, , ,

Lenovo liderou vendas de PCs no mundo em 2024; veja top 5

A Lenovo liderou o mercado global de PCs em 2024, alcançando 61,8 milhões de unidades vendidas e 23,5% de participação. Isso representou um aumento de 4,7% em comparação a 2023. O mercado mundial, por sua vez, registrou um leve crescimento de 1% no ano, totalizando 262,7 milhões de unidades vendidas, de acordo com dados da IDC.

Por outro lado, a HP Inc ocupou o segundo lugar com 53,0 milhões de unidades. O resultado foi praticamente estável em relação ao ano anterior, com crescimento de apenas 0,1%.

Em contrapartida, a Dell Technologies, terceira colocada, foi a única entre as líderes a registrar queda, com 39,1 milhões de unidades vendidas. Os números da companhia representaram uma redução de 2,2% se for comparado com os dados apresentados em 2023.

Foto: Divulgação/IDC

Já a Apple, em quarto lugar, registrou um crescimento de 4,5%, com 22,9 milhões de unidades. Por fim, a Asus teve o maior crescimento percentual, 6,4%, atingindo 17,9 milhões de unidades. Entretanto, não foi o suficiente para fazer ultrapassar as concorrentes e se consolidou com a quinta posição.

Leia mais

Lenovo foi a empresa que mais vendeu PCs no último trimestre

Enquanto os principais fabricantes apresentaram crescimento, os grandes players consolidaram suas posições, o que reduziu em 2,1% as vendas dos vendedores menores. Isso reflete uma tendência de maior concentração de mercado, com as empresas líderes ampliando suas fatias em um cenário de leve recuperação.

Imagem de divulgação do teclado e mouse da Corsair para Mac.
Fonte: Corsair

O último trimestre de 2024 foi especialmente positivo, pois houve um aumento de 1,8% nas vendas globais, totalizando 68,9 milhões de unidades. A Lenovo liderou novamente, já que vendeu 16,9 milhões de unidades e alcançou 24,5% de participação no mercado. Além disso, a Apple apresentou o maior crescimento no período, com 17,3% de aumento nas vendas trimestrais, somando 7 milhões de unidades.

De acordo com a IDC, fatores como subsídios governamentais na China e promoções de fim de ano nos EUA e Europa impulsionaram diretamente o desempenho no quarto trimestre. Além disso, as empresas tomaram a iniciativa de atualizar seus hardwares em antecipação ao fim do suporte do Windows 10, previsto para outubro de 2025.

Fonte: Toms Hardware