, ,

Musk nega que tenha feito gesto nazista; historiadores contradizem bilionário

A participação de Elon Musk em um comício de apoio a Donald Trump, nesta segunda-feira (20), após a posse do novo presidente dos Estados Unidos, gerou polêmica. O empresário fez uma saudação ao público, o que foi considerado como um gesto nazista por algumas pessoas.

Um dia após o episódio, o bilionário se defendeu e ironizou as críticas. No entanto, historiadores afirmam que o gesto foi de fato um “sieg heil”, uma expressão que significa “viva a vitória” e que foi muito usada durante o período nazista.  

E claro, houve muita repercussão na internet.

Musk repetiu o gesto duas vezes

  • Nesta terça-feira (21), Musk se pronunciou sobre o episódio ocorrido durante discurso no palco da Capital One Arena, onde apoiadores de Donald Trump se reuniram para um comício do novo presidente norte-americano algumas horas após sua posse.
  • Depois de agradecer à multidão por “permitir” que o magnata voltasse à Casa Branca, ele bateu no peito com a mão direita e estendeu o braço, com a palma aberta.
  • O bilionário então repetiu o gesto na direção da multidão que estava atrás dele.  
  • Após, afirmou: “Meu coração vai para vocês. É graças a vocês que o futuro da civilização está garantido”.
  • Depois da repercussão, o empresário escreveu em postagem no X (antigo Twitter), do qual é dono: “Francamente, ataques do tipo ‘todo mundo é Hitler’ estão tão desgastados”.
Post de Elon Musk ironizando acusações de nazismo (Imagem: reprodução/X)

Leia mais

Gesto repercutiu no mundo todo

A historiadora Claire Aubin, especialista em nazismo nos Estados Unidos, considerou que Elon Musk usou uma expressão que significa “viva a vitória” e que foi muito usada durante o período nazista. Já Ruth Ben-Ghiat, historiadora e especialista em fascismo, escreveu no X que “foi de fato uma saudação nazista, e muito agressiva”.   

Alguns jornais estrangeiros, como o Haaretz de Israel e o The Guardian, escreveram que o bilionário norte-americano “parecia” ter feito uma saudação “fascista” ou no “estilo fascista”. Lembrando que a polêmica ocorre no momento em que Musk tem se manifestado publicamente a favor do partido de extrema-direita da Alemanha, o AfD, que inclusive já utilizou slogans nazistas em campanhas.

Liga Antidifamação se manifestou sobre o ocorrido (Imagem: reprodução/X)

No entanto, o gesto do empresário também foi minimizado por alguns grupos, como a Liga Antidifamação (ADL), uma organização fundada para combater o antissemitismo. “Parece que Elon Musk fez um gesto desajeitado em um momento de entusiasmo, e não uma saudação nazista”, publicou o grupo no X.

Lembrando que Elon Musk é um dos aliados mais próximos de Trump e foi indicado para chefiar o Departamento de Eficiência Governamental do governo dos Estados Unidos. As informações são da BBC.

O post Musk nega que tenha feito gesto nazista; historiadores contradizem bilionário apareceu primeiro em Olhar Digital.