Premiação que é o terror dos atores, roteiristas e diretores divulgou sua lista dos desonrosos títulos do ano passado, como Madame Teia, Borderlands e Coringa: Delírio a Dois Os piores filmes de 2024 foram listados pelo Framboesa de Ouro (Razzie Awards, no original), que é o tipo de premiação que nenhuma estrela de Hollywood gostaria de estar. Existente desde 1980, o Framboesa divulga sua infame lista de nomes próximo ao lançamento das indicações do Oscar. Na veiculação feita no último dia 21, os filmes Madame Teia (2024), Borderlands (2024) e Coringa: Delírio a Dois (2024) foram os maiores destaques da premiação. Esses e outros longas podem ser assistidos em streamings como Amazon Prime Video e Netflix.
O filme estrelado por Joaquim Phoenix (Ela) e Lady Gaga (Nasce Uma Estrela) conseguiu sete indicações, enquanto Borderlands, Madame Teia, Megalopolis e Reagan ficaram empatados em seis. Caso você deseje conferir os longas, o TechTudo preparou uma lista com o enredo, elenco e onde assistir a cada filme indicado pelo Framboesa de Ouro.
🎬 Oscar 2025: descubra onde assistir aos filmes indicados aos prêmios
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Rogue One: Uma História Star Wars antecede os acontecimentos do Episódio IV da saga
Divulgação/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Ficou curioso com as indicações do Framboesa de Ouro? Veja a seguir onde conferir todos os indicados.
Coringa: Delírio a Dois (2024)
Borderlands (2024)
Madame Teia (2024)
O Corvo (2024)
Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes (2024)
Mufasa: O Rei Leão (2024)
Kraven, o Caçador (2024)
Reagan (2024)
Megalópolis (2024)
Querido Papai Noel (2024)
Harold e o Lápis Mágico (2024)
A Batalha do Biscoito Pop-Tart (2024)
Argylle – O Superespião (2024)
Atlas (2024)
1. Coringa: Delírio a Dois (2024)
Após um lançamento apoteótico em 2019, o vilão Coringa retornou aos cinemas, mas desta vez em um longa que aterrorizou público e crítica igualmente; tanto que o trabalho do diretor Todd Phillips (Se Beber, Não Case) recebeu sete indicações ao Framboesa de Ouro (incluindo Pior Filme). Nem com a presença de Lady Gaga (Nasce Uma Estrela) no papel da vilã Arlequina ao lado de Joaquim Phoenix (Beau Tem Medo) o longa superou a fraquíssima bilheteria, o que lhe rendeu também uma entrada precoce no catálogo da Max (antiga HBO Max).
Anos após promover uma série de assassinatos e caos pela cidade de Gotham, Arthur Fleck (Phoenix) finalmente vai ser julgado por todos os seus crimes. Enquanto ele está indeciso sobre o andamento de seu processo, uma outra interna chamada Harley Quinzel (Gaga) está interessada em sua personalidade. Dividido entre o amor e sua vontade de estar livre, Fleck precisa manter o juízo no lugar antes que seu comportamento instável lhe renda uma condenação severa. Bem distante da aclamação do primeiro longa, Delírio a Dois só rendeu 32% no Rotten Tomatoes e 5,2 no IMDb.
Coringa: Delírio a Dois causou revolta entre os fãs do primeiro filme
Divulgação/IMDb
2. Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo (2024)
Para mostrar que a “maldição das adaptações de videogame” segue ativa em Hollywood, Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo obteve quatro indicações ao Framboesa, incluindo Pior Filme e Direção para Eli Roth (Feriado Sangrento). E não foi por falta de nomes de peso, pois o longa que adapta a franquia de jogos de FPS e RPG da 2K Games contou com Jamie Lee Curtis (Halloween), Cate Blanchett (Tár), Kevin Hart (Lift: Golpe no Ar), Edgar Ramirez (Emilia Pérez) e Jack Black (Escola do Rock) no elenco principal.
Disponível para aluguel no Prime Video, Apple TV+ e YouTube, a história é protagonizada por um grupo de mercenários liderados pela caçadora de recompensas Lilith. Eles são convocados para encontrar a filha desaparecida de Deukalian Atlas (Ramirez), um magnata interplanetário. Além de Lilith, a equipe é composta pelo mercenário Roland (Hart), a cientista Patricia Tannis (Curtis), a adolescente explosiva Tiny Tina (Ariana Greenblatt), o musculoso Krieg (Florian Munteanu) e o robô Claptrap (Black). Borderlands conseguiu só 10% de aprovação no RT, além de nota 4,6 no IMDb.
Adaptação da franquia Borderlands só conseguiu 10% de aprovação no Rotten Tomatoes
Reprodução/The Movie Database
3. Madame Teia (2024)
De forma nada previsível, Madame Teia foi mais uma produção do Universo Sony de Personagens do Homem-Aranha que esteve longe de obter aclamação da audiência e da crítica especializada, assim como aconteceu com os filmes do Venom. Presente na Max, o longa recebeu seis indicações ao Framboesa, incluindo Pior Filme. O longa do diretor S.J. Clarkson (Toast: A História de uma Criança com Fome) conseguiu 11% no Rotten Tomatoes, além de nota 4 no IMDb.
