Com indicação histórica de Ainda Estou Aqui, a lista revela os filmes menos requisitados e os preferidos da crítica no agregador Rotten Tomatoes; veja notas e mais detalhes O Oscar de 2025 anunciou, na última quinta-feira (23), a lista oficial dos filmes indicados à premiação. O pronunciamento se tornou histórico para o cinema brasileiro ao confirmar a indicação de Ainda Estou Aqui (2024) na categoria principal de Melhor Filme, além de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. Outros títulos como Emilia Pérez (2024) e A Substância (2024) também marcaram presença. O vencedor da premiação só será revelado na cerimônia no dia 2 de março, no entanto, o público já pode ter uma ideia da opinião da crítica sobre os piores e melhores longas indicados desta edição, de acordo com o Rotten Tomatoes.
Vale dizer que alguns dos filmes indicados ao Oscar já podem ser assistidos em streamings como Amazon Prime Video, Netflix, Max, Apple TV+ e outros no cinema. Pensando em quem está ansioso e quer saber qual produção teve melhor desempenho com a imprensa especializada, o TechTudo preparou um ranking com 10 títulos indicados ao Oscar de 2025 e suas respectivas notas, da menor para a maior. A seguir, confira informações como enredo, elenco principal e repercussão.
🎬 Quando Ainda Estou Aqui chega ao streaming? Veja previsão e onde assistir
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Emília Pérez foi o filme que mais recebeu indicações no Oscar 2025
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar os 10 filmes indicados ao Oscar 2025 ranqueados do pior ao melhor. São eles:
10. Emilia Pérez (2024)
9. Um Completo Desconhecido (2024)
8. Wicked (2024)
7. A Substância (2024)
6. Nickel Boys (2024)
5. Duna: Parte 2 (2024)
4. Conclave (2024)
3. O Brutalista (2024)
2. Anora (2024)
1. Ainda Estou Aqui (2024)
10. Emilia Pérez (2024)
Começando pelo filme francês que possui o pior desempenho com a crítica especializada entre os indicados deste ano, apesar de ter conquistado quatro estatuetas no último Globo de Ouro. O longa do diretor Jacques Audiard (O Profeta) é baseado na história real de um narcotraficante mexicano, responsável por milhares de desparecimentos. A trama acompanha a trajetória de Juan “Manitas” Del Monte, líder de um cartel, que decide transacionar de sexo, encenar a própria morte e ressurgir como Emilia Perez, sem que sua esposa saiba. Nesse percurso, a personagem conta com a ajuda da advogada Rita Mora Castro para enfrentar os desafios e realizar seu sonho.
Envolvido em algumas polêmicas de representatividade e fidelidade à história original, o projeto alcançou avaliação de 76% de aprovação da crítica no agregador Rotten Tomatoes, com certificado fresco. Embora tenha a nota mais baixa entre seus concorrentes, a trama recebeu elogios pela ousadia da direção de Audiard ao comandar o thriller musical. O longa traz um elenco liderado pela atriz espanhola Karla Sofía Gascón (Senhor dos Céus) e as norte-americanas Zoe Saldaña (Avatar) e Selena Gomez (Only Murders in the Building). O filme estreia nos cinemas no dia 6 de fevereiro e deve chegar no streaming pela Netflix.
Emilia Pérez narra a história de um líder criminoso que sonha em transacionar de gênero, trazendo no elenco uma atriz que se tornou a primeira mulher trans a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz
Reprodução/Empire Online
9. Um Completo Desconhecido (2024)
Com direção de James Mangold (Logan), este drama biográfico do ídolo da música folk americana Bob Dylan teve um bom desempenho no agregador, embora ocupe a nona posição na lista. Ambientada no início dos anos 1960, a trama acompanha a trajetória do jovem de Minnesota, que, com 19 anos, se muda para Nova York com o objetivo de tentar ganhar a vida como músico. No meio de sua trajetória, o rapaz acaba conquistando uma legião de fãs, além do respeito de artistas veteranos.
