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Muitos jogos de qualidade tiveram a reputação de suas séries arruinadas por sequências decepcionantes, como Metal Gear Survive
Reprodução/Steam
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10 jogos bons que foram arruinados por sequências decepcionantes
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e Metal Gear Survive
Dead Space 2 e Dead Space 3
Mass Effect 2 e Mass Effect 3
Halo 3 e Halo 4
Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009) e Call of Duty: Modern Warfare 3 (2011)
Duke Nukem 3D e Duke Nukem Forever
Resident Evil 5 e Resident Evil 6
Banjo-Kazooie/Tooie e Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts
Devil May Cry e Devil May Cry 2
Star Wars: The Force Unleashed e Star Wars: The Force Unleashed II
1. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e Metal Gear: Survive
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, game desenvolvido pela Konami, teve uma produção complicada que acabou com a saída do criador da franquia, Hideo Kojima. Apesar de alguns problemas relacionados a um final um pouco abrupto no game, o título foi aclamado como um ótimo nome da série, trazendo sua jogabilidade furtiva para um mundo aberto com um gameplay viciante e uma história surpreendente como em todos os outros títulos. Para a surpresa de todos, a Konami anunciou um novo game após a saída do criador da série, um jogo paralelo que utilizava a base do gameplay MGS 5 em uma obra pouco inspirada de sobrevivência.
Metal Gear Survive foi lançado como um game de coleta de recursos e defesa de base contra inimigos semelhantes a zumbis. Além do gameplay considerado sem profundidade, o jogo ainda tinha formas de monetização agressivas, o que levou muitos fãs da série a considerarem o título um desrespeito ao legado de Hideo Kojima.Metal Gear Solid V: The Phantom Pain está disponível para PlayStation 4 (PS4) pelo preço de R$ 83,50, Xbox One por R$ 136,72 e PC pelo Steam com o valor de R$ 99. Metal Gear Survive está disponível para PlayStation 4 (PS4) pela quantia de R$ 149,50, Xbox One por R$ 99 e PC pelo Steam pela cifra de R$ 79.
Metal Gear: Survive utilizava a base do gameplay de Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain em uma sequência bastante decepcionante
Reprodução/Steam
2. Dead Space 2 e Dead Space 3
Antes de Dead Space 2 e Dead Space 3, o primeiro Dead Space, lançado em 2008 pela Visceral Games e Electronic Arts, foi um grande fenômeno dos jogos de terror, explorando de uma maneira nunca antes vista o horror espacial. Quando a nave mineradora USG Ishimura descobriu um artefato que enlouqueceu sua tripulação e gerou crituras horrendas chamadas Necromorfos, o engenheiro Isaac Clarke as enfrenta por meio de um gameplay de tiro em terceira pessoa. Em Dead Space 2, os eventos do game anterior continuam perturbando Isaac, que acaba criando uma réplica do artefato misterioso, levando a um novo surto.
Apesar de Dead Space 2 ter sido considerado o ápice da franquia e um dos games mais assustadores de todos os tempos, a EA parecia querer aumentar o alcance da série e seus lucros. Isso levou a um Dead Space 3 mais voltado para a ação, com tiroteios entre inimigos, maior foco em armamentos e menos terror, influenciado por títulos como Gears of War. O jogo, inclusive, traz também um modo multiplayer cooperativo com Isaac ao lado de um novo protagonista chamado John Carver.
Algo que também irritou jogadores foram microtransações para adquirir armas. Após o fracasso de Dead Space 3 em 2013, o estúdio foi fechado e a franquia apenas retornou com Dead Space (Remake) em 2023. Dead Space 2 e 3 estão disponíveis para Xbox 360 por R$ 100 cada e PC pelo Steam e EA App por R$ 59 cada. Dead Space 3 também está disponível na Epic Games Store pelo mesmo preço. Os títulos são jogáveis no Xbox Series X, Xbox Series S e Xbox One pela retrocompatibilidade.
