O CRV Digital nada mais é do que a versão eletrônica do registro do veículo ou, como indica a sigla, Certificado de Registro do Veículo. A versão digital nasceu em meio à pandemia, como estratégia passada pelo Governo Federal aos Detrans de cada estado para facilitar a fiscalização e, também, reduzir a burocracia para os proprietários.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- IPVA 2025: Ferramenta online ajuda a calcular valor do imposto
- Novo imposto para carros? Veja o que é real e o que é golpe
Antes de entrar mais a fundo sobre o que é o CRV Digital e como baixar o registro do veículo, porém, vale relembrar que, até 2021, o documento de compra e venda, também chamado de DUT (Documento Único de Transferência) era emitido em papel moeda pelo Detran do estado de registro. Após a migração para o mundo virtual, o documento físico deixou de existir.
O próprio Detran-SP explica: “Conforme Resolução Contran, a partir de 04/01/2021, a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) também passou a ser digital, não havendo mais a impressão do CRV em papel moeda (documento verde)”
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Há um outro ponto importante, pois muitas pessoas ainda confundem o CRV Digital com o CRLV, também chamado de CRLVe. A principal diferença entre eles, como pontuamos, é que o primeiro diz respeito ao registro de posse de um veículo, enquanto o segundo precisa ser regularizado anualmente, após a quitação do licenciamento obrigatório.
CRV Digital: como funciona?
O CRV Digital tem a mesma função da versão física, que já não é mais emitida pelos Detrans do estado de registro do veículo. A diferença fundamental é que as informações do registro do veículo ficam guardadas dentro do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Caso você venda ou compre um veículo, basta cadastrar o Renavam dentro do aplicativo e, assim, ter acesso ás informações que constam no CRV Digital. O DUT, agora, mudou de nome, e passou a se chamar Autorização para Transferência de Proprietário do Veículo (APTV-e).
Como baixar o registro do veículo?
O passo a passo para baixar o CRV Digital, versão eletrônica do documento de registro de um veículo, é bem simples. Há, porém, alguns pontos a salientar antes do processo propriamente dito.
O primeiro deles é que nem todos os proprietários de veículos conseguem baixar o CRV Digital dentro do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Ele só estará disponível no app se a última transferência (ou primeira compra) tiver sido efetuada a partir de 4 de janeiro de 2021, ok?
Se você, canaltecher, está dentro desse requisito, tudo o que precisa para baixar o registro é se cadastrar na plataforma gov.br, a mesma que também é utilizada para consultar o andamento de recursos de multa no Detran, ok?
Então, vamos ao rápido tutorial para baixar o CRV:
- Baixe o app “Carteira Digital de Trânsito”;
- Faça o login e senha com os dados do cadastro no gov.br;
- Clique em Veículos > Informações do Veículo
- Insira o RENAVAM e o código de segurança que está impresso no CRLV
Feito isso, o CRV está pronto tanto para compartilhar quanto para fazer o download.
Há ainda uma outra forma de baixar o CRV Digital. Para isso, também é necessário logar com as informações da pllataforma “gov.br”. O processo é seguinte:
- Acessar o portal do Senatran (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/home)
- Inserir login e senha da plataforma “gov.br)
- Na aba “Outros Serviços”, digite “CRV Digital”;
- Vá em Veículos > Verifique se o Certificado de Registro de um veículo (CRV) é válido;
- Insira seus dados pessoais, os dados do veículo e clique em “Prosseguir”.
Achou complicado? Comente conosco em nossas redes sociais se você conseguiu fazer o processo certinho, ok?
Leia também:
- CRLV Digital | Como imprimir o documento do carro
- Como baixar a CRLV Digital | Guia Prático
- Veja como fazer o licenciamento antecipado de veículos em 2025
VÍDEO: O novo golpe da CNH: suspeite de cobranças indevidas no e-mail
Leia a matéria no Canaltech.