A crença popular de que beber leite durante um resfriado pode piorar os sintomas e aumentar a produção de muco está mais ligada à percepção do que a efeitos reais no corpo.
A Dra. Julie Baughn, da Clínica Mayo, explica ao Medical Xpress que o consumo de leite não faz o corpo produzir mais catarro, embora o muco possa engrossar naturalmente durante infecções respiratórias.
A sensação de aumento de muco pode ser causada pelo efeito temporário de revestimento do leite na boca e na garganta, não por aumento real na produção de muco.
Leia mais:
- Beber leite pode reduzir risco de diabetes para algumas pessoas, diz estudo
- Qual a diferença entre sintomas de dengue e gripe? Infectologista explica
- A gripe é mais severa em homens ou eles exageram os sintomas?
Beber leite pode ajudar a combater resfriados
- Embora um estudo de 2019 tenha sugerido que algumas pessoas possam experimentar maior produção de muco após consumir laticínios, a maioria das pesquisas não encontrou conexão clara entre leite e aumento de muco, tanto em pessoas saudáveis quanto em quem está com infecções respiratórias;
- Portanto, a recomendação de evitar tomar leite durante doenças respiratórias não tem respaldo, a menos que haja intolerância a laticínios;
- Na verdade, o leite pode oferecer benefícios durante um resfriado ouquando a pessoa está com dor de garganta, ajudando a acalmar a garganta irritada e fornecendo nutrientes importantes ao corpo;
- Caso haja preocupações sobre como os laticínios afetam a congestão, o ideal é monitorar os sintomas ou consultar um médico.
Outros remédios caseiros eficazes para resfriados incluem manter-se hidratado, descansar, usar um umidificador e gargarejar com água salgada.
O post Beber leite piora sintomas de resfriado? Especialista esclarece mito apareceu primeiro em Olhar Digital.