ChatGPT, Gemini e mais: 10 maneiras de usar IA para facilitar sua rotina

Usar IA já se tornou um hábito do dia a dia, porém muitas pessoas ainda não sabem explorar essa tecnologia; a seguir, veja lista com ideias de como aproveitá-la A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que já faz parte da rotina de diversos usuários. Ferramentas como ChatGPT e Gemini Google são úteis para demandas fáceis, mas que precisam de criatividade na execução, ou para as mais complexas, em que é necessário se atentar aos detalhes. Entre elas estão organizar tarefas pessoais, customizar uma lista de filmes e séries para assistir no fim de semana, planejar a viagem dos sonhos e até conseguir ajuda no planejamento financeiro. A seguir, confira essas e outras maneiras de utilizar a IA no dia a dia de forma prática e saiba qual plataforma usar para cada finalidade.
🔎 Quem criou a inteligência artificial? Saiba onde surgiu a tecnologia
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Inteligência artificial: como usar a tecnologia para facilitar a sua rotina
Reprodução/Internet
📝 Como a inteligência artificial é implementada em chatbots? Saiba no Fórum do TechTudo
1. Organize tarefas
A inteligência artificial pode ser uma aliada quando o assunto é planejamento de tarefas
Reprodução/Freepik
A inteligência artificial pode ser uma aliada quando o assunto é planejamento de tarefas. O ChatGPT é uma boa opção de ferramenta para ajudar na administração da rotina, com criação de agenda, organização de prioridades do dia, além de oferecer instruções para zerar as demandas e obter um tempo de descanso. Vale ressaltar que, apesar da praticidade da IA, é importante personalizar as sugestões conforme o seu contexto.
2. Escreva e-mails de forma rápida
A inteligência artificial também pode atender diversas necessidades relacionadas ao e-mail
Reprodução/Freepik
A inteligência artificial também pode atender diversas necessidades relacionadas ao e-mail. Com a tecnologia é possível, por exemplo, filtrar as mensagens recebidas e classificá-las por ordem de prioridade. Ferramentas como Microsoft Copilot e Gemini Google fazem essa dinâmica no Outlook e Gmail, respectivamente.
Além disso, outra forma de usar a IA no e-mail é na hora de escrever uma mensagem que cause boa impressão para um destinatário importante do trabalho. A inteligência artificial do Grammarly (www.grammarly.com) ajuda a estruturar o texto baseado nos tópicos do assunto e garantir que a gramática e a ortografia estejam corretas. A plataforma pode ser utilizada gratuitamente, podendo escrever até 100 prompts por mês, basta fazer login com a conta Google ou outro e-mail de preferência.
3. Aperfeiçoe suas habilidades
Como estudar com a ajuda da inteligência artificial? Veja no TechTudo
Reprodução/Freepik
Com a inteligência artificial, também é possível aperfeiçoar as habilidades por meio do estudo. Em plataformas como o Microsoft Copilot, vale criar um cronograma de estudos baseado nas disciplinas que serão estudadas e dias e horários disponíveis do usuário. Além disso, a ferramenta tem o recurso de pesquisar na web artigos de fontes confiáveis e originais, e oferecer o resumo do conteúdo em tópicos e com uma linguagem acessível.
4. Automatize tarefas repetitivas
Veja como utilizar a IA para automação de tarefas repetitivas
Reprodução/Débora Apolinario
Todo mundo tem aquelas tarefas repetitivas para cumprir na vida pessoal e na correria do trabalho. Nesse caso, a IA pode ajudar na automação de processos e liberar tempo para ser investido em novas demandas ou apenas para tirar um intervalo da rotina. Para auxiliar nas tarefas pessoais, existem os aplicativos de assistentes virtuais, como o Google Assistente , mais utilizado em aparelhos Android, e Siri, exclusivo para iPhone (iOS). Com as ferramentas, é possível verificar e-mails, criar lembretes, conferir a agenda do dia e muito mais.
5. Personalize seu entretenimento
Com ChatGPT e Gemini Google, é possível gerar listas com filmes, séries e músicas comseu estilo
Reprodução/Freepik
Plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video e Spotify, são conhecidas pela assertividade dos seus algoritmos em trazer recomendações compatíveis com cada pessoa. Isso é possível, devido à aplicação da inteligência artificial para analisar o comportamento do usuário. Mas para quem não quer esperar as recomendações automatizadas, basta pedir que a IA forneça listas de filmes, séries e músicas baseadas em seu estilo.
