O Google liberou nesta quinta-feira (23) o primeiro beta do Android 16. O beta do sistema operacional da big tech chega mais cedo que nos anos anteriores, algo já esperado após a empresa liberar a preview para desenvolvedores em novembro. É especulado que o Android 16 seja lançado oficialmente ainda no primeiro semestre deste ano.
Quais são as novidades do Android 16?
Entre as novidades do Android 16 estão (novamente) melhorias para dispositivos de tela grande, como tablets e dobráveis — e vamos lembrar que a Samsung pode lançar um trifold neste ano. Entra ano, sai ano e o Android segue desenvolvendo ferramentas para aprimorar a experiência do sistema nesses produtos.
Em defesa ao Google, o problema está na falta de otimização feita pelas desenvolvedoras. É possível que o app tenha em seus códigos a opção de desativar a reorientação e ajustar ao tamanho da tela. Com o Android 16 isso está mais próximo do fim. Será possível ignorar essas restrições e usar o app na tela completa e em qualquer orientação do celular.
O Google recomenda que desenvolvedores chequem o comportamento do app a esse novo sistema. A partir do Android 17 não será mais possível travar a orientação de tamanho do app em telas grandes — o que inclui, além dos dobráveis, tablets e chromebooks.
Na parte de vídeos, o Android 16 introduzirá o codec Advanced Professional Video (APV). Desenvolvido pela Samsung, o APV promete melhorias na gravação de vídeos, como uma qualidade mais próxima do RAW — o formato “bruto” da imagem. O APV será uma boa adição para criadores e filmmakers que desejam gravar vídeos mais profissionais com seus celulares.
Apresentada no Android 14, a animação de retorno, que mostram a página anterior ao fazer o gesto de voltar a página, será ativada por padrão no Android 16. A principal vantagem disso é mostrar quando você está na página inicial, que pode evitar que você saia sem querer do aplicativo.
Versão final do Android 16 será lançada quando?
O Google espera chegar na versão estável do Android 16 entre março e abril, com o lançamento ocorrendo após esse período. Se não houver grandes problemas, a big tech pode lançar a nova versão do sistema operacional já em maio.
Contudo, nos últimos anos, a única vez que tudo saiu como planejado foi com o Android 13, liberado em agosto de 2022 — vamos fazer uma aposta para junho? A primeira prévia para desenvolvedores foi liberada em novembro de 2024. Os planos do Google é de contar com dois grandes updates do Android no ano, algo similar ao que a Microsoft fazia com os updates semestrais.
Esse novo cronograma também alinha o lançamento do Android com os principais smartphones equipados com o sistema operacional. Xiaomi e Samsung, por exemplo: a primeira lança seus celulares premiums no fim do ano, enquanto a sul-coreana atualiza os topos de linha no início do ano.
Com informações: Android Police