, ,

Lenovo lança primeiro notebook do mundo com câmera sob a tela, o Yoga Slim 9i

A Lenovo lançou na CES 2025 o que a empresa diz ser o primeiro notebook do mundo com uma câmera oculta sob a tela. Em parceria com a TCL CSOT, o Yoga Slim 9i usa um display 4K PureSight, que usa um painel OLED flexível. Ocultando a webcam, as bordas do notebook ficam especialmente finas, resultando em uma relação de entre tela e corpo de 98%.

O Yoga Slim 9i não é tão grande quanto outros notebooks premium, trazendo uma tela de 14”. Com as bordas especialmente finas, o aparelho final deve ter um tamanho visivelmente menor que alguns de seus concorrentes com as mesmas medidas de display. A Lenovo afirma que o notebook oferece “performance visual de nível profissional”.

Fonte: TCL CSOT

Colocando em números, isso significa dizer que a tela do novo notebook da Lenovo cobre 100% das gamas de cores sRGB, P3 e Adobe RGB, com precisão avançada de Delta E<1. A frequência do display que oculta a câmera é de 120Hz.

Ou seja, falando em termos mais precisos, a Lenovo diz que o Yoga Slim 9i é o primeiro dispositivo de tamanho médio, produzido em massa, com uma tela de resolução 4K e 120Hz com uma câmera oculta sob o display (CUP – Camera Under Panel).

Imagem do novo notebook da Lenovo.
Fonte: TCL CSOT

Display usado pela Lenovo deve aparecer em mais aparelhos em breve

O painel que possibilita a tecnologia CUP no Yoga Slim 9i é de desenvolvimento da TCL CSOT, que faz parcerias com outras marcas além da Lenovo. Assim, a empresa pode implementar a tecnologia em notebooks de outras fabricantes também em breve.

Mais sobre displays OLED e notebooks:

Entre as muitas empresas tentando avançar novas tecnologias para OLED, a TCL é uma sempre buscando divulgar suas inovações. Além de produtos para o consumidor, como a 4K PureSight e o primeiro painel 4K a 1.000Hz no ano passado, a companhia também investe em novos métodos de produção dos displays.

A TCL CSOT promete que logo teremos displays OLED mais baratos e duráveis graças à sua tecnologia inkjet de fabricação.

Fonte: TechPowerUp