Dead Space 3 mudou o foco da franquia para a ação com multiplayer cooperativo e diminuiu os elementos de terror, frustrando os jogadores
Divulgação/Eletronic Arts
3. Mass Effect 2 e Mass Effect 3
Mass Effect 2 e Mass Effect 3 são marcos não tão felizes da franquia Mass Effect, criada pela BioWare, conhecida por Dragon Age: Origins. A saga foi projetada como uma grande trilogia em que as escolhas de cada game eram transferidas para as sequências. A série de RPG de ação espacial contava a história do Comandante Shepard (em versão masculina ou feminina) contra uma antiga raça que desejava destruir o universo. O primeiro Mass Effect foi aclamado, mas o sucesso de Mass Effect 2 foi ainda maior. Após dois games de enorme aclamação pelo público e crítica repletos de histórias profundas, relacionamentos e decisões difíceis, o terceiro jogo entregou uma conclusão agridoce para a trilogia.
Muito do conteúdo de Mass Effect 3 parece apressado, incompleto e superficial, decepcionando os players que investiram tanto tempo em sua jornada. Muitos jogadores sentiram que no fundo todas as decisões importaram pouco frente a um final marcado por ultimatos que poderiam levar à destruição de várias raças. O final do jogo levou a tanta polêmica que a BioWare criou uma versão estendida da conclusão para solucionar algumas das reclamações, o que apaziguou alguns ânimos e permitiu que a franquia ainda entrasse em nossa lista de melhores trilogias dos games.
Mass Effect 1, 2 e 3 estão disponíveis remasterizados na coletânea Mass Effect Legendary Edition para Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One e PlayStation 4 (PS4) por preços partir de R$ 298,90 e PC pelo Steam pelo valor de R$ 249, Epic Games Store comcusto de R$ 253,26 e EA App pela cifra de R$ 299.
Mass Effect 3 desapontou jogadores com uma conclusão para trilogia que não atendeu às expectativas
Divulgação/Electronic Arts
4.Halo 3 e Halo 4
A série Halo e seu protagonista Master Chief por muito tempo foram sinônimos de Xbox como a franquia mais popular do console da Microsoft. Esta fama se deve a Halo 1, 2 e 3, desenvolvidos pela Bungie Studios, contando a história do super soldado da UNSC enfrentando forças alienígenas hostis para salvar a Terra e o universo de uma antiga arma. Porém, após a trilogia original, e spin-offs também aclamados como Halo 3: ODST, Halo: Reach e Halo Wars, a franquia foi para um novo estúdio, a 343 Industries. O lançamento de Halo 4 imediatamente fez jogadores perceberem que algo havia mudado em sua adorada franquia.
A nova produtora parecia ter se inspirado em games mais modernos como Call of Duty para criar um gameplay mais focado em ação rápida. Também foi dado início a uma nova história um pouco complicada, que se refletia também em Halo 5: Guardians, inclusive uma versão da AI Cortana, companheira de Master Chief, que dividiu a opinião de jogadores. Alguns players acreditam que a série está de volta aos eixos após o sexto capítulo da série: Halo Infinite, enquanto outros ainda estão insatisfeitos.
A trilogia original de Halo 1 ao 3 e Halo 4 estão disponíveis na coletânea Halo: The Master Chief Collection para Xbox One por preços a partir de R$ 49,70 e PC pelo Steam pelo valor de R$ 199, além da Windows Store por R$ 129.
Halo 4 trouxe uma mudança perceptível para a franquia ao trocar de estúdio para a 343 Industries após a trilogia original na Bungie Studios
Divulgação/343 Industries
5. Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009) e Call of Duty: Modern Warfare 3 (2011)
Aqui estamos falando sobre as versões de Call of Duty: Modern Warfare 2 e 3, lançadas respectivamente em 2009 e 2011, criadas pela Infinity Ward, não os capítulos de 2022 e 2023 de mesmo nome. A série de games de tiro FPS Call of Duty havia acabado de ganhar um novo nível de projeção ao sair da Segunda Guerra Mundial com Call of Duty 4: Modern Warfare, colocando a Força-Tarefa 141 e o icônico Capitão Price caçando terroristas pelo mundo. Sua sequência Modern Warfare 2, enquanto possuía uma campanha mais curta, ainda tinha ideias novas e excitantes, como a fase em uma favela do Rio de Janeiro. Call of Duty: Modern Warfare 3 foi o ponto em que usuários ficaram um pouco cansados da mesmice e a ação intensa pela qual a franquia era conhecida, considerando seus tiroteios e explosões um pouco previsíveis.