Estrelado por Dakota Johnson (50 Tons de Cinza), Sydney Sweeney (Euphoria) e Tahar Rahim (Napoleão), o enredo é protagonizado pela paramédica Cassandra “Cassie” Web descobre que tem poderes psíquicos anos após um evento misterioso ter ocorrido com sua mãe em uma viagem no Peru quando ainda estava grávida da protagonista. Atualmente, Cassie precisa ajudar três adolescentes que são perseguidas por um antigo desafeto de sua mãe igualmente dotado de poderes sobrehumanos.
Trama de Madame Teia integra o Universo do Homem-Aranha da Sony Pictures
Reprodução/The Movie Database
4. O Corvo (2024)
Trinta anos após a primeira adaptação de O Corvo nos cinemas, o diretor Rupert Sanders (A Vigilante do Amanhã deu uma nova roupagem à HQ de James O’Barr tendo como protagonista Bill Skarsgård (It: A Coisa) interpretando o anti-herói. Mas o enredo considerado inferior à versão estrelada pelo saudoso Brandon Lee (morto durante as filmagens do longa) fez com que essa adaptação obtivesse duas indicações ao Framboesa, com destaque para o título de Pior Prequela, Refilmagem, Cópia ou Sequência. Danny Huston (30 Dias de Noite) e a cantora FKA Twigs completam o cast.
Disponível no Telecine, a trama conta a história do casal Eric Draven (Skarsgård) e Shelly Webster (Twigs), que eram inseparáveis até a tragédia que resultou na morte de ambos. Mas Draven retorna à vida, descobrindo que Shelly não teve a mesma sorte. Assombrado por um corvo e um desejo de vingança, ele parte em busca do chefe criminoso que sentenciou os dois à morte. As médias de 22% no RT e 4,7 no IMDb diminuíram as chances desta versão ser tão cultuada quanto a primeira.
O Corvo é remake de filme dos anos 90, disponível para aluguel no Prime Video
Reprodução/IMDb
5. Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes (2024)
O diretor Zack Snyder tentou, mas a duologia Rebel Moon esteve longe de se tornar um “novo Star Wars” na Netflix, conforme ele havia planejado. A segunda parte da franquia, A Marcadora de Cicatrizes, recebeu a indicação de Pior Sequência no Framboesa, além de 19% no RT e 5,3 no IMDb. Dando continuidade aos eventos do primeiro capítulo, vemos um grupo de guerreiros liderados por Kora (Boutella) organizando uma revolta interplanetária para combater um tirânico império que usa e abusa de comunidades galáticas menores.
Sofia Boutella (Atômica), Djimon Hounsou (Shazam! Fúria dos Deuses), Ed Skrein (Deadpool), Michiel Huisman (Game of Thrones), Doona Bae (Sense8) e Ray Fisher (Liga da Justiça) integram o elenco principal. Vale lembrar que a Netflix disponibilizou as versões estendidas dos dois filmes, que podem ajudar os interessados em saber mais sobre a lore de Rebel Moon.
Em Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes, Kora e os guerreiros sobreviventes se preparam para defender Veldt
Divulgação/IMDb
6. Mufasa: O Rei Leão (2024)
Mufasa: O Rei Leão surgiu com a tarefa de desfazer a impressão negativa obtida pela primeira adaptação realista, feita em 2019. Mas o título dessa vez dirigido por Barry Jenkins (Moonlight: Sob a Luz do Luar) repetiu a mesma decepção do público e crítica, o que lhe rendeu a indicação de Pior Prequela. Ainda em cartaz nos cinemas, o longa da Disney conta com as vozes de Aaron Pierre (Rebel Ridge), Kelvin Harrison Jr. (As Ondas), Tiffany Boone (The Chi), Mads Mikkelsen (A Caça) e Thandiwe Newton (Westworld) estão na dublagem.
O enredo é focado na origem de Mufasa (voz de Aaron Pierre) como o rei da savana. Quando criança, o pequeno leão ficou órfão e perdido. Até que ele conhece Taka (Harrison Jr.), vindo de uma família real. O encontro dos dois rende uma jornada de descobertas e provações que definirão o rumo dos dois no futuro. Por ser da Disney, Mufasa: O Rei Leão entrará no catálogo do Disney+ após a janela de lançamento nos cinemas. Ainda que tenha obtido nota 6,7 no IMDb, o longa teve a aprovação mediana de 58% no RT.
