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DLSS 4: o que é e como funciona a nova geração de gráficos com IA da NVIDIA

Nada de renderização tradicional. O DLSS 4 chega chutando a porta junto com a nova geração de GPUs da NVIDIA, a GeForce RTX Série 50, codinome “Blackwell”. Apresentada na CES 2025, essa tecnologia já é o assunto mais quente do mundo dos games e hardware.

Afinal, rompemos com o looping eterno de focar só em gráficos bonitos, agora o assunto é como usar inteligência artificial é sobre reconstruir frames, multiplicar desempenho e para construir uma experiência visual com um desempenho nunca antes visto.

O futuro não está chegando, ele já chegou — e está rodando em 240 FPS em alguns jogos com Ray Tracing no máximo.

O que é DLSS 4?

DLSS 4 (Deep Learning Super Sampling) é a mais recente evolução da tecnologia de renderização assistida por inteligência artificial da NVIDIA.

Anunciada junto com a nova geração de GPUs GeForce RTX Série 50, essa tecnologia não é exclusiva das novas placas, mas atinge seu maior potencial graças aos Tensor Cores de 5ª geração e inovações da arquitetura Blackwell.

Combinando avanços de hardware e software, o DLSS 4 muda o que entendemos como desempenho gráfico ao introduzir o Multi Frame Generation, capaz de gerar até três frames adicionais para cada frame tradicional. Tal salto tecnológico oferece até 8 vezes mais desempenho em jogos pesados, como Cyberpunk 2077 em modo Ray Tracing completo, algo antes impensável.

O DLSS 4 é a maior atualização desde 2020, não apenas melhorando o desempenho, mas resolvendo problemas antigos como ghosting e artefatos visuais com precisão impressionante

Além disso, DLSS 4 substitui as redes neurais convolucionais por modelos baseados em transformadores, entregando imagens mais nítidas, maior estabilidade temporal e menos artefatos visuais.

A tecnologia é compatível com GPUs RTX desde a Série 20, mas as melhorias mais significativas, como o Multi Frame Generation e a redução no uso de VRAM, brilham nas GPUs Série 50.

Em resumo, DLSS 4 é um modelo de renderização que não só aumenta os FPS, como basicamente transforma a maneira como os jogos rodam na sua máquina, provando que o futuro dos gráficos passa pelos avanços recentes em IA.

Quais são as tecnologias presentes no DLSS 4?

Como vimos acima, o DLSS 4 é um conjunto revolucionário de tecnologias de renderização neural que utiliza inteligência artificial para aumentar os FPS, reduzir a latência e melhorar a qualidade das imagens.

Porém, para compreender melhor o impacto dessa evolução, é preciso mergulhar nas diferenças que cada componente do DLSS 4 traz em relação às versões anteriores.

1. Multi Frame Generation

O Multi Frame Generation é a estrela do DLSS 4, exclusivo das GPUs Série RTX 50. Ele utiliza IA para gerar até três frames adicionais para cada frame renderizado tradicional.

Isso só é possível graças a um modelo de aprendizado profundo que cria campos de fluxo óptico mais precisos e eficientes. Com a ajuda de Flip Metering, um recurso específico da arquitetura Blackwell, o Multi Frame Generation mantém a consistência dos tempos de frame, evitando oscilações e fornecendo fluidez mesmo em altas taxas de atualização, como 240 Hz.

O resultado é impressionante: jogos que antes rodavam a 60 FPS em resolução 4K com Ray Tracing ativado agora atingem marcas superiores a 240 FPS, um aumento de até 8x na performance.

Ao usar autoatenção, o DLSS 4 é capaz de analisar padrões em toda a cena e entre vários frames, resultando em reconstrução de imagem sem precedentes

Como funciona a Multi Frame Generation?

A Multi Frame Generation combina várias inovações de hardware e software para oferecer um desempenho revolucionário:

  1. Modelo de IA aprimorado: o novo modelo de IA é 40% mais rápido e consome 30% menos VRAM do que as gerações anteriores, permitindo a geração de múltiplos frames de forma eficiente.
  2. Fluxo óptico baseado em IA: substituindo o fluxo óptico baseado em hardware, a nova abordagem usa IA para acelerar a criação de quadros intermediários, reduzindo o custo computacional.
  3. Blackwell Flip Metering: um recurso da arquitetura Blackwell que sincroniza a exibição dos frames gerados, garantindo uma fluidez impecável mesmo em altas taxas de atualização, como 240 Hz.
  4. Tensor Cores de 5ª geração: as GPUs RTX Série 50 oferecem até 2,5 vezes mais desempenho de IA, suportando cinco modelos simultâneos (Super Resolution, Ray Reconstruction e Multi Frame Generation) sem comprometer a qualidade.

Entenda como era a geração com DLSS 3:

E como será agora através do DLSS 4:

O DLSS 4 com Multi Frame Generation é capaz de gerar até 15 de cada 16 pixels utilizando inteligência artificial.

