Apesar da AMD ainda não querer divulgar detalhes oficiais sobre sua geração Radeon RX 9070 e RX 9070 XT de placas de vídeo, suas parceiras já podem mostrar modelos próprios customizados. Mesmo assim, ainda foram poucas empresas como ASUS e Gigabyte que apresentaram oficialmente suas novas GPUs baseadas em RDNA 4. E agora, temos modelos Taichi e Steel Legend da ASRock, mas que apareceram em um vazamento.
Como ainda não se trata de uma divulgação da ASRock, temos apenas imagens das placas, sem detalhes específicos. Não sabemos ao certo, por exemplo, se teremos tanto a Radeon RX 9070 XT como não XT em cada variante, ou se a Taichi será uma GPU e a Steel Legend outra.
O que aparece, no entanto, é que a versão Taichi da Radeon RX 9070 – provavelmente modelo XT – usa um conector 12V-2×6 de energia. Essa entrada suporta até 600W e se popularizou depois dos problemas com o 12VHPWR.
Entretanto, a AMD não estabeleceu um padrão para suas parceiras em termos de conexão de energia. Assim, a ASRock reservou o 12V-2×6 para seu modelo Taichi das RX 9070, que é mais avançado. Enquanto isso, a variante Steel Legend vai usar dois conectores de 8 pinos.
ASRock vai revelar suas Radeon RX 9070 quando?
A AMD prometeu a estreia das Radeon RX 9070 XT e não XT para o primeiro trimestre de 2025, o que daria para a ASRock até o mês de março para revelar suas placas oficialmente. Porém, vazamentos indicam que isso pode acontecer bem antes.
Hoje mesmo, dia 19, tivemos a notícia de um modelo RX 9070 da ASUS listado em uma loja na Grécia apontando para o início da pré-venda em 23 de janeiro. É a segunda vez que essa data aparece em uma loja internacional, com a primeira mostrando diversas variantes da GPU na B&H.
Notícias relacionadas:
- ASRock prepara 14 modelos de placa-mãe AMD B850
- Loja lista Radeon RX 9070 para 23 de janeiro, e ASUS promete mais informações “em breve”
- AMD Radeon RX 9070 XT e RX 9070 entram em pré-venda em 23 de janeiro [RUMOR]
Ainda que a data não esteja correta, é de se esperar alguma novidade sobre as novas placas da AMD nesta semana.
Fonte: WCCFTech