Com elogios à performance de Timothée Chalamet (Duna), o filme atingiu 80% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes. O elenco ainda conta com atuações de Edward Norton (Clube da Luta) e Elle Fanning (Demônio de Neon) no elenco principal. Atualmente, o título Um Completo Desconhecido não está disponível para streaming, mas deve estrear nos cinemas do Brasil em 27 de fevereiro.
Um Completo Desconhecido (2024) é um drama biográfico sobre a ascensão do astro Bob Dylan, interpretado por Timothée Chalamet
Reprodução/IMDb
8. Wicked (2024)
Protagonizado por Ariana Grande (Brilhante Victória) e Cynthia Erivo (Harriet – O Caminho para a Liberdade), o longa é uma adaptação do musical da Broadway e funciona como uma prequel da história contada em O Mágico de Oz. O enredo mostra a amizade entre Elphaba, uma jovem de pele verde que possui grande talento com a magia, e Glinda, uma garota popular e ambiciosa. Essa relação é abalada após encontrarem o Mágico de Oz, escolherem caminhos opostos e se tornarem, respectivamente, A Bruxa Má do Oeste e a A Bruxa Boa do Sul.
Com direção do cineasta Jon M. Chu (Podres de Ricos), o filme alcançou uma avaliação de 88% de aprovação da imprensa especializada no agregador Rotten Tomatoes, com certificado fresco. Entre os elogios ao trabalho do diretor no site, destaca-se a adaptação do musical para as telonas e o senso de humor empregado na trama. O título Wicked está disponível para aluguel ou compra no Amazon Prime Video e Apple TV+.
Wicked é estrelado por Ariana Grande e Cyntia Erivo
Divulgação/IMDb
7. A Substância (2024)
Representante do terror na lista, este longa da cineasta francesa Coralie Fargeat (Vingança) traça uma crítica à indústria do entretenimento e ao culto da beleza. O enredo traz Demi Moore (Ghost – Do Outro Lado da Vida) no papel de Elisabeth Sparkle, uma apresentadora talentosa demitida por ser considerada velha para os padrões de beleza da TV. Diante do desespero, a mulher decide apostar em uma substância ilícita como forma de recuperar sua juventude. No entanto, a droga traz efeitos colaterais irreversíveis e assustadores que mudam sua vida.
Considerado um dos melhores filmes de terror do ano, a obra atinge um décimo a mais que os anteriores com um tomatômetro de 90% de aprovação pela crítica no Rotten Tomatoes. O elenco ainda conta com atuações de Dennis Quaid (Longe do Paraíso) e Margaret Qualley (Era Uma Vez em… Hollywood). A produção está presente no MUBi e também pode ser alugado ou comprado no Prime Video.
A Substância (2024) rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz para a atriz americana Demi Moore
Divulgação/IMDb
6. Nickel Boys (2024)
Este drama histórico é mais um concorrente inspirado em uma história comovente envolvendo casos de tratamento abusivo em um reformatório na Flórida, dos anos 1960. O enredo gira em torno de dois jovens afro-americanos que se tornam grandes amigos enquanto tentam sobreviver juntos aos horrores e maus-tratos no local.
Com direção de RaMell Ross (Easter Snap), a produção estrelada por Ethan Herisse (Olhos que Condenam) e Brandon Wilson (O Caminho de Volta), atingiu índice de 90% de aprovação da imprensa especializada no Rotten. Infelizmente, o título Nickel Boys ainda não está disponível em streaming.
O filme também foi baseado no romance The Nickel Boys de Colson Whitehead, publicado em 2019
Reprodução/IMDb
5. Duna: Parte 2 (2024)
A trama dá continuidade a trajetória de Paul Atreides (Chalamet), que se une aos Fremen em busca de vingança pela morte de seu pai e para libertar Arrakis da tirania dos Harkonnen. Enquanto isso, o protagonista ainda tem que escolher entre o amor da sua vida e o destino do universo para evitar uma catástrofe que só ele pode prever. Duna: Parte 2 está presente na Max (antiga HBO Max) e para aluguel ou compra no Amazon Prime Video.
