Você sabe quantos megapixels tem o seu celular? O iPhone 15, por exemplo, possui uma poderosa câmera de 48MP – e você sabe a qualidade das imagens que esses aparelhos entregam.
Imagine, então, encontrar um sensor capaz de tirar fotos ainda melhores. É o que acaba de fazer a empresa japonesa Canon, que anunciou nesta semana a criação de um dispositivo CMOS com 410 MP! Trata-se do maior número de pixels já alcançado em um sensor full-frame de 35 mm.
Leia mais
- O que é um pixel e para que serve?
- Cientistas desenvolvem a câmera mais rápida do mundo
- Sony e Raspberry Pi colocam camerazinha em chip com IA
Traduzindo esse monte de números, o novo sensor pode fazer imagens com resolução equivalente a 24K. Sabe o que isso significa? Que você pode dar muito zoom e a foto continuará com alta qualidade.
De acordo com a Canon, esse 24K equivale a 198 vezes a resolução de Full HD. É, de fato, admirável.
Quanto isso vai custar?
- A companhia japonesa não divulgou uma estimativa de preço para essa tecnologia, pois ela não deve chegar ao consumidor comum.
- O sensor foi projetado para vigilância, segurança, Medicina e outras “aplicações industriais que exigem resolução extrema”.
- Ou seja, você provavelmente nunca verá uma câmera tão potente assim em um celular.
- Até por que o preço dele ficaria inviável para uma pessoa física – mas aceitável para uma pessoa jurídica, ainda mais se a empresa precisar de imagens de alta definição.
- A companhia também informa que o sensor recém-desenvolvido emprega uma formação empilhada retroiluminada na qual o segmento de pixel e o segmento de processamento de sinal são intercalados.
- Como resultado, o sensor é capaz de atingir uma velocidade de leitura super alta de 3.280 megapixels por segundo, fornecendo vídeo a 8 quadros por segundo.
- A novidade será apresentada oficialmente nos próximos dias, em uma feira nos Estados Unidos.
- Para ser exato, será no estande da Canon na SPIE Photonics West, uma importante conferência global sobre óptica realizada em São Francisco de 28 a 30 de janeiro.
Ainda mais pixels
Vale destacar que existem câmeras bem mais poderosas no mundo. A novidade da Canon diz respeito a sensores de 35 mm, ou seja, do tamanho de metade do seu dedo.
Nós mostramos aqui no Olhar Digital que o ano de 2025 deve marcar a estreia de um super equipamento que vai registrar imagens do espaço. Trata-se do LSST (sigla em inglês para Levantamento do Legado do Espaço e do Tempo).
Ela foi construída pela Universidade de Stanford com financiamento do governo dos Estados Unidos – o custo foi de aproximadamente US$ 800 milhões. O dispositivo de 3.200 MP (!) fará uma varredura do céu a cada três dias, em movimentos repetitivos, tirando uma foto a cada 30 segundos.
E para ter esse tanto de megapixels, ele precisa ser grande, correto? E bota grande nisso: a LSST tem o tamanho aproximado de um carro compacto para quatro pessoas e pesa 2,8 toneladas.
As informações são do The Verge.
O post Canon desenvolve sensor que entrega fotos de até 410 megapixels apareceu primeiro em Olhar Digital.