Mufasa: O Rei Leão é o prelúdio de O Rei Leão (2019)
Foto: Divulgação/Disney
7. Kraven, o Caçador (2024)
Os fãs de Homem-Aranha mal puderam se recuperar da estreia caótica de Madame Teia que, no final do ano passado, o filme Kraven, O Caçador seguiu decepcionando público e crítica impiedosamente. O filme baseada em um dos vilões mais emblemáticos do teioso chegou às telonas com Aaron Taylor-Johnson (Nosferatu de 2024) no papel principal, além de Ariana DeBose (Wish), Alessandro Nivola (Jurassic Park 3) e Russell Crowe (Gladiador) completando o elenco. O longa do diretor J.C. Chandor (Operação Fronteira) ainda não tem previsão de chegada no streaming nacional.
Durante uma caçada numa savana africana, um jovem Sergei Kravinoff (Levi Miller) é atacado por um leão. Ele consegue sobreviver de forma que ele consegue adquirir habilidades fora do comum, como força, agilidade e comunicação com animais. Já adulto (Taylor-Johnson) usa seus poderes para caçar pessoas que prejudicam a natureza. Seu caminho se cruza com Aleksei Sytsevich (Nivola), um antigo aliado de seu pai, o frio gangster Nikolai (Crowe). O longa só recebeu 16% de aprovação no Rotten e nota 5,4 no IMDb.
Kraven, novo filme do Universo de Vilões do Homem-Aranha da Sony, conta com Aaron Taylor-Johnson e Russell Crowe nos papéis principais
Reprodução/The Movie Database
8. Reagan (2024)
Lançado sem grande destaque nos cinemas mundiais, a cinebiografia Reagan relembra a trajetória política do ex-ator e ex-presidente americano Ronald Reagan (1911 – 2004), que governou os EUA em grande parte da década de 1980. O trabalho do diretor Sean McNamara (Uma Razão Para Vencer) coloca Dennis Quaid (A Substância) no papel de Reagan. A infância, sua carreira no cinema e TV, o casamento com a atriz Nancy Reagan e seus primeiros passos na política são mostrados no longa, que ainda não está disponível para streaming nacional.
Junto com Quaid estão no elenco Penelope Ann Miller (O Sombra), Jon Voight (Anaconda), Kevin Dillon (Entourage), David Henrie (Os Feiticeiros de Waverly Place) e Mena Suvari (franquia American Pie) nos papéis principais. Apesar de mostrar a vida de um dos presidentes mais memoráveis no consciente coletivo dos EUA, Reagan não conquistou os votos dos críticos e espectadores mais exigentes, o que lhe rendeu a aprovação de 18% no Rotten Tomatoes e seis indicações no Framboesa (incluindo Pior Filme). Já no IMDb, a nota do público foi de 6,2.
Dennis Quaid interpreta o ex-presidente americano Ronald Reagan
Reprodução/The Movie Database
9. Megalopolis (2024)
Produzido desde a década de 1970, Megalópolis tinha tudo para ser o grande retorno de Francis Ford Coppola nos cinemas, que não lançava um filme desde o horror Twixt (2011). Seu novo projeto contou com Adam Driver (White Noise), Giancarlo Esposito (Breaking Bad), Nathalie Emmanuel (Velozes e Furiosos 9), Aubrey Plaza (The White Lotus), Shia LaBeouf (Transformers), Jon Voight, Laurence Fishburne (Matrix) e Dustin Hoffman (Kung Fu Panda) nos papéis principais. Até o momento, o filme não está disponível para streaming e aluguel.
A história traça um paralelo com a queda do Império Romano com uma versão alternativa e futurista da cidade de Nova Iorque. O arquiteto Cesar Catilina (Adam Driver) quer construir uma cidade sustentável e avançada em meio a um caos distópico. Mas essa utopia encontra como barreira os interesses contrários de Franklyn Cicero (Esposito), o prefeito corrupto da cidade. Apesar do enredo que se propõe a ser “mega”, a crítica e o público não entraram no mesmo embalo e deram notas médias de 45% e 4,8 no RT e IMDb, além de seis indicações ao Framboesa de Ouro, como Pior Filme.
Último filme do diretor Francis Ford Coppola teve críticas mistas entre a imprensa
Reprodução/The Movie Database
10. Querido Papai Noel (2024)
Filmes de Natal sempre entram no radar do público nos meses de novembro e dezembro, mas Querido Papai Noel simplesmente passou totalmente batido; menos para o comitê do Framboesa de Ouro, que inseriu Jack Black (Escola do Rock) na lista dos indicados a Pior Ator. Presente no Paramount+, o longa dirigido por Bobby Farrelly (Debi & Lóide 2) ainda conta com a presença de Robert Timothy Smith, Jaden Carson Baker, Brianne Howey (Ginny e Georgia) e o cantor Post Malone (Matador de Aluguel).
