A AMD anunciou oficialmente nesta segunda-feira (6) sua nova linha Ryzen Z2, criada especificamente para trabalhar com dispositivos portáteis focados em games. Segundo a companhia, seus novos modelos de APU vão ser usados por empresas como ASUS, Lenovo e Valve, servindo como base para a construção de uma segunda geração do Steam Deck.
O principal modelo inédito é o Z2 Extreme, que vai trazer 8 núcleos, 16 threads, 16 núcleos gráficos e TDP que varia entre 15W e 25W. Segundo a empresa, ele é baseado na arquitetura Strix Point e vai combinar três núcleos Zen 5 e cinco núcleos Zen 5c, trazendo 16 Unidades Computacionais (CUs) RDNA 3.5 para um melhor desempenho gráfico.
Já o AMD Ryzen Z2 será o modelo intermediário, trazendo 8 núcleos, 16 threads e 12 núcleos gráficos. Com TDP de 15W a 30W, ele surge como uma opção para fabricantes que desejam entegrar bons desempenhos para o público, mas não necessariamente pretendem oferecer hardwares de ponta — e com custos mais altos.
AMD Ryzen Z2 vai ter modelo exclusivo da Lenovo
Durante seu anúncio, a empresa também confirmou alguns rumores que começaram a circular em dezembro de 2024. Segundo ela, o modelo Ryzen Z2 GO vai ser uma APU exclusiva do Lenovo Legion Go S, novo portátil que promete ter características mais modestas, ao mesmo tempo em que apresenta um preço mais acessível.
A versão mais discreta da nova linha da AMD traz somente 4 núcleos Zen 3+ com 8 threads, TDP de 15W a 30W e 12 núcleos gráficos. A companhia também confirmou outros detalhes do vazamento, que já indicava que o Z2 GO vai usar a arquitetura de GPU Zen 2, enquanto o Ryzen Z2 usa a RDNA 3 e o Z2 Extreme adota a RDNA 3.5.
Embora a fabricante não tenha confirmado quais dispositivos vão usar sua nova arquitetura de APUs, o fato de ela ter mencionado a ASUS e a Valve já dá alguns sinais do que o público pode esperar. No entanto, até o momento as duas empresas ainda não revelaram intenções de divulgar publicamente como pretendem usar o poderio das novas soluções da AMD.
Fonte: VideoCardz