A Microsoft anunciou que, a partir de fevereiro, o login em contas vinculadas à empresa manterá o usuário conectado automaticamente. A mudança elimina a solicitação de confirmação para permanecer conectado, etapa que a Microsoft apresenta atualmente durante o processo de autenticação.
Dessa forma, caso os usuários não desejem permanecer conectados, será necessário optar por sair ou utilizar a navegação privada. Isso significa que com a implementação do login automático, os usuários que acessam suas contas Microsoft em computadores públicos devem, entretanto, redobrar a atenção para evitar o uso indevido.
Além disso, a empresa recomenda que sejam utilizadas janelas de navegação privada ou que o usuário certifique-se de fazer o logout ao final da sessão. Caso contrário, o dispositivo manterá a conta ativa, aumentando os riscos de acesso não autorizado e podendo gerar bastante dor de cabeça.
Leia mais
- Microsoft apresenta Controle Xbox Pulse Cipher
- Microsoft começa a testar buscas com IA no Windows 11
- Windows 11: Microsoft força instalação da atualização 24H2 em PCs
Login em contas Microsoft precisarão ser mais atentos
Para aqueles que costumam acessar contas Microsoft, como Outlook, em PCs compartilhados, o hábito de sair da conta ao término do uso torna-se ainda mais importante com a nova configuração. A empresa também oferece a opção de desconectar remotamente todas as sessões ativas.
A ideia é que isso seja uma funcionalidade útil para reforçar a segurança e possibilitar que os usuários consigam se desconectar mesmo sem estar próximo do dispositivo. No entanto, os usuários devem estar cientes de que essa função não se aplica aos consoles Xbox.
A atualização no processo de autenticação ocorre, por outro lado, alguns meses após a introdução do suporte a passkeys em contas de usuários da Microsoft. Com essa funcionalidade, os usuários podem optar por métodos de acesso como reconhecimento facial, impressão digital, PIN ou chave de segurança para substituir as senhas tradicionais.
Fonte: The Verge