Com assinatura do cineasta Denis Villeneuve (A Chegada) e atuações de Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome), Zendaya (Rivais), Austin Butler (Elvis) e Rebecca Ferguson (O Rei do Show) no elenco principal, esta obra de suspense e ficção conquistou avaliação de 92% de aclamação da crítica especializada no agregador Rotten Tomatoes.
Em Duna – Parte 2 Paul finalmente se une ao povo Fremen para vingar sua família e combater a ascensão da tirania em Arrakis
Divulgação/IMDb
4. Conclave (2024)
Combinando drama e suspense, esta produção dirigida por Edward Berger (Nada de Novo no Front) apresenta uma história baseada no romance de Robert Harris, publicado em 2016. Após a morte do papa, o cardeal Thomas Lawrence tem a missão de organizar um novo conclave papal para eleger o próximo líder da Igreja. No entanto, enquanto investiga cada candidato, uma série de intrigas políticas e escândalos vêm à tona.
O filme conquistou lugar no top 5 da lista com um índice de aprovação de 93% de apoio da imprensa especializada no Rotten Tomatoes. O elenco principal é formado pelos astros Ralph Fiennes (A Lista de Schindler), Stanley Tucci (Um Olhar do Paraíso) e John Lithgow (O Amor é Estranho). Atualmente, o longa não está disponível em streaming, mas continua em cartaz nos cinemas pelo Brasil.
O filme Conclave, estrelado por Ralph Fiennes (A Lista de Schindler) foi indicado a 8 categorias no Oscar 2025
Reprodução/IMDb
3. O Brutalista (2024)
A trama segue László Tóth, um judeu húngaro que decide imigrar para os Estados Unidos em busca do sonho americano. No país, o rapaz consegue emprego na loja de um ricaço, mas logo é mandado embora após um mal-entendido. Longe da esposa e dos filhos, o personagem se entrega ao vício em heroína. O filme ainda não está disponível em streaming e também não chegou nos cinemas, mas tem sua estreia prevista para 20 de fevereiro.
Esta é outra produção que, se depender dos críticos do Rotten Tomatoes, também chega com força à cerimônia do Oscar de 2025. Estrelado por Adrien Brody (O Pianista), no papel de um sobrevivente do holocausto, o longa do diretor Corbet (Vox Lux) atingiu aprovação de 93% da crítica no agregador.
O longa O Brutalista recebeu 10 indicações no Oscar de 2025
Reprodução/IMDb
2. Anora (2024)
O enredo acompanha o romance proibido entre a jovem stripper Anora Mikheeva, que vive no Brooklyn, Estados Unidos, e Vanya, herdeiro da oligarquia russa, que está no país para estudar. Os dois se apaixonam após alguns encontros e acabam se casando em Las Vegas, mas a felicidade do casal não dura muito. A notícia se espalha na Rússia e a família do rapaz viaja até os EUA disposta a desfazer a união do filho. O filme não está disponível em streaming, no momento, mas está em cartaz nos cinemas.
Considerando a nota da crítica especializada no Rotten, o longa vem com grandes chances para a disputa da estatueta mais cobiçada do cinema. O romance escrito e dirigido por Sean Baker (Projeto Flórida) alcançou 93% de aclamação da crítica no agregador, com elogios direcionados à atuação ousada de Mikey Madison (Era Uma Vez em… Hollywood) como Anora e às reviravoltas da trama. Os atores Paul Weissman (Curtain) e Mark Eydelshteyn (Sr. & Sra. Smith) completam o elenco principal.
