, , ,

Imagem de satélite mostra como lagoa traz cor e vida para deserto no Paquistão

Uma impressionante imagem de satélite, publicada pela NASA, destaca a beleza e a complexidade da lagoa Khor Kalmat. Localizada na Costa Makran, no Paquistão, a lagoa é um corpo de água salgado que sustenta um rico ecossistema. Tudo isso em meio ao ambiente desértico da região.

Quando as águas do Mar da Arábia fluem por um canal estreito na linha costeira, a maré da lagoa sobe. Durante a maré baixa, a água recua, expondo extensas áreas de lodo importantes para o ecossistema local (mais sobre isso ao longo desta matéria).

Imagem de satélite mostra a lagoa, as florestas de manguezais que abriga e o deserto em volta

Situada na província de Baluchistão, cerca de 290 quilômetros a oeste de Karachi, Khor Kalmat é isolada do continente pela Serra da Costa Makran. Confira abaixo a imagem completa publicada pela NASA:

Imagem da lagoa Khor Kalmat publicada pela NASA tem coloração artificial para destacar contraste (Imagem: USGS/NASA)

O que você precisa notar (e saber):

  • A Serra da Costa Makran aparece em laranja escuro na imagem;
    • Essa cadeia de montanhas desérticas corre paralelamente à costa, o que contribui para o isolamento da lagoa
  • A lagoa Khor Kalmat abriga florestas de manguezais que aparecem como manchas verdes na imagem de satélite;
    • Esses manguezais são essenciais como berçários para peixes e outros organismos marinhos;
    • Eles também fornecem madeira para moradores da região.

As áreas de lodo exposto na maré baixa tornam-se locais de alimentação para aves migratórias. Muitas dessas aves residem no Santuário de Vida Selvagem de Buzi Makola, próximo à lagoa. Lá, encontram insetos e peixes no lamaçal.

Leia mais:

Ameaças à lagoa Khor Kalmat

Pelicano dando rasante em rio com peixe no bico
A lagoa Khor Kalmat, no Paquistão, enfrenta ameaças ambientais desde o começo do século 21 (Imagem: Abhishek S Padmanabhan/Shutterstock)

Apesar de sua importância ecológica, Khor Kalmat enfrenta ameaças ambientais crescentes. No longíquo ano de 2005, um relatório do WWF Paquistão já apontava os seguintes problemas:

  • Pesca excessiva;
  • Desmatamento de manguezais;
  • Degradação do ecossistema por conta das mudanças climáticas.

A falta de avaliações recentes dificulta a determinação da saúde atual do ecossistema. Mesmo que tenha ocorrido algum nível de recuperação, a lagoa continua vulnerável a novas ameaças.

Além disso, os manguezais estão sob grave estresse devido a fatores humanos e ambientais. A perda desse habitat vital compromete o equilíbrio ecológico e a sobrevivência de várias espécies que dependem da lagoa. Entre eles, os humanos.

O post Imagem de satélite mostra como lagoa traz cor e vida para deserto no Paquistão apareceu primeiro em Olhar Digital.