmera RGB e aprendizado de máquina, o que permite a programação de mais de 100 objetos;
- O poder de sucção e a altura (menos de 8 centímetros) também chamaram a atenção na hora da limpeza;
- Outro aspecto importante é que o Z70 pode se carregar, se esvaziar, abastecer e esvaziar seus próprios tanques de água automaticamente. O carregamento leva cerca de 2 horas e meia.
Leia mais:
- O que esperar da CES 2025? Inteligência artificial e inovações tecnológicas
- CES 2025: Samsung aposta em TVs com Inteligência Artificial
- 5 motivos para você comprar um robô-aspirador
Na prática, pode não agradar a todos
O The Verge presenciou uma demonstração adiantada do Saros S70. A reportagem relatou que cada item demorou cerca de 1 minuto para ser detectado, levantado e levado ao local final. Ou seja, um par de meias demoraria 2 minutos para sair do chão.
Há vantagens e desvantagens: você pode considerar que, enquanto você não está em casa, o robô aspirador está limpando sua bagunça no próprio tempo. Já se você está em casa, compensa muito mais levantar e pegar as duas meias do chão de uma única vez.
O post CES 2025: este robô aspirador recolhe até sua roupa suja do chão apareceu primeiro em Olhar Digital.