, , , , , , , , ,

Epic afirma que ainda pode gastar bilhões lutando contra Apple e Google

Embora não tenha o mesmo tamanho da Apple e do Google, a Epic Games é grande o suficiente para que o CEO Tim Sweeney continue travando batalhas contra as duas companhias nos tribunais. Em uma entrevista à IGN, ele revelou que já gastou “bilhões” no que considera ser um “investimento de longo prazo” para sua companhia.

A questão tem como centro o desejo da desenvolvedora de trazer Fortnite de volta ao Android e o iOS, mas sem pagar as taxas de 30% sobre transações que são cobradas como padrão pelas donas dos sistemas operacionais. Embora tela tenha tido algumas vitórias, principalmente na Europa, o jogo continua distante da plataforma da Apple desde 2020 nos Estados Unidos.

Foto: Divulgação/Epic Games

O capítulo mais recente da luta da Epic Games aconteceu na última quinta-feira (23), quando sua loja chegou oficialmente ao Android e ao iOS. Como diferencial, o espaço promete trabalhar com uma divisão de lucros de 88/12 para pagamentos processados por ela, sem cobrar qualquer taxa de desenvolvedores que preferirem usar soluções externas.

Epic Games está bancando taxas da Apple

Para viabilizar suas operações no sistema da Apple, a Epic Games Store está perdendo dinheiro na maioria das transações. Isso porque a companhia assumiu para si a responsabilidade de pagar a taxa do iOS conhecida como “Core Technology Fee”, cobrada de todos os desenvolvedores que participam do programa de jogos gratuitos do sistema operacional e do iPadOS.

Epic afirma que ainda pode gastar bilhões lutando contra a Apple e o Google
Foto: Divulgação/Epic Games

Segundo Sweeney, há alguns anos sua companhia vem gastando mais do que recebe, porque tem o desejo de “reinvestir em crescimento”. Boa parte dos mais de US$ 1 bilhão já usados por ela foi dedicada a crescer no mundo mobile, tarefa que tem sido dificultada pelas companhias que dominam o setor — mas do qual o executivo não vai desistir.

Podemos ter alguns problemas financeiros sérios depois de algumas décadas a mais disso. Mas estamos determinados a lutar. Eu espero que grandes partes desse embate vão ir até o final desta década e estamos totalmente comprometidos”, explicou Sweeney. Ele afirma que a luta, que ainda vai ter diversos capítulos, é importante tanto para sua companhia quanto para outros desenvolvedores, que poderão chegar a mais consumidores caso o mercado se abra.

Fonte: IGN