Desta forma, a inovação reduz drasticamente a carga na GPU ao mesmo tempo que oferece gráficos de altíssima qualidade e taxas de quadros extremamente elevadas.

2. Frame Generation

Uma evolução direta do DLSS 3, o Frame Generation no DLSS 4 agora usa dois modelos de IA trabalhando simultaneamente: um para prever o fluxo óptico com base nos movimentos geométricos do jogo e outro para gerar os frames intermediários.

O método reduz o uso de memória VRAM em até 30% e melhora significativamente a estabilidade temporal, eliminando problemas como ghosting em cenas com movimentos rápidos.

Combinado ao NVIDIA Reflex, o Frame Generation mantém a latência sob controle, mesmo em configurações extremas de quadros por segundo.

3. Ray Reconstruction

Já o Ray Reconstruction recria a renderização de Ray Tracing, substituindo os denoisers manuais por um modelo de IA treinado em supercomputadores.

Desta forma, o modelo reconstrói os raios com base em padrões complexos de iluminação e reflexos, entregando imagens com maior precisão em cenas de alto contraste ou iluminação desafiadora.

Com Ray Reconstruction, jogos que utilizam Ray Tracing intensivo exibem menos artefatos visuais e texturas mais ricas, como reflexos realistas em superfícies complexas.

Em jogos como Alan Wake 2, a tecnologia eliminou problemas como ghosting em objetos detalhados, como cercas e linhas de energia

Em testes, a reconstrução de reflexos em materiais como vidro e metal apresentou uma melhoria de até 20% na fidelidade visual comparada ao modelo anterior.

4. Super Resolution

A tecnologia Super Resolution pega frames de baixa resolução e os transforma em imagens detalhadas de alta resolução.

Diferentemente do upscaling convencional, o modelo de IA do DLSS 4 analisa múltiplos frames anteriores e usa dados de movimento para prever e reconstruir detalhes perdidos. Essa aplicação agrega maior nitidez em cenas dinâmicas e estabilidade em objetos em movimento.

No modo de desempenho máximo, a Super Resolution consegue exibir gráficos em 4K mesmo a partir de uma resolução interna de 1080p, mantendo taxas de quadros elevadas.

5. Deep Learning Anti-Aliasing (DLAA)

O DLAA é uma solução de anti-aliasing baseada em IA que foca na fidelidade visual. Em vez de aumentar os FPS, ele utiliza o poder dos Tensor Cores para eliminar serrilhados em resoluções nativas, reconstruindo bordas suaves e detalhes precisos.

A combinação do DLAA com as outras tecnologias do DLSS 4 renderiza gráficos de altíssimo nível para quem prioriza a qualidade absoluta.

Resumindo…

Tecnologia O que faz Como funciona Benefícios principais
Multi Frame Generation Gera até 3 frames adicionais a cada frame renderizado tradicional. Usa IA para analisar fluxo óptico e dados de movimento, criando novos frames com precisão. Aumenta FPS em até 8x, garantindo fluidez mesmo em jogos exigentes com taxas de atualização de 240 Hz.
Frame Generation Cria frames intermediários para melhorar o desempenho. Combina dois modelos de IA: um para prever movimentos e outro para gerar frames com base nos dados obtidos. Reduz uso de VRAM em até 30%, melhora a estabilidade temporal e mantém baixa latência com o NVIDIA Reflex.
Ray Reconstruction Substitui denoisers manuais para melhorar o ray tracing. IA reconstrói a iluminação e reflexos com maior precisão, baseando-se em padrões complexos. Reduz artefatos visuais, melhora detalhes em reflexos e iluminação, especialmente em cenários complexos.
Super Resolution Aumenta a resolução de frames de entrada para qualidade superior. Analisa múltiplos frames anteriores e usa dados de movimento para prever detalhes ausentes. Permite jogar em 4K mesmo com resoluções internas menores, entregando alta qualidade e desempenho.
Deep Learning Anti-Aliasing (DLAA) Elimina serrilhados em imagens renderizadas na resolução nativa. Aplica técnicas de anti-aliasing baseadas em IA para suavizar bordas e melhorar detalhes. Melhora a fidelidade visual sem comprometer o desempenho, ideal para quem prioriza qualidade gráfica.

Leia também:

Hardware compatível com o DLSS 4

O DLSS 4 foi projetado para funcionar em várias gerações de GPUs RTX, mas seu desempenho e os recursos disponíveis variam dependendo da geração do hardware.

As GPUs mais recentes, como a Série RTX 50, aproveitam ao máximo as inovações, como Multi Frame Generation, graças aos Tensor Cores de 5ª geração e à arquitetura Blackwell. Já as GPUs das Séries 40, 30 e 20 continuam a ser compatíveis com tecnologias como Ray Reconstruction e Super Resolution, mas sem acesso aos avanços mais recentes.