Anora (2024) recebeu 6 indicações no Oscar 2025 além de ter sido o vencedor do prêmio Palma de Ouro em Cannes
Reprodução/IMDb
1. Ainda Estou Aqui (2024)
Por fim, temos o filme brasileiro do diretor Walter Salles (Central do Brasil) despontando com a melhor avaliação entre os concorrentes ao Oscar deste ano. O drama que narra a história real da família Paiva e denuncia os crimes humanitários da ditadura militar no Brasil é o grande queridinho da crítica especializada no agregador Rotten Tomatoes, com índice de 95% de aprovação e selo fresco. Como grande destaque da obra, os especialistas apontam a performance de Fernanda Torres (Tapas e Beijos) como memorável e comovente. A atriz estrela ao lado de Selton Mello (O Auto da Compadecida), com participação especial de sua mãe Fernanda Montenegro (Central do Brasil).
Baseado na biografia homônima escrita por Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens, a trama acompanha a história da matriarca da família em diferentes fases de sua vida. Após o autoexílio do deputado Rubens Paiva em 1964, quando teve seu mandato cassado pelo Ato Institucional Nº 1, a família volta a viver junta no Rio de Janeiro, em 1970. Apesar de afastado da vida pública, o homem ainda ajudava os exilados políticos, por isso, acaba preso e desaparece nas mãos dos militares. O longa mostra a luta de sua esposa Eunice por respostas, enquanto tenta proteger os filhos dos horrores do regime e enfrenta sua própria dor de forma silenciosa para buscar justiça ao longo de anos. Ainda Estou Aqui está em cartaz nos cinemas e deve estrear no Globoplay em breve.
Ainda Estou Aqui fez história ao ser o primeiro filme brasileiro a receber indicação na categoria principal do Oscar de Melhor Filme
Divulgação/Sony Pictures Releasing
Com informações de Rotten Tomatoes (1) , IMDb (1)
🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Mais do TechTudo
Initial plugin text
Vale dizer que alguns dos filmes indicados ao Oscar já podem ser assistidos em streamings como Amazon Prime Video, Netflix, Max, Apple TV+ e outros no cinema. Pensando em quem está ansioso e quer saber qual produção teve melhor desempenho com a imprensa especializada, o TechTudo preparou um ranking com 10 títulos indicados ao Oscar de 2025 e suas respectivas notas, da menor para a maior. A seguir, confira informações como enredo, elenco principal e repercussão.
🎬 Quando Ainda Estou Aqui chega ao streaming? Veja previsão e onde assistir
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Emília Pérez foi o filme que mais recebeu indicações no Oscar 2025
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar os 10 filmes indicados ao Oscar 2025 ranqueados do pior ao melhor. São eles:
10. Emilia Pérez (2024)
9. Um Completo Desconhecido (2024)
8. Wicked (2024)
7. A Substância (2024)
6. Nickel Boys (2024)
5. Duna: Parte 2 (2024)
4. Conclave (2024)
3. O Brutalista (2024)
2. Anora (2024)
1. Ainda Estou Aqui (2024)
10. Emilia Pérez (2024)
Começando pelo filme francês que possui o pior desempenho com a crítica especializada entre os indicados deste ano, apesar de ter conquistado quatro estatuetas no último Globo de Ouro. O longa do diretor Jacques Audiard (O Profeta) é baseado na história real de um narcotraficante mexicano, responsável por milhares de desparecimentos. A trama acompanha a trajetória de Juan “Manitas” Del Monte, líder de um cartel, que decide transacionar de sexo, encenar a própria morte e ressurgir como Emilia Perez, sem que sua esposa saiba. Nesse percurso, a personagem conta com a ajuda da advogada Rita Mora Castro para enfrentar os desafios e realizar seu sonho.
Envolvido em algumas polêmicas de representatividade e fidelidade à história original, o projeto alcançou avaliação de 76% de aprovação da crítica no agregador Rotten Tomatoes, com certificado fresco. Embora tenha a nota mais baixa entre seus concorrentes, a trama recebeu elogios pela ousadia da direção de Audiard ao comandar o thriller musical. O longa traz um elenco liderado pela atriz espanhola Karla Sofía Gascón (Senhor dos Céus) e as norte-americanas Zoe Saldaña (Avatar) e Selena Gomez (Only Murders in the Building). O filme estreia nos cinemas no dia 6 de fevereiro e deve chegar no streaming pela Netflix.
