Tetris rodando em um documento PDF é real e pode te machucar! Tá bem, machucar talvez não, mas te ajudar a procrastinar, com certeza!
Apelidado de Pdftris, essa versão do Tetris em PDF com apenas 60 KB que você pode rodar diretamente no seu navegador é mais uma prova de que onde houver pixels, haverá jogos eletrônicos!
Tetris versão PDF
O jogo eletrônico mais antigo a se manter relevante ainda hoje em dia, Tetris é um fenômeno que confirma a sua atemporalidade constantemente, se reinventando e sendo querido por todos que um dia resolveram apertar botões e olhar para uma tela em busca de scores altos.
E, cumprindo seu papel de entidade, de tempos em tempos uma nova forma é invocada pelos seus fieis seguidores. Através de métodos ritualísticos únicos, seus invocadores conseguem criar uma nova maneira de vislumbrar as elaboradas formas geométricas que tanto nos divertem há décadas. O responsável pela invocação da vez é Thomas Rinsma, um analista de segurança, que postou sua proeza para apreciação na rede social X:
“Aqui está um jogo funcional de Tetris dentro de um PDF. Tem até controles de teclado (digitando WASD em uma caixa de entrada). Além disso, no fim do jogo, você pode “salvar” sua pontuação imprimindo a página 😉 Deve funcionar na maioria dos navegadores (construídos para pdfium/PDF.js).”
Sim, ele tem razão, o Tetris PDF funciona muito bem na maioria dos navegadores – no Edge nem tanto. Fiquei um tempinho aqui me divertindo e relembrando do meu Brick Game – é engraçado como a nostalgia pode nos pegar. Com comandos simples implementados por Rinsma, como setas para os lados e para baixo, além de “girar”, o jogo transcorre normalmente, te permite pontuar, registrando seu score.
Segundo Rinsma, ele “percebeu que os mecanismos de PDF dos navegadores de desktop modernos (PDFium e PDF.js) suportam JavaScript primários de E/S suficientes para fazer um jogo básico como Tetris“. Embora ele admita que o jogo ainda é instável, para Rinsma a intenção é demonstrar como o script PDF pode ser flexível e poderoso para tarefas não ortodoxas.
Para os interessados em experimentar o jogo, o link está na fonte (logo abaixo). Se você quer dar uma olhada no código fonte e saber mais sobre o jogo através dos comentários compartilhados com Rinsma, pode acessar o GitHub e conferir a página do projeto.
FONTE: Thomas Rinsma