Durante sua apresentação na CES 2025, a AMD anunciou oficialmente a linha de GPUs Radeon RX 9070, que usa a arquitetura RDNA 4 e chega às lojas ainda no primeiro trimestre de 2025. No entanto, a companhia não divulgou muitos detalhes técnicos sobre os produtos, embora tenha confirmado que eles vão ser oferecidos por muitas fabricantes.
A companhia revelou que já está trabalhando com os modelos Radeon RX 9070 XT e Radeon RX 9070, que serão produzidos por nomes como Acer, ASUS, Sapphire, XFX, ASRrock, Gigabyte e PowerColor, entre outros. Eles devem marcar a estreia da tecnologia de upscale FidelityFX Super Resolution 4 (FSR 4), que já tem presença confirmada em Call of Duty: Black Ops 6.
Segundo a AMD, seus novos produtos foram criados desde o ponto zero para adicionar mais recursos de inteligência artificial e desempenho nesse campo. Além disso, a arquitetura RDNA 4 promete uma melhor performance de Ray Tracing, além de conseguir trabalhar de forma mais eficiente com mídias com diferentes codificações.
Radeon RX 9070 promete salto tecnológico
A AMD revelou que os modelos Radeon RX 9070 XT e Radeon 9070 vão trazer sua segunda geração de aceleradores de IA, a terceira geração de seu acelerador de Ray Tracing e a segunda geração da engine de display radiance. A arquitetura das novas GPUs também vai ser importante para o FSR 4, que vai trabalhar exclusivamente com ela.
A nova geração do sistema de upscale foi criada para trabalhar especificamente com o RDNA 4, usando aceleradores de hardware dedicados. Com isso, a companhia passa a seguir um caminho semelhante ao DLSS da NVIDIA, deixando de lado a solução exclusivamente baseada em software das versões anteriores do FidelityFX Super Resolution.
Até o momento, a AMD não entrou em detalhes sobre os desempenhos de suas novas GPUs, tampouco comparou sua nova tecnologia de upscale aos concorrentes. No entanto, ela sugeriu que os novos modelos podem ter desempenho semelhante aos das placas GeForce RTX 4070Ti e RTX 4070 Super, da NVIDIA.
Para completar os anúncios, a empresa confirmou que vai adicionar recursos de inteligência artificial ao software Adrenalin. A partir deles, os usuários vão poder fazer o resumo das informações de documentos presentes em seus PCs, além de usar um chatbot que ajuda a ajustar as configurações gráficas de diferentes games.
Fonte: The Verge