A história também deu um final um pouco amargo para a Força-Tarefa 141, o que não agradou muito. Vale lembrar que a série principal da Infinity Ward se alternava com capítulos desenvolvidos pela Treyarch, como Call of Duty: World at War e Call of Duty: Black Ops, o que ajuda a fórmula a parecer mais desgastada e repetitiva. O editor da revista oficial do Xbox na época, Jon Hicks, comentou que os games da série eram como jogos esportivos anuais estilo FIFA, com evoluções claras, mas sempre muito parecidos. A franquia ficou um pouco perdida por um tempo com capítulos futuristas com exoesqueletos como Call of Duty: Advanced Warfare e até no espaço com Infinite Warfare, até retornar às suas raízes em Call of Duty: World War 2 e no reboot Call of Duty: Modern Warfare 2019.
Call of Duty: Modern Warfare 2 está disponível para Xbox 360 pelo valor de R$ 129 e PC pelo Steam com preço de R$ 91,90. Call of Duty: Modern Warfare 3 está disponível para Xbox 360 pelo custo de R$ 149 e PC pelo Steam pelas cifras de R$ 184. Os títulos são jogáveis no Xbox Series X, Xbox Series S e Xbox One pela retrocompatibilidade
Call of Duty: Modern Warfare 3 (2011) fez jogadores sentirem que a fórmula da série estava ficando estagnada
Divulgação/Activision Blizzard
6. Duke Nukem 3D e Duke Nukem Forever
O clássico Duke Nukem 3D da 3D Realms foi um marco nos games de tiro FPS pegando o gameplay acelerado de jogos como Doom e aplicando a cenários urbanos com um protagonista cheio de personalidade enfrentando alienígenas. Após alguns games em terceira pessoa na época do PlayStation e Nintendo 64, Duke Nukem estava pronto para retornar aos FPS com Duke Nukem Forever, um projeto de larga escala que começou em 1996 e prometia atualizar tudo que tornou o original um clássico.
O que viria a seguir foi um dos “infernos de desenvolvimento” mais longos já vistos, conquistando uma posição no Guinness World Record por seu tempo de produção de 14 anos (que foi derrubado nos últimos anos por Beyond Good and Evil 2). Durante esse tempo, o game passou por vários estúdios como a 3D Realms, Triptych Games, Piranha Games, até ser lançado pela Gearbox Software, hoje mais conhecida por Borderlands. Tanto tempo em desenvolvimento garantiu que nada parecesse atual em Duke Nukem Forever quando foi lançado em 2011. A gameplay estava datada e seu estilo de humor que era descolado nos anos 90 não combinava mais com a época.
O Duke Nukem 3D original está disponível na coletânea Duke Nukem 3D: 20th Anniversary World Tour para PlayStation 4 (PS4) por R$ 104,90, Xbox One pelo valor de R$ 41,01 e PC pelo Steam com preço de R$ 36,99. Há uma versão para Nintendo Switch por US$ 9,99 (aproximadamente R$ 60), não disponível no eShop do Brasil. Duke Nukem Forever está disponível para Xbox 360 por R$ 99 e para PC pelo Steam com custo de R$ 29,99.
Duke Nukem Forever teve um desenvolvimento tão longo que quando chegou ao mercado estava bastante datado
Divulgação/Gearbox Software
7. Resident Evil 5 e Resident Evil 6
Resident Evil 5 e Resident Evil 6 mostram uma má “passagem de bastão”. A série Resident Evil, da Capcom, que havia feito tanto sucesso no PlayStation One perdeu um pouco de sua popularidade durante um período de exclusividade no GameCube, quando lançou títulos como Resident Evil Remake e Resident Evil 0, aclamados, mas considerados pouco inovadores para a franquia. A saga que sempre contou histórias sobre zumbis com ângulos de câmera fixos e quebra-cabeças, subitamente teve uma revolução em Resident Evil 4, jogo que criou o conceito de câmera por cima do ombro com Leon S. Kennedy, utilizado até hoje, e introduziu inimigos mais inteligentes que zumbis, os Ganados.