Confira abaixo:


🎮 Série de GPUs 🔄 Multi Frame Generation ➡️ Frame Generation 🌟 Ray Reconstruction 🔧 Super Resolution DLAA
GeForce RTX Série 50 ✅ Sim ✅ Sim ✅ Sim ✅ Sim ✅ Sim
GeForce RTX Série 40 ❌ Não ✅ Sim ✅ Sim ✅ Sim ✅ Sim
GeForce RTX Série 30 ❌ Não ❌ Não ✅ Sim ✅ Sim ✅ Sim
GeForce RTX Série 20 ❌ Não ❌ Não ✅ Sim ✅ Sim ✅ Sim

Jogos com suporte ao DLSS 4 no lançamento

O DLSS 4 chega com suporte para 75 jogos e aplicativos logo no lançamento, aproveitando a nova tecnologia de Multi Frame Generation para entregar gráficos mais fluidos e desempenho sem precedentes.

Reprodução/NVIDIA

Entre os títulos confirmados estão:


Título Título Título
A Quiet Place: The Road Ahead God of War Ragnarök Ready or Not
Akimbot Gray Zone Warfare Remnant II®
Alan Wake 2 GROUND BRANCH Satisfactory
Aunt Fatima HITMAN World of Assassination SCUM
Backrooms: Escape Together Hogwarts Legacy Senua’s Saga: Hellblade II
Bears in Space ICARUS SILENT HILL 2
Bellwright Immortals of Aveum™ Skye: The Misty Isle
Crown Simulator Indiana Jones and the Great Circle™ Slender: The Arrival
Cyberpunk 2077 Jusant Squad
D5 Render JX Online 3 S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl
Deceit 2 Kristala Star Wars Outlaws™
Deep Rock Galactic Layers of Fear Star Wars Jedi: Survivor™
Deliver Us Mars Liminalcore Starship Troopers: Extermination
DESORDRE: A Puzzle Adventure Lords of the Fallen Still Wakes The Deep
Desynced: Autonomous Colony Simulator Marvel Rivals Supermoves
Diablo IV Microsoft Flight Simulator Test Drive Unlimited Solar Crown
Direct Contact Microsoft Flight Simulator 2024 The Axis Unseen
Dragon Age™: The Veilguard Mortal Online 2 The Black Pool
Dungeonborne NARAKA: BLADEPOINT THE FINALS
DYNASTY WARRIORS: ORIGINS Need for Speed Unbound The First Descendant
Enlisted Once Human The Thaumaturge
Flintlock: The Siege of Dawn Outpost: Infinity Siege Torque Drift 2
Fort Solis Pax Dei Tribes 3: Rivals
Frostpunk 2 PAYDAY 3 Witchfire
Ghostrunner 2 QANGA World of Jade Dynasty

Jogos futuros com DLSS 4 confirmado:

Destaques:

  • Alan Wake 2: atualizado com a nova tecnologia NVIDIA RTX Mega Geometry, além do DLSS 4.
  • Indiana Jones and the Great Circle: suporte ao DLSS Multi Frame Generation, Ray Reconstruction e futura integração com a tecnologia RTX Hair.

Atualizações para jogos existentes

Jogos que ainda não implementaram os recursos mais recentes do DLSS poderão usar o novo recurso de DLSS Override, disponível no NVIDIA App, para habilitar o suporte a Multi Frame Generation e Ray Reconstruction.

Jogos de alta popularidade, como Cyberpunk 2077, já demonstraram como o DLSS pode transformar o desempenho e a qualidade visual. Com o suporte sendo ampliado por desenvolvedores em todo o mundo, a lista de títulos que utilizam DLSS 4 deve crescer significativamente nas próximas semanas.

Conclusão: o futuro dos gráficos é promissor

O DLSS 4 consolida a inteligência artificial como o núcleo do futuro gráfico. Com tecnologias inéditas, como a Multi Frame Generation, que gera até três frames adicionais por quadro renderizado, e a adoção pioneira de modelos de transformadores, a NVIDIA redefiniu o que esperamos de performance e qualidade visual.

Mais do que apenas melhorias incrementais, o DLSS 4 marca a maior revolução desde 2020, resolvendo problemas antigos como ghosting e artefatos visuais e entregando fluidez e responsividade inéditas. Além disso, com 15 de 16 pixels gerados por IA, ele reduz drasticamente a carga nas GPUs, possibilitando taxas de quadros de 4K a 240 FPS com Ray Tracing ativado.

Com suporte inicial para 75 jogos e aplicativos, incluindo títulos emblemáticos como Alan Wake 2, Cyberpunk 2077 e Star Wars Outlaws, o DLSS 4 já demonstra como o setor abraça essas inovações. Graças ao DLSS Override, jogos antigos podem aproveitar essas novas tecnologias, expandindo ainda mais o impacto para o ecossistema GeForce RTX.

O DLSS 4 não é só o próximo passo — muito provavelmente será o padrão que guiará os próximos anos de evolução gráfica, estabelecendo a IA como o alicerce da experiência gamer definitiva.

Fonte: NVIDIA