Emilia Pérez narra a história de um líder criminoso que sonha em transacionar de gênero, trazendo no elenco uma atriz que se tornou a primeira mulher trans a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz
Reprodução/Empire Online
9. Um Completo Desconhecido (2024)
Com direção de James Mangold (Logan), este drama biográfico do ídolo da música folk americana Bob Dylan teve um bom desempenho no agregador, embora ocupe a nona posição na lista. Ambientada no início dos anos 1960, a trama acompanha a trajetória do jovem de Minnesota, que, com 19 anos, se muda para Nova York com o objetivo de tentar ganhar a vida como músico. No meio de sua trajetória, o rapaz acaba conquistando uma legião de fãs, além do respeito de artistas veteranos.
Com elogios à performance de Timothée Chalamet (Duna), o filme atingiu 80% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes. O elenco ainda conta com atuações de Edward Norton (Clube da Luta) e Elle Fanning (Demônio de Neon) no elenco principal. Atualmente, o título Um Completo Desconhecido não está disponível para streaming, mas deve estrear nos cinemas do Brasil em 27 de fevereiro.
Um Completo Desconhecido (2024) é um drama biográfico sobre a ascensão do astro Bob Dylan, interpretado por Timothée Chalamet
Reprodução/IMDb
8. Wicked (2024)
Protagonizado por Ariana Grande (Brilhante Victória) e Cynthia Erivo (Harriet – O Caminho para a Liberdade), o longa é uma adaptação do musical da Broadway e funciona como uma prequel da história contada em O Mágico de Oz. O enredo mostra a amizade entre Elphaba, uma jovem de pele verde que possui grande talento com a magia, e Glinda, uma garota popular e ambiciosa. Essa relação é abalada após encontrarem o Mágico de Oz, escolherem caminhos opostos e se tornarem, respectivamente, A Bruxa Má do Oeste e a A Bruxa Boa do Sul.
Com direção do cineasta Jon M. Chu (Podres de Ricos), o filme alcançou uma avaliação de 88% de aprovação da imprensa especializada no agregador Rotten Tomatoes, com certificado fresco. Entre os elogios ao trabalho do diretor no site, destaca-se a adaptação do musical para as telonas e o senso de humor empregado na trama. O título Wicked está disponível para aluguel ou compra no Amazon Prime Video e Apple TV+.
Wicked é estrelado por Ariana Grande e Cyntia Erivo
Divulgação/IMDb
7. A Substância (2024)
Representante do terror na lista, este longa da cineasta francesa Coralie Fargeat (Vingança) traça uma crítica à indústria do entretenimento e ao culto da beleza. O enredo traz Demi Moore (Ghost – Do Outro Lado da Vida) no papel de Elisabeth Sparkle, uma apresentadora talentosa demitida por ser considerada velha para os padrões de beleza da TV. Diante do desespero, a mulher decide apostar em uma substância ilícita como forma de recuperar sua juventude. No entanto, a droga traz efeitos colaterais irreversíveis e assustadores que mudam sua vida.
Considerado um dos melhores filmes de terror do ano, a obra atinge um décimo a mais que os anteriores com um tomatômetro de 90% de aprovação pela crítica no Rotten Tomatoes. O elenco ainda conta com atuações de Dennis Quaid (Longe do Paraíso) e Margaret Qualley (Era Uma Vez em… Hollywood). A produção está presente no MUBi e também pode ser alugado ou comprado no Prime Video.
A Substância (2024) rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz para a atriz americana Demi Moore
Divulgação/IMDb
6. Nickel Boys (2024)
Este drama histórico é mais um concorrente inspirado em uma história comovente envolvendo casos de tratamento abusivo em um reformatório na Flórida, dos anos 1960. O enredo gira em torno de dois jovens afro-americanos que se tornam grandes amigos enquanto tentam sobreviver juntos aos horrores e maus-tratos no local.