Após o sucesso do quarto game, Resident Evil 5 expandiu ainda mais o foco em ação com seu protagonista Chris Redfield enfrentando evoluções dos Ganados, chamados Majini, em uma região fictícia na África. RE5 também introduziu multiplayer cooperativo com a personagem Sheva Alomar que era algo muito comum na época, popularizado por franquias como Gears of War. Enquanto o quinto capítulo foi considerado divisivo, foi Resident Evil 6 que realmente causou uma ruptura com os fãs. O jogo trouxe todos os seus personagens para uma história de grande escala dividida em três campanhas, incluindo Leon, Chris e o estreante Jake Muller, entrelaçando seus eventos e até colocando os protagonistas em lados opostos.
No entanto, o total foco na ação com poucos elementos de terror transformou Resident Evil 6 em um jogo de ação comum em que os “zumbis” agora usavam armas de fogo como em qualquer game de tiro genérico. Após o fracasso do sexto capítulo a franquia realizou um reboot como um FPS focado em terror com Resident Evil 7: Biohazard. Resident Evil 5 está disponível para PlayStation 4 (PS4) por preços a partir de R$ 149,99, Xbox One pelo valor de R$ 156,71, Nintendo Switch com custo de R$ 83 e PC pelo Steam por R$ 69. Resident Evil 6 está disponível para PlayStation 4 (PS4) com o custo de R$ 99,50, Xbox One por R$ 156,69, Nintendo Switch pelo preço de R$ 83 e PC pelo Steam custando a cifra de R$ 69.
Resident Evil 6 transformou a franquia em um jogo de ação comum e superficial com poucos elementos de terror
Divulgação/Capcom
8. Banjo-Kazooie/Tooie e Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts
Os clássicos games de plataforma Banjo-Kazooie e Banjo-Tooie foram desenvolvidos pela Rare (na época Rareware) no Nintendo 64 e se tornaram alguns dos mais aclamados títulos do gênero com gameplay divertido e personagens carismáticos. Os games contavam a história do urso Banjo com o pássaro Kazooie em sua mochila, lutando contra a terrível bruxa Gruntilda passando por fases e ajudando personagens com missões, além de minigames. Após a compra da Rare pela Microsoft em 2002, jogadores esperavam por um novo game de plataforma da dupla usando todo o poder do Xbox 360, porém receberam o estranho Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts.
O game colocava Banjo e Kazooie em uma aventura de mundo aberto usando veículos criados pelo próprio jogador para completar corridas e missões variadas. Vale apontar aqui que Nuts & Bolts sofre de uma questão bem diferente dos outros títulos da lista pois não é um jogo tido como ruim. A criação dos veículos em si era realmente divertida e inovadora, porém a gameplay em si não tinha nenhuma relação com os antigos games de plataforma de Banjo-Kazooie, o que desapontou fãs da franquia profundamente.
Banjo-Kazooie e Banjo-Tooie estão disponíveis no Xbox 360 por R$ 30 cada e também no Nintendo Switch pelo serviço por assinatura Nintendo Switch Online + Pacote adicional. Banjo-Kazooie Nuts & Bolts está disponível para Xbox 360 pelo valor de R$ 59,95. Todos os três games podem ser jogados na coletânea Rare Replay para Xbox One pelo preço de R$ 99. Todos são também jogáveis no Xbox Series X, Xbox Series S e Xbox One pela retrocompatibilidade.
Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts não era um jogo ruim, mas seu foco em veículos foi uma grande decepção para fãs da franquia como jogo de plataforma
Reprodução/Microsoft Store
9. Devil May Cry e Devil May Cry 2
Devil May Cry e Devil May Cry 2 retratam a saga de Dante no PlayStation 2, que quase teve seu fim devido a terrível sequência. Os games da série de ação da Capcom contam a história de um caçador de demônios que constantemente se envolve em grande eventos sobrenaturais que envolvem salvar o mundo. Na época, a Capcom estava com medidas de produção aceleradas para diminuir o tempo entre os games de suas franquias, provavelmente visando aumentar lucros. Por conta disso, Devil May Cry 2 já estava em desenvolvimento por um segundo estúdio antes mesmo de o primeiro jogo ter sido lançado.
O resultado é que a sequência não tem nenhuma das qualidades do original com inimigos pouco desafiadores, fases sem graça, sistema de câmera ruim, um sistema de combate mais lento, com pouca complexidade em seus upgrades e uma história também superficial. Enquanto o primeiro game teve direção de Hideki Kamiya, de Resident Evil 2, Viewtiful Joe e Bayonetta, a sequência foi produzida por Hideaki Itsuno, de Power Stone e Dragon’s Dogma, que não gostava da personalidade de Dante no primeiro jogo e tentou alterá-la na sequência.
A série se reencontrou em Devil May Cry 3: Dante’s Awakening, ainda sob comando de Itsuno, voltou a ter altos e baixos com Devil May Cry 4 Special Edition e DmC Devil May Cry, mas parece ter se estabilizado com Devil May Cry 5. A trilogia original Devil May Cry está disponível remasterizada em Devil May Cry HD Collection para PlayStation 4 (PS4) pelo preço de R$ 186,90, Xbox One com valor de R$ 156,69 e PC custando R$ 182,84.
Devil May Cry 2 apresentou um capítulo que não tinha nenhuma das qualidades do game original
Divulgação/Capcom
10. Star Wars: The Force Unleashed e Star Wars: The Force Unleashed II
Star Wars: The Force Unleashed, um dos últimos games da lendária produtora LucasArts, trouxe a história de um aprendiz secreto de Darth Vader chamado Starkiller (uma referência ao nome original do personagem Luke Skywalker), que ele pretendia usar para derrubar o Imperador, mas acaba se tornando parte da Aliança Rebelde. O game de ação para Xbox 360 e PlayStation 3 surpreendeu com um sistema de física que permitia levantar objetos e inimigos usando a Força e arremessá-los causando reações realistas. Infelizmente a história precisava se ajustar à dos filmes e, alerta de spoilers a seguir, Starkiller acaba morrendo.
A morte de Starkiller causou um sentimento bastante desconfortável para a sequência que começa com o jogador no controle de um clone do antigo personagem, tirando todo o impacto que havia sobre o grande poder do protagonista original. Aliado a isso, estavam fases menos interessantes, um sistema de combate que era apenas mais do mesmo e uma sensação geral de falta de entusiasmo. Após este título, o estúdio iria produzir Star Wars 1313, um game baseado no caçador de recompensas Boba Fett, porém acabou cancelado após a compra da LucasFilm pela Disney em 2012. Atualmente a franquia teve um bem-vindo retorno aos jogos de ação com Star Wars Jedi Fallen Order e Star Wars Jedi: Survivor.
Star Wars: The Force Unleashed está disponível para Xbox 360 pelo valor de R$ 69. Star Wars: The Force Unleashed 2 está disponível para Xbox 360 pelo preço de R$ 99 e para PC pelo Steam e GOG (GOG Galaxy) por R$ 59,99. Há também versões do jogo para Nintendo Switch, porém remasterizadas do Nintendo Wii, PSP e PlayStation 2, com a mesma história, mas gameplay diferente das originais lançadas para Xbox 360 e PlayStation 3.
Star Wars: The Force Unleashed 2 não conseguiu manter o entusiasmo de jogadores como o original
Divulgação/LucasArts
Com informações de CBR (1 e 2), The Gamer, Watch Mojo, IGN, VDGMs, Eurogamer, PC Gamer, The Guardian, Duke Nukem Fandom, Games Radar, Resident Evil Fandom, Microsoft
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