Liam Turner (Smith) é um garoto disléxico que, por engano, escreve uma carta para Satã ao invés de Santa Claus (o nome anglófono do Papai Noel). Mas esse erro não passa despercebido para o senhor das trevas, que pessoalmente vai encontrar o garoto para mostrar que tem atributos muito melhores do que o bom velhinho. Seja pelo desempenho ou pelo humor blasfemo demais para uma data cristã, Querido Papai Noel foi dispensado da lista de filmes natalinos de 2024, recebendo 24% da crítica no RT e nota 5,4 no IMDb.
Filme natalino de Jack Black passou batido em dezembro do ano passado
Reprodução/The Movie Database
11. Harold e o Lápis Mágico (2024)
O primeiro filme live-action dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha (franquia Era do Gelo) figurou no Framboesa de Ouro na categoria de Pior Ator, cuja indicação foi para Zachary Levi (Shazam!). O portagonista interpreta Harold, um personagem de um livro infantil que nunca conheceu o mundo real. Quando o narrador de sua história desaparece misteriosamente, Harold e seu melhor amigo Moose desenham um portal para o mundo real onde conhecem Mel, um garoto de imaginação fértil, e Terri, uma viúva que não consegue acompanhar a forte criatividade do filho.
O longa integra o catálogo do Max. Lil Rel Howery (Corra!), Benjamin Bottani (Bromates), Jemaine Clement (O Que Fazemos nas Sombras), Tanya Reynolds (The Decameron) e Zooey Deschanel (500 Dias com Ela) estão presentes no elenco. Se tornando um fracasso de bilheteria por não conseguir render mais que seu orçamento de US$ 40 milhões (R$ 237 milhões, na conversão atual), Harold obteve nota 5,7 no IMDb e aprovação de 28% no Rotten Tomatoes.
Harold e o Lápis Mágico tem direção do brasiliero Carlos Saldanha
Divulgação/IMDb
12. A Batalha do Biscoito Pop-Tart (2024)
O astro da comédia Jerry Seinfeld não conseguiu fazer da trama biográfica A Batalha do Biscoito Pop-Tart uma comédia à altura da sitcom que leva seu sobrenome. Nesta obra exclusiva da Netflix, Jerry ilustra a guerra travada entre as empresas Kellogg’s e Post durante a década de 1960 para decidir quem tem o alimento matinal mais vendido entre os estadunidenses. A disputa empresárial rende uma série de situações estranhas e inusitadas que estão fora de qualquer competição saudável.
Junto com Jerry Seinfeld, que também assina a direção, estão presentes no elenco Melissa McCarthy (As Caça-Fantasmas), Christian Slater (Meu Amigo Lutcha), Hugh Grant (Wonka) e Amy Schumer (Descompensada). A Batalha rendeu no Framboesa quatro indicações, incluindo Pior Ator e Diretor para Jerry Seinfeld. A comédia rendeu nota 5,5 no IMDb e aprovação de 43% no Rotten Tomatoes.
Jerry Seinfeld encabeça comédia baseada em fatos reais
Divulgação/Netflix
13. Argylle – O Superespião (2024)
O grande elenco composto por Henry Cavill (The Witcher), Bryce Dallas Howard (Jurassic World), Sam Rockwell (Jojo Rabbit) Bryan Cranston (Breaking Bad), Catherine O’Hara (Esqueceram de Mim), Ariana DeBose (Wish), John Cena (Pacificador), Samuel L. Jackson (Pulp Fiction), a cantora Dua Lipa (Barbie) e Matthew Vaughn (X-Men: Primeira Classe) na direção não previniu que Argylle – O Superespião, produção exclusiva do Apple TV+, recebesse duas indicações ao Framboesa: de Pior Atriz Principal e Coadjuvante para Howard e DeBose.
Bryce Dallas Howard interpreta Elly Conway, uma escritora famosa mas que vive de forma reclussa. Especialista em tramas de espionagem, sua principal criação é o agente Argylle. O que deveria ser somente ficção se torna realidade quando Elly descobre que seus livros estão envolvidos numa teia de conspirações e intrigas onde ela não sabe em quem confiar. Argylle: O Superespião não conseguiu chamar a atenção do público e da crítica com o time de estrelas, amargando 33% no RT e 5,7 no IMDb.
Argylle é um dos principais lançamentos exclusivos do streaming em 2024
Divulgação/Apple TV+
14. Atlas (2024)
A cantora e atriz Jennifer Lopez já esteve envolvida com a Netflix no lançamento de A Mãe, uma trama de ação que não se saiu bem em termos de avaliações. Já no ano passado, Lopez estrelou outra obra mal avaliada com Atlas. O longa de sci fi e ação acompanha uma analista de dados que vive em um futuro onde um soldado robótico controlado por IA quer destruir a humanidade. Mesmo não confiando mais na inteligência artificial, Atlas precisa usá-la para derrotar essa ameaça.
Simu Liu (Barbie), Sterling K. Brown (Ficção Americana), Lana Parrilla (Era Uma Vez), Mark Strong (Shazam!), com Brad Peyton (Rampage: Destruição Total) na direção ocupam a ficha técnica do longa. No IMDb, o filme rendeu a mediana nota de 5,6. Já no RT a aprovação foi de 19%, sem contar a indicação de pior atriz para Lopez.
