Durante a CES 2025, feira de eletrônicos que acontece na cidade de Las Vegas, nos EUA, tivemos a oportunidade de visitar o estande da AMD. E foi por lá que pudemos conferir pela primeira vez uma demonstração do AMD FSR 4 em ação.
A empresa chama oficialmente a solução de AMD Graphics Reserach AI-based Upscalling. Ela será compatível com processadores AMD Ryzen 9000 Series e com GPUs Radeon Graphics. A ideia é que a tecnologia seja uma concorrência direta ao NVIDIA DLSS 4.
AMD FSR4: o que esperar da tecnologia
O AMD FSR4 é uma tecnologia que utiliza machine learning (IA) para fazer upscalling. No evento, a AMD apresentou uma demonstração com o jogo Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão rodando lado a lado as versões FSR3 e FSR4.
Embora não tenha revelado detalhes, a AMD indica que a performance é comparável. Em outras palavras, em sistemas similares ambos performam em níveis parecidos. Entretanto, a empresa deixa claro que ainda se trata de drivers em desenvolvimento, e pode haver mudanças até o lançamento da versão final.
Nosso apresentador Diego Kerber, que conferiu de perto a novidade, destacou que a percepção de artefatos nas imagens em movimento é menor no FSR4. Portanto, a notícia boa é que a evolução é perceptível, mesmo se considerarmos que tanto o driver quanto o software da GPUs utilizadas ainda são demonstrativos.
Por outro lado, a má notícia é que talvez que não tenha uma placa de vídeo da série 9000 talvez fique de fora da brincadeira – algo ainda não confirmado pela AMD.