, , , , ,

Escavação descobre “rodovia dos dinossauros” na Inglaterra

Pesquisadores das Universidades de Oxford e Birmingham descobriram o maior sítio arqueológico com pegadas de dinossauros da Inglaterra. Uma espécie de “rodovia dos dinossauros” foi encontrada ao longo de cinco trilhas na região de Dewars Farm Quarry, em Oxfordshire.

O caminho mais longo se estende por 150 metros de comprimento de forma contínua. Por ali, passaram dinossauros herbívoros e carnívoros no período Jurássico Médio, cerca de 166 milhões de anos atrás.

Um deles é o Megalosaurus, predador feroz de 9 metros que tinha pés grandes e distintos de três dedos com garras. O terópode foi o primeiro dinossauro do mundo a ser cientificamente nomeado e descrito em 1824.

Modelos 3D foram feitos com imagens captadas por drones (Imagem: OUMNH/Divulgação)

“Os cientistas conhecem e estudam o Megalosaurus há mais tempo do que qualquer outro dinossauro na Terra, e ainda assim essas descobertas recentes provam que ainda há novas evidências desses animais por aí, esperando para serem encontradas”, explicou a Dra. Emma Nicholls, paleontóloga de vertebrados.

Mas a maioria das trilhas foi feita por dinossauros herbívoros gigantescos, de pescoço longo, chamados saurópodes, provavelmente Cetiosaurus, de acordo com os pesquisadores. É um “primo” de até 18 metros de comprimento do conhecido Diplodocus.

Leia Mais:

Contribuição inestimável

As escavações foram feitas por mais de 100 pessoas ao longo de uma semana em junho de 2024. As equipes descobriram cerca de 200 pegadas e construíram modelos 3D detalhados usando fotografia aérea de drones.

Mais de 100 pessoas participaram das escavações (Imagem: OUMNH/Divulgação)

“A preservação é tão detalhada que podemos ver como a lama foi deformada conforme os pés do dinossauro pisavam para dentro e para fora. Junto com outros fósseis como tocas, conchas e plantas, podemos dar vida ao ambiente de lagoa lamacenta por onde os dinossauros andavam”, disse Dr. Duncan Murdock, cientista da Terra no Museu de História Natural da Universidade de Oxford.

Foram feitas mais de 20.000 imagens das pegadas, criando um acervo inédito que, segundo as universidades, vai render insights sobre a velocidade e a interação dos dinossauros.

“Essas pegadas oferecem uma janela extraordinária para a vida dos dinossauros, revelando detalhes sobre seus movimentos, interações e o ambiente tropical que habitavam”, conclui Kirsty Edgar, professora de Micropalaeontologia na Universidade de Birmingham.

O post Escavação descobre “rodovia dos dinossauros” na Inglaterra apareceu primeiro em Olhar Digital.