Pesquisadores chineses deram passo significativo na busca pela reversão do envelhecimento. Em estudo publicado na Cell Metabolism, cientistas usaram a molécula miR-302b para combater sinais de envelhecimento em ratos, prolongando suas vidas em cerca de 4,5 meses – o equivalente a mais de dez anos para seres humanos.
O tratamento atua diretamente na senescência celular, estágio no qual as células perdem a capacidade de se replicar, liberando substâncias inflamatórias que prejudicam a saúde. Esse fenômeno está associado ao surgimento de doenças, como câncer, diabetes, problemas cardiovasculares e declínios cognitivos.
Como funciona o tratamento
- Como explana a Nature, a molécula miR-302b, um microRNA envolvido na regulação genética, já era conhecida por seu papel na imunidade e na supressão de células cancerígenas;
- No experimento, pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências injetaram exossomos – estruturas que transportam RNA entre células – em ratos, com idades equivalentes a 60 ou 70 anos humanos. Alguns exossomos foram enriquecidos com miR-302b para potencializar os efeitos;
- Os resultados foram promissores: os ratos tratados viveram mais, recuperaram pelos que haviam se tornado ralos, mantiveram maior força muscular e equilíbrio, além de apresentarem melhor desempenho em testes cognitivos, como navegar por um labirinto de água;
- Além disso, houve redução nos níveis de proteínas inflamatórias no sangue.
Leia mais:
- 8 dicas para envelhecer bem física e psicologicamente
- 5 dicas da ciência para cuidar da saúde aos 60 anos
- 5 dicas da ciência para cuidar da saúde aos 50 anos
Embora os resultados sejam animadores, os cientistas ainda não sabem se os efeitos podem ser replicados em humanos. “Esses achados são bom começo, mas ainda há muitas incertezas“, afirma Irina Conboy, bioengenheira da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA).
Uma preocupação levantada pelos pesquisadores é a possibilidade de efeitos colaterais em tratamentos de longo prazo. Enquanto em ratos o aumento da vida útil representa poucos meses, em humanos poderia significar anos – período, no qual, complicações, como o desenvolvimento de câncer, poderiam surgir.
Um passo na luta contra o envelhecimento
Este estudo representa avanço no entendimento de como combater os efeitos do envelhecimento. A descoberta de que a molécula miR-302b pode reverter a senescência celular e melhorar funções físicas e cognitivas abre caminho para o desenvolvimento de futuros medicamentos antienvelhecimento.
Ainda que mais pesquisas sejam necessárias para confirmar a segurança e eficácia em humanos, o estudo marca importante capítulo na longa batalha da ciência contra o envelhecimento.
O post Ciência avança na reversão do envelhecimento apareceu primeiro em Olhar Digital.