Atlas foi uma das principais bombas da Netflix no ano de 2024
Divulgação/IMDb
🎥 Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Com informações de IMDb, G1 e Rotten Tomatoes
Mais do TechTudo
Initial plugin text
O filme estrelado por Joaquim Phoenix (Ela) e Lady Gaga (Nasce Uma Estrela) conseguiu sete indicações, enquanto Borderlands, Madame Teia, Megalopolis e Reagan ficaram empatados em seis. Caso você deseje conferir os longas, o TechTudo preparou uma lista com o enredo, elenco e onde assistir a cada filme indicado pelo Framboesa de Ouro.
🎬 Oscar 2025: descubra onde assistir aos filmes indicados aos prêmios
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Rogue One: Uma História Star Wars antecede os acontecimentos do Episódio IV da saga
Divulgação/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Ficou curioso com as indicações do Framboesa de Ouro? Veja a seguir onde conferir todos os indicados.
Coringa: Delírio a Dois (2024)
Borderlands (2024)
Madame Teia (2024)
O Corvo (2024)
Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes (2024)
Mufasa: O Rei Leão (2024)
Kraven, o Caçador (2024)
Reagan (2024)
Megalópolis (2024)
Querido Papai Noel (2024)
Harold e o Lápis Mágico (2024)
A Batalha do Biscoito Pop-Tart (2024)
Argylle – O Superespião (2024)
Atlas (2024)
1. Coringa: Delírio a Dois (2024)
Após um lançamento apoteótico em 2019, o vilão Coringa retornou aos cinemas, mas desta vez em um longa que aterrorizou público e crítica igualmente; tanto que o trabalho do diretor Todd Phillips (Se Beber, Não Case) recebeu sete indicações ao Framboesa de Ouro (incluindo Pior Filme). Nem com a presença de Lady Gaga (Nasce Uma Estrela) no papel da vilã Arlequina ao lado de Joaquim Phoenix (Beau Tem Medo) o longa superou a fraquíssima bilheteria, o que lhe rendeu também uma entrada precoce no catálogo da Max (antiga HBO Max).
Anos após promover uma série de assassinatos e caos pela cidade de Gotham, Arthur Fleck (Phoenix) finalmente vai ser julgado por todos os seus crimes. Enquanto ele está indeciso sobre o andamento de seu processo, uma outra interna chamada Harley Quinzel (Gaga) está interessada em sua personalidade. Dividido entre o amor e sua vontade de estar livre, Fleck precisa manter o juízo no lugar antes que seu comportamento instável lhe renda uma condenação severa. Bem distante da aclamação do primeiro longa, Delírio a Dois só rendeu 32% no Rotten Tomatoes e 5,2 no IMDb.
Coringa: Delírio a Dois causou revolta entre os fãs do primeiro filme
Divulgação/IMDb
2. Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo (2024)
Para mostrar que a “maldição das adaptações de videogame” segue ativa em Hollywood, Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo obteve quatro indicações ao Framboesa, incluindo Pior Filme e Direção para Eli Roth (Feriado Sangrento). E não foi por falta de nomes de peso, pois o longa que adapta a franquia de jogos de FPS e RPG da 2K Games contou com Jamie Lee Curtis (Halloween), Cate Blanchett (Tár), Kevin Hart (Lift: Golpe no Ar), Edgar Ramirez (Emilia Pérez) e Jack Black (Escola do Rock) no elenco principal.
Disponível para aluguel no Prime Video, Apple TV+ e YouTube, a história é protagonizada por um grupo de mercenários liderados pela caçadora de recompensas Lilith. Eles são convocados para encontrar a filha desaparecida de Deukalian Atlas (Ramirez), um magnata interplanetário. Além de Lilith, a equipe é composta pelo mercenário Roland (Hart), a cientista Patricia Tannis (Curtis), a adolescente explosiva Tiny Tina (Ariana Greenblatt), o musculoso Krieg (Florian Munteanu) e o robô Claptrap (Black). Borderlands conseguiu só 10% de aprovação no RT, além de nota 4,6 no IMDb.
Adaptação da franquia Borderlands só conseguiu 10% de aprovação no Rotten Tomatoes
Reprodução/The Movie Database
3. Madame Teia (2024)
De forma nada previsível, Madame Teia foi mais uma produção do Universo Sony de Personagens do Homem-Aranha que esteve longe de obter aclamação da audiência e da crítica especializada, assim como aconteceu com os filmes do Venom. Presente na Max, o longa recebeu seis indicações ao Framboesa, incluindo Pior Filme. O longa do diretor S.J. Clarkson (Toast: A História de uma Criança com Fome) conseguiu 11% no Rotten Tomatoes, além de nota 4 no IMDb.
