A Nintendo Switch 2 promete menos desafios para desenvolvedores ao adaptar jogos de plataformas como o PlayStation 5, de acordo com relatos recentes. Apesar de a CPU ser o componente mais divergente do padrão estabelecido pelo sistema, desenvolvedores afirmam que isso não será um grande obstáculo para a criação de títulos ou ports para o console.
Um desenvolvedor identificado como MattAgain, conhecido na indústria de jogos e ativo em fóruns como Famiiboards, comentou sobre as capacidades do sistema. Ele destacou que o principal esforço técnico para o Switch 2 está na otimização do uso da CPU, especialmente ao portar jogos.
Isso se deve à transição de uma arquitetura x86 de maior consumo de energia, comum em consoles como o PS5, para um chip ARM móvel.
No entanto, a escalabilidade dos recursos gráficos para o GPU do Switch 2 é descrita como eficiente, reduzindo as dificuldades no processo de adaptação.
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A facilidade em portar títulos do PlayStation 5 para o Switch 2 representa uma evolução significativa em relação à geração anterior, onde adaptar jogos do PS4 para o Switch original era um processo mais complexo.
Essa mudança pode ampliar a lista de jogos multiplataforma disponíveis para o novo console.
Apoio de estúdios e futuros lançamentos para o Switch 2
Embora poucos títulos tenham sido oficialmente anunciados para o Nintendo Switch 2, rumores indicam que grandes publicadoras estão interessadas em trazer seus principais jogos para o console.
Microsoft, por exemplo, estaria desenvolvendo versões para o Switch 2 de títulos como Microsoft Flight Simulator 2, Halo: The Master Chief Collection, Diablo IV, Fallout 4 e Starfield.
Essa receptividade por parte dos estúdios pode garantir que a nova plataforma receba suporte robusto desde o lançamento.
Ainda que o console esteja em fase de preparação para o mercado, as expectativas são de que a adaptação de grandes jogos AAA seja mais viável, consolidando o Switch 2 como uma opção competitiva no mercado de jogos.
A Nintendo ainda não confirmou a data exata de lançamento do Switch 2, mas fabricantes de acessórios, como a NACON, indicam que o console deve chegar ao mercado entre abril e setembro deste ano.
Especificações do Nintendo Switch 2 (rumores e vazamentos)
A tabela abaixo foi montada a partir de informações mostradas na foto vazada da placa mãe do dispositivo, com outras informações também de rumores recorrentes.
Todas as informações devem ser consideradas como rumores, e não são confirmadas completamente até um anúncio oficial do novo console pela Nintendo.
Componente | Especificação |
Arquitetura | ARM Cortex |
APU | NVIDIA Tegra T239, menos de 1.8 GHz |
SoC CPU | 8-core A78C, |
SoC GPU | NVIDIA Ampere, 1536 CUDA cores. (561 MHz em modo portátil e 1.007,3 MHz em modo dock) |
Memória RAM | 12GB LPDDR5X, 7500 MT/s. |
Armazenamento Interno | 256GB UFS 3.1 (Kioxia). |
Tela | 8″, 1080p, 60Hz, LCD (talvez semelhante ao PS Portal) |
Bateria | Possivelmente 20Wh. |
Carregador | 60W |
Peso | Não confirmado. |
Dimensões | 27.0 x 11.6 x 1.4 cm. |
Conectividade | Wi-Fi e Bluetooth (MT3681AEN). |
Sistema Operacional | Customizado pela Nintendo. |
Controlador USB | Genesys Logic GL852G, USB 2.0 para Joy-Cons. |
Leitor de Cartuchos | MegaChips B2349; retrocompatível com cartuchos antigos. |
Controlador de Memória | PI2SSD 3212NCE, otimizado para novos cartuchos. |
Chip de Áudio | Realtek ALC5658 |
Leitor NFC | PN7160B1HN/C100 para amiibos. |
Controlador USB-C | CYPD6228-96BZXI, para carregamento e acessórios. |
Leitor de Cartões SD | Suporte esperado para SD Express. |
Fonte: Famiboards/MattAgain.