A S Pen do Galaxy S25 Ultra pode sofrer um downgrade, diz o leaker Ishan Agarwal. Segundo Agarwal, a nova geração da caneta não terá suporte para Bluetooth, o que removeria o suporte do dispositivo a gestos e controles longe da tela. Desde o fim da linha Galaxy Note, os celulares S Ultra se tornaram o seu sucessor e principal modelo para quem busca um dispositivo para trabalho.
O que significa uma Galaxy S Pen sem Bluetooth?
A principal mudança no fim do suporte Bluetooth na S Pen seria o fim dos seus atalhos. Com essa tecnologia, os usuários da caneta da Samsung conseguem realizar ações sem encostar o dispositivo na tela.
Por exemplo, com o recurso ativado é possível abrir a câmera, voltar ou passar para a próxima imagem da galeria, tirar prints, avançar slides e tirar fotos — o que é ótimo para tirar fotos em grupos sem depender do timer. Tudo isso sem encostar a S Pen na tela.
Parte dessas funcionalidades vêm do falecido Galaxy Note. Você ainda tem a opção de customizar os gestos nos smartphones e tablets com a S Pen que suporte Bluetooth.
O leaker não chega a pontar o motivo que pode ter levado a Samsung a abandonar o Bluetooth na S Pen do Galaxy S25 Ultra — talvez nem a sua fonte saiba. Contudo, uma dica sobre isso pode ter aparecido nesta semana: o suporte dos celulares Galaxy S25 à tecnologia Qi2.
A demora da Samsung em adotar o padrão se deu, segundo rumores, pelos problemas de interferência do Qi2 no funcionamento da caneta. Caso a informação se confirme, pode ser que a solução da sul-coreana para manter os dois recursos foi tirar o Bluetooth da S Pen.
Quando a linha Galaxy S25 será lançada?
A Samsung lançará os celulares Galaxy S25 no dia 22 de janeiro, no Galaxy Unpacked que será realizada na cidade de San José, Califórnia. Os três smartphones já foram homologados pela Anatel e suas vendas no Brasil devem iniciar na mesma data do lançamento. O Tecnoblog estará em San José para a cobertura do evento.
Com informações de Android Authority