Estrelado por Dakota Johnson (50 Tons de Cinza), Sydney Sweeney (Euphoria) e Tahar Rahim (Napoleão), o enredo é protagonizado pela paramédica Cassandra “Cassie” Web descobre que tem poderes psíquicos anos após um evento misterioso ter ocorrido com sua mãe em uma viagem no Peru quando ainda estava grávida da protagonista. Atualmente, Cassie precisa ajudar três adolescentes que são perseguidas por um antigo desafeto de sua mãe igualmente dotado de poderes sobrehumanos.
Trama de Madame Teia integra o Universo do Homem-Aranha da Sony Pictures
Reprodução/The Movie Database
4. O Corvo (2024)
Trinta anos após a primeira adaptação de O Corvo nos cinemas, o diretor Rupert Sanders (A Vigilante do Amanhã deu uma nova roupagem à HQ de James O’Barr tendo como protagonista Bill Skarsgård (It: A Coisa) interpretando o anti-herói. Mas o enredo considerado inferior à versão estrelada pelo saudoso Brandon Lee (morto durante as filmagens do longa) fez com que essa adaptação obtivesse duas indicações ao Framboesa, com destaque para o título de Pior Prequela, Refilmagem, Cópia ou Sequência. Danny Huston (30 Dias de Noite) e a cantora FKA Twigs completam o cast.
Disponível no Telecine, a trama conta a história do casal Eric Draven (Skarsgård) e Shelly Webster (Twigs), que eram inseparáveis até a tragédia que resultou na morte de ambos. Mas Draven retorna à vida, descobrindo que Shelly não teve a mesma sorte. Assombrado por um corvo e um desejo de vingança, ele parte em busca do chefe criminoso que sentenciou os dois à morte. As médias de 22% no RT e 4,7 no IMDb diminuíram as chances desta versão ser tão cultuada quanto a primeira.
O Corvo é remake de filme dos anos 90, disponível para aluguel no Prime Video
Reprodução/IMDb
5. Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes (2024)
O diretor Zack Snyder tentou, mas a duologia Rebel Moon esteve longe de se tornar um “novo Star Wars” na Netflix, conforme ele havia planejado. A segunda parte da franquia, A Marcadora de Cicatrizes, recebeu a indicação de Pior Sequência no Framboesa, além de 19% no RT e 5,3 no IMDb. Dando continuidade aos eventos do primeiro capítulo, vemos um grupo de guerreiros liderados por Kora (Boutella) organizando uma revolta interplanetária para combater um tirânico império que usa e abusa de comunidades galáticas menores.
Sofia Boutella (Atômica), Djimon Hounsou (Shazam! Fúria dos Deuses), Ed Skrein (Deadpool), Michiel Huisman (Game of Thrones), Doona Bae (Sense8) e Ray Fisher (Liga da Justiça) integram o elenco principal. Vale lembrar que a Netflix disponibilizou as versões estendidas dos dois filmes, que podem ajudar os interessados em saber mais sobre a lore de Rebel Moon.
Em Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes, Kora e os guerreiros sobreviventes se preparam para defender Veldt
Divulgação/IMDb
6. Mufasa: O Rei Leão (2024)
Mufasa: O Rei Leão surgiu com a tarefa de desfazer a impressão negativa obtida pela primeira adaptação realista, feita em 2019. Mas o título dessa vez dirigido por Barry Jenkins (Moonlight: Sob a Luz do Luar) repetiu a mesma decepção do público e crítica, o que lhe rendeu a indicação de Pior Prequela. Ainda em cartaz nos cinemas, o longa da Disney conta com as vozes de Aaron Pierre (Rebel Ridge), Kelvin Harrison Jr. (As Ondas), Tiffany Boone (The Chi), Mads Mikkelsen (A Caça) e Thandiwe Newton (Westworld) estão na dublagem.
O enredo é focado na origem de Mufasa (voz de Aaron Pierre) como o rei da savana. Quando criança, o pequeno leão ficou órfão e perdido. Até que ele conhece Taka (Harrison Jr.), vindo de uma família real. O encontro dos dois rende uma jornada de descobertas e provações que definirão o rumo dos dois no futuro. Por ser da Disney, Mufasa: O Rei Leão entrará no catálogo do Disney+ após a janela de lançamento nos cinemas. Ainda que tenha obtido nota 6,7 no IMDb, o longa teve a aprovação mediana de 58% no RT.
Mufasa: O Rei Leão é o prelúdio de O Rei Leão (2019)
Foto: Divulgação/Disney
7. Kraven, o Caçador (2024)
Os fãs de Homem-Aranha mal puderam se recuperar da estreia caótica de Madame Teia que, no final do ano passado, o filme Kraven, O Caçador seguiu decepcionando público e crítica impiedosamente. O filme baseada em um dos vilões mais emblemáticos do teioso chegou às telonas com Aaron Taylor-Johnson (Nosferatu de 2024) no papel principal, além de Ariana DeBose (Wish), Alessandro Nivola (Jurassic Park 3) e Russell Crowe (Gladiador) completando o elenco. O longa do diretor J.C. Chandor (Operação Fronteira) ainda não tem previsão de chegada no streaming nacional.
Durante uma caçada numa savana africana, um jovem Sergei Kravinoff (Levi Miller) é atacado por um leão. Ele consegue sobreviver de forma que ele consegue adquirir habilidades fora do comum, como força, agilidade e comunicação com animais. Já adulto (Taylor-Johnson) usa seus poderes para caçar pessoas que prejudicam a natureza. Seu caminho se cruza com Aleksei Sytsevich (Nivola), um antigo aliado de seu pai, o frio gangster Nikolai (Crowe). O longa só recebeu 16% de aprovação no Rotten e nota 5,4 no IMDb.
Kraven, novo filme do Universo de Vilões do Homem-Aranha da Sony, conta com Aaron Taylor-Johnson e Russell Crowe nos papéis principais
Reprodução/The Movie Database
8. Reagan (2024)
Lançado sem grande destaque nos cinemas mundiais, a cinebiografia Reagan relembra a trajetória política do ex-ator e ex-presidente americano Ronald Reagan (1911 – 2004), que governou os EUA em grande parte da década de 1980. O trabalho do diretor Sean McNamara (Uma Razão Para Vencer) coloca Dennis Quaid (A Substância) no papel de Reagan. A infância, sua carreira no cinema e TV, o casamento com a atriz Nancy Reagan e seus primeiros passos na política são mostrados no longa, que ainda não está disponível para streaming nacional.
Junto com Quaid estão no elenco Penelope Ann Miller (O Sombra), Jon Voight (Anaconda), Kevin Dillon (Entourage), David Henrie (Os Feiticeiros de Waverly Place) e Mena Suvari (franquia American Pie) nos papéis principais. Apesar de mostrar a vida de um dos presidentes mais memoráveis no consciente coletivo dos EUA, Reagan não conquistou os votos dos críticos e espectadores mais exigentes, o que lhe rendeu a aprovação de 18% no Rotten Tomatoes e seis indicações no Framboesa (incluindo Pior Filme). Já no IMDb, a nota do público foi de 6,2.
Dennis Quaid interpreta o ex-presidente americano Ronald Reagan
Reprodução/The Movie Database
9. Megalopolis (2024)
Produzido desde a década de 1970, Megalópolis tinha tudo para ser o grande retorno de Francis Ford Coppola nos cinemas, que não lançava um filme desde o horror Twixt (2011). Seu novo projeto contou com Adam Driver (White Noise), Giancarlo Esposito (Breaking Bad), Nathalie Emmanuel (Velozes e Furiosos 9), Aubrey Plaza (The White Lotus), Shia LaBeouf (Transformers), Jon Voight, Laurence Fishburne (Matrix) e Dustin Hoffman (Kung Fu Panda) nos papéis principais. Até o momento, o filme não está disponível para streaming e aluguel.
A história traça um paralelo com a queda do Império Romano com uma versão alternativa e futurista da cidade de Nova Iorque. O arquiteto Cesar Catilina (Adam Driver) quer construir uma cidade sustentável e avançada em meio a um caos distópico. Mas essa utopia encontra como barreira os interesses contrários de Franklyn Cicero (Esposito), o prefeito corrupto da cidade. Apesar do enredo que se propõe a ser “mega”, a crítica e o público não entraram no mesmo embalo e deram notas médias de 45% e 4,8 no RT e IMDb, além de seis indicações ao Framboesa de Ouro, como Pior Filme.
Último filme do diretor Francis Ford Coppola teve críticas mistas entre a imprensa
Reprodução/The Movie Database
10. Querido Papai Noel (2024)
Filmes de Natal sempre entram no radar do público nos meses de novembro e dezembro, mas Querido Papai Noel simplesmente passou totalmente batido; menos para o comitê do Framboesa de Ouro, que inseriu Jack Black (Escola do Rock) na lista dos indicados a Pior Ator. Presente no Paramount+, o longa dirigido por Bobby Farrelly (Debi & Lóide 2) ainda conta com a presença de Robert Timothy Smith, Jaden Carson Baker, Brianne Howey (Ginny e Georgia) e o cantor Post Malone (Matador de Aluguel).
Liam Turner (Smith) é um garoto disléxico que, por engano, escreve uma carta para Satã ao invés de Santa Claus (o nome anglófono do Papai Noel). Mas esse erro não passa despercebido para o senhor das trevas, que pessoalmente vai encontrar o garoto para mostrar que tem atributos muito melhores do que o bom velhinho. Seja pelo desempenho ou pelo humor blasfemo demais para uma data cristã, Querido Papai Noel foi dispensado da lista de filmes natalinos de 2024, recebendo 24% da crítica no RT e nota 5,4 no IMDb.
Filme natalino de Jack Black passou batido em dezembro do ano passado
Reprodução/The Movie Database
11. Harold e o Lápis Mágico (2024)
O primeiro filme live-action dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha (franquia Era do Gelo) figurou no Framboesa de Ouro na categoria de Pior Ator, cuja indicação foi para Zachary Levi (Shazam!). O portagonista interpreta Harold, um personagem de um livro infantil que nunca conheceu o mundo real. Quando o narrador de sua história desaparece misteriosamente, Harold e seu melhor amigo Moose desenham um portal para o mundo real onde conhecem Mel, um garoto de imaginação fértil, e Terri, uma viúva que não consegue acompanhar a forte criatividade do filho.
O longa integra o catálogo do Max. Lil Rel Howery (Corra!), Benjamin Bottani (Bromates), Jemaine Clement (O Que Fazemos nas Sombras), Tanya Reynolds (The Decameron) e Zooey Deschanel (500 Dias com Ela) estão presentes no elenco. Se tornando um fracasso de bilheteria por não conseguir render mais que seu orçamento de US$ 40 milhões (R$ 237 milhões, na conversão atual), Harold obteve nota 5,7 no IMDb e aprovação de 28% no Rotten Tomatoes.
Harold e o Lápis Mágico tem direção do brasiliero Carlos Saldanha
Divulgação/IMDb
12. A Batalha do Biscoito Pop-Tart (2024)
O astro da comédia Jerry Seinfeld não conseguiu fazer da trama biográfica A Batalha do Biscoito Pop-Tart uma comédia à altura da sitcom que leva seu sobrenome. Nesta obra exclusiva da Netflix, Jerry ilustra a guerra travada entre as empresas Kellogg’s e Post durante a década de 1960 para decidir quem tem o alimento matinal mais vendido entre os estadunidenses. A disputa empresárial rende uma série de situações estranhas e inusitadas que estão fora de qualquer competição saudável.
Junto com Jerry Seinfeld, que também assina a direção, estão presentes no elenco Melissa McCarthy (As Caça-Fantasmas), Christian Slater (Meu Amigo Lutcha), Hugh Grant (Wonka) e Amy Schumer (Descompensada). A Batalha rendeu no Framboesa quatro indicações, incluindo Pior Ator e Diretor para Jerry Seinfeld. A comédia rendeu nota 5,5 no IMDb e aprovação de 43% no Rotten Tomatoes.
Jerry Seinfeld encabeça comédia baseada em fatos reais
Divulgação/Netflix
13. Argylle – O Superespião (2024)
O grande elenco composto por Henry Cavill (The Witcher), Bryce Dallas Howard (Jurassic World), Sam Rockwell (Jojo Rabbit) Bryan Cranston (Breaking Bad), Catherine O’Hara (Esqueceram de Mim), Ariana DeBose (Wish), John Cena (Pacificador), Samuel L. Jackson (Pulp Fiction), a cantora Dua Lipa (Barbie) e Matthew Vaughn (X-Men: Primeira Classe) na direção não previniu que Argylle – O Superespião, produção exclusiva do Apple TV+, recebesse duas indicações ao Framboesa: de Pior Atriz Principal e Coadjuvante para Howard e DeBose.
Bryce Dallas Howard interpreta Elly Conway, uma escritora famosa mas que vive de forma reclussa. Especialista em tramas de espionagem, sua principal criação é o agente Argylle. O que deveria ser somente ficção se torna realidade quando Elly descobre que seus livros estão envolvidos numa teia de conspirações e intrigas onde ela não sabe em quem confiar. Argylle: O Superespião não conseguiu chamar a atenção do público e da crítica com o time de estrelas, amargando 33% no RT e 5,7 no IMDb.
Argylle é um dos principais lançamentos exclusivos do streaming em 2024
Divulgação/Apple TV+
14. Atlas (2024)
A cantora e atriz Jennifer Lopez já esteve envolvida com a Netflix no lançamento de A Mãe, uma trama de ação que não se saiu bem em termos de avaliações. Já no ano passado, Lopez estrelou outra obra mal avaliada com Atlas. O longa de sci fi e ação acompanha uma analista de dados que vive em um futuro onde um soldado robótico controlado por IA quer destruir a humanidade. Mesmo não confiando mais na inteligência artificial, Atlas precisa usá-la para derrotar essa ameaça.
Simu Liu (Barbie), Sterling K. Brown (Ficção Americana), Lana Parrilla (Era Uma Vez), Mark Strong (Shazam!), com Brad Peyton (Rampage: Destruição Total) na direção ocupam a ficha técnica do longa. No IMDb, o filme rendeu a mediana nota de 5,6. Já no RT a aprovação foi de 19%, sem contar a indicação de pior atriz para Lopez.
Atlas foi uma das principais bombas da Netflix no ano de 2024
Divulgação/IMDb
🎥 Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Com informações de IMDb, G1 e Rotten Tomatoes
Mais do TechTudo
Initial plugin text