Em aplicativos como o ChatGPT e Gemini Google, por exemplo, é possível gerar listas de recomendações baseadas nos seus atores e cantores favoritos, produções que tenham boas avaliações na crítica especializada e até conteúdos que podem ser consumidos de acordo com seu tempo disponível. Veja como criar prompts para personalizar seu entretenimento nesta matéria do TechTudo.
6. Crie conteúdos criativos
Inteligência artificial: confira plataformas que geram imagens, vídeos, músicas e logo gratuitamente
Reprodução/Freepik
Com a popularidade da inteligência artificial, gerar conteúdos criativos ficou acessível. Atualmente, existem diversas opções de ferramentas com IA que geram imagens, como o Midjourney AI e o DALL-E 2, vídeos, como Steve.AI e Leonardo.AI, e até produção de músicas a partir de comandos de textos, a exemplo do Suno AI, que faz de maneira eficiente. Para os usuários que atuam no marketing e buscam inspirações, as plataformas Looka (looka.com) e Wix Logo Maker (pt.wix.com/logo/criar-logo) são algumas que conseguem criar logo com inteligência artificial.
7. Planeje viagens
Veja como planejar uma viagem com a ajuda da inteligncia artificial
Reprodução/Unsplash/Francesca Tirico
Com tantos detalhes para se atentar, a inteligência artificial pode ser uma ferramenta importante para o planejamento de uma viagem. Com o Gemini Google, por exemplo, é possível consultar voos e hóteis baseados no orçamento disponível, criar o roteiro para otimizar o tempo na viagem, pesquisar pontos turísticos, restaurantes, principais atrações, costumes e outras dicas. Nesta matéria do TechTudo, é possível encontrar referências de prompts para ter um planejamento de viagem personalizado pelo Gemini.
8. Decore sua casa
Busque inspirações para decorar sua casa com Remodeled.AI
Reprodução/Freepik
Mais uma forma de utilizar a inteligência artificial é buscar inspirações para decorar a casa. A plataforma Remodeled.AI (https://remodeled.ai/) é um site que utiliza IA para design de interiores. Para encontrar referências, basta fazer login com uma conta Google e subir imagens da sua casa. Ainda é possível escolher o cômodo e o estilo de decoração desejado. O site fornece uma versão gratuita em que são permitidas subir apenas três fotos. Já o plano Basic (US$ 13) recebe até 100 imagens mensais.
9. Gerencie suas finanças
Gerencie suas finanças com a ajuda da intleigência artificial
Reprodução/Usplash/Andre Taissin
O planejamento financeiro é uma prática importante, mas manter a rotina de analisar despesas e ficar por dentro do cenário econômico pode ser cansativo. Atualmente, os aplicativos de banco têm assistentes virtuais que trazem resumos de gastos, prováveis investimentos e outras sugestões. Porém, a IA desses serviços ainda têm limitações, principalmente no modo de abordagem, com uma linguagem que não está acessível para todos os usuários.
Por isso, a inteligência artificial também pode auxiliar na administração das finanças pessoais de forma acessível e didática. Assistentes virtuais como ChatGPT, Gemini Google e Microsoft Copilot são plataformas seguras para fazer estas observações. Basta anexar seus extratos bancários e pedir que a IA categorize suas despesas, analise padrões de transação — identificando despesas desnecessárias — e sugira orçamentos que não afetem sua saúde financeira.
10. Cuide da sua saúde e bem-estar
Inteligência artifical tem sido uma ferramenta importante para praticar hábitos saudáveis
Reprodução/Freepik/wayhomestudio
Para quem precisa de uma ajuda, neste começo de ano, para voltar a praticar hábitos saudáveis, como melhorar a alimentação e fazer mais exercícios, vale utilizar o ChatGPT, que fornece sugestões interessantes para se inspirar e ter novas práticas. Existem também aplicativos de bem-estar que utilizam IA para fornecer planos de treino e nutrição personalizados, mas é importante lembrar que a praticidade da tecnologia não substitui a consulta com especialistas de saúde antes de seguir as sugestões.
Com informações de Elegant Themes, Wrike e ClickUp
Mais do TechTudo
Veja também: 6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar
6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar