A Microsoft confirmou planos para integrar as experiências do Xbox e do Windows, buscando aprimorar o ecossistema de jogos em dispositivos portáteis. Jason Ronald, vice-presidente de Next Generation da Microsoft, anunciou a iniciativa durante o evento The Future of Gaming Handhelds, organizado pela AMD e Lenovo.
Em entrevista ao The Verge, Ronald destacou que a empresa está trabalhando para trazer inovações do Xbox para o Windows, simplificando a experiência de jogos em portáteis. Ele enfatizou a importância de adaptar a interface e as funcionalidades, tornando o uso mais intuitivo, semelhante ao ambiente de console.
“A ideia é combinar o melhor do Xbox e do Windows. Passamos duas décadas desenvolvendo um sistema operacional de classe mundial, mas ele está restrito ao console”, afirmou Ronald.
O executivo ainda indicou que os usuários podem esperar mudanças significativas ainda neste ano. Dessa forma, mostrou aos jogadores que não há necessidade de esperar por um dispositivo portátil específico da marca Xbox.
Leia mais
- Espere por novos anúncios da Microsoft Gaming em 2025
- Xbox Game Pass recebe 7 jogos em janeiro com Diablo, UFC 5 e mais; veja quem entra e sai do catálogo
- Xbox Cloud Gaming está a caminho das TVs da LG
Microsoft quer aprimorar experiência dos jogadores nos portáteis
Por outro lado, Ronald explicou que a Microsoft quer tornar a experiência mais amigável para jogadores e desenvolvedores no ecossistema Windows. Atualmente, o sistema enfrenta dificuldades em dispositivos portáteis, especialmente no suporte a controladores e interfaces simplificadas.
“Nosso objetivo é colocar o jogador e sua biblioteca de jogos no centro da experiência, eliminando a necessidade de interagir com elementos do Windows como barra de tarefas e menu Iniciar”, explicou Ronald.
Assim, o executivo destacou o interesse da Microsoft em conseguir entregar uma experiência mais fluida para os jogadores. Dessa forma, oferecendo suporte nativo para thumbsticks e joypads. A ideia da Microsoft é conseguir aproximar os portáteis de uma experiência similar ao do console.
A Microsoft busca, portanto, entregar uma experiência mais fluida, com suporte nativo para thumbsticks e joypads, aproximando os dispositivos portáteis de uma experiência console-like.
Embora mantenha detalhes específicos sobre as mudanças em sigilo, Ronald indicou que a empresa já iniciou investimentos significativos para melhorar o suporte do Windows em dispositivos portáteis.
Além disso, a Microsoft também planeja integrar elementos do sistema operacional Xbox no Windows para oferecer uma experiência mais acessível em qualquer dispositivo. Ronald reforçou que o sistema Xbox já é construído sobre o Windows, o que permite reaproveitar infraestruturas existentes no desenvolvimento de soluções para portáteis.
Fonte: The Verge