, ,

Novo robô aspirador também cata roupas e lixo pelo chão

A CES 2025 começou e já tem produtos inusitados. Um deles é o Roborock Saros Z70, um robô aspirador equipado com um braço mecânico dobrável. Além de limpar o chão, a novidade tem a proposta de usar o mecanismo adicional para remover pequenos objetos do caminho, como roupas e lixo.

Chamado de OmniGrip, o braço robótico é constituído por uma estrutura de cinco eixos capaz de pegar objetos que pesam até 300 g. Os itens que o Saros Z70 coleta podem então ser colocados em um local definido previamente pelo usuário via aplicativo, a exemplo de um cesto posicionado na lavanderia da casa.

Para circular pelo ambiente, o robô aspirador usa uma combinação de sensores Starsight e câmeras. De acordo com a Roborock, estas últimas ficam desligadas quando o robô está na base de recarga, mas podem ser ativadas pelo usuário nessas circunstâncias para fins de vigilância. As imagens são criptografadas e armazenadas apenas no próprio Saros Z70.

Voltando ao aspecto da limpeza, a novidade traz ainda uma escova antiemaranhamento chamada de FreeFlow e rodas com elevação para superação de desníveis no chão ou tapetes. O robô traz ainda uma trava de segurança para crianças e um botão de emergência que o faz parar imediatamente.

No geral, a ideia é interessante, pois não é incomum meias, panos, brinquedos, sacolas, embalagens e outros objetos ficarem espalhados pela casa no cotidiano, especialmente em lares com crianças ou animais de estimação. A dúvida é: funciona?

Saros Z70 foi bem nos testes, mas nem tanto

Ainda de acordo com a chinesa Roborock, o Saros Z70 tem um ciclo de limpeza formado por três etapas: varredura do ambiente, coleta dos objetos identificados na ronda e, finalmente, a limpeza das áreas onde os itens foram removidos. A novidade é capaz de detectar até 108 obstáculos diferentes para fazer uma boa cobertura do local.

Mas, na atual fase, há limitações importantes. Para começar, o robô só pode coletar quatro tipos de objetos: meias, papéis, toalhas pequenas e sandálias/chinelos. Outros tipos de roupas e de calçados, bem como brinquedos para animais, por exemplo, poderão ser coletados pelo Saros Z70 em uma etapa futura, promete a fabricante.

Além disso, em uma demonstração feita para jornalistas que acompanham a CES 2025, o robô aspirador cumpriu a função de pegar uma meia no chão e colocá-la em uma cesta antes de voltar à estação de recarga. Mas o Mashable observa que ele só fazia isso quando a meia era colocada em um ponto específico. Um local diferente fazia o braço mecânico falhar.

A CES é realizada em Las Vegas, mas houve uma demonstração prévia do Saros Z70 em Nova York. Nela, os presentes puderam notar que nem sempre o braço mecânico conseguia pegar um item na primeira tentativa, relata a CNET.

Pelo o menos o robô não desistia de sua missão. Ao falhar em pegar um objeto, ele continuava tentando. O problema é que, em alguns momentos, o item coletado escapava do OmniGrip e o robô não retornava para pegá-lo.

Preço e disponibilidade

O Saros Z70 já está em produção e deve ser lançado oficialmente em abril. O preço ainda não foi definido, mas um representante da Roborock informou ao Mashable que o robô aspirador poderá custar por volta de US$ 2.000 (R$ 12.290 na conversão atual).

Com informações: CNET, Mashable

Novo robô aspirador também cata roupas e lixo pelo chão