Com direção de RaMell Ross (Easter Snap), a produção estrelada por Ethan Herisse (Olhos que Condenam) e Brandon Wilson (O Caminho de Volta), atingiu índice de 90% de aprovação da imprensa especializada no Rotten. Infelizmente, o título Nickel Boys ainda não está disponível em streaming.
O filme também foi baseado no romance The Nickel Boys de Colson Whitehead, publicado em 2019
Reprodução/IMDb
5. Duna: Parte 2 (2024)
A trama dá continuidade a trajetória de Paul Atreides (Chalamet), que se une aos Fremen em busca de vingança pela morte de seu pai e para libertar Arrakis da tirania dos Harkonnen. Enquanto isso, o protagonista ainda tem que escolher entre o amor da sua vida e o destino do universo para evitar uma catástrofe que só ele pode prever. Duna: Parte 2 está presente na Max (antiga HBO Max) e para aluguel ou compra no Amazon Prime Video.
Com assinatura do cineasta Denis Villeneuve (A Chegada) e atuações de Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome), Zendaya (Rivais), Austin Butler (Elvis) e Rebecca Ferguson (O Rei do Show) no elenco principal, esta obra de suspense e ficção conquistou avaliação de 92% de aclamação da crítica especializada no agregador Rotten Tomatoes.
Em Duna – Parte 2 Paul finalmente se une ao povo Fremen para vingar sua família e combater a ascensão da tirania em Arrakis
Divulgação/IMDb
4. Conclave (2024)
Combinando drama e suspense, esta produção dirigida por Edward Berger (Nada de Novo no Front) apresenta uma história baseada no romance de Robert Harris, publicado em 2016. Após a morte do papa, o cardeal Thomas Lawrence tem a missão de organizar um novo conclave papal para eleger o próximo líder da Igreja. No entanto, enquanto investiga cada candidato, uma série de intrigas políticas e escândalos vêm à tona.
O filme conquistou lugar no top 5 da lista com um índice de aprovação de 93% de apoio da imprensa especializada no Rotten Tomatoes. O elenco principal é formado pelos astros Ralph Fiennes (A Lista de Schindler), Stanley Tucci (Um Olhar do Paraíso) e John Lithgow (O Amor é Estranho). Atualmente, o longa não está disponível em streaming, mas continua em cartaz nos cinemas pelo Brasil.
O filme Conclave, estrelado por Ralph Fiennes (A Lista de Schindler) foi indicado a 8 categorias no Oscar 2025
Reprodução/IMDb
3. O Brutalista (2024)
A trama segue László Tóth, um judeu húngaro que decide imigrar para os Estados Unidos em busca do sonho americano. No país, o rapaz consegue emprego na loja de um ricaço, mas logo é mandado embora após um mal-entendido. Longe da esposa e dos filhos, o personagem se entrega ao vício em heroína. O filme ainda não está disponível em streaming e também não chegou nos cinemas, mas tem sua estreia prevista para 20 de fevereiro.
Esta é outra produção que, se depender dos críticos do Rotten Tomatoes, também chega com força à cerimônia do Oscar de 2025. Estrelado por Adrien Brody (O Pianista), no papel de um sobrevivente do holocausto, o longa do diretor Corbet (Vox Lux) atingiu aprovação de 93% da crítica no agregador.
O longa O Brutalista recebeu 10 indicações no Oscar de 2025
Reprodução/IMDb
2. Anora (2024)
O enredo acompanha o romance proibido entre a jovem stripper Anora Mikheeva, que vive no Brooklyn, Estados Unidos, e Vanya, herdeiro da oligarquia russa, que está no país para estudar. Os dois se apaixonam após alguns encontros e acabam se casando em Las Vegas, mas a felicidade do casal não dura muito. A notícia se espalha na Rússia e a família do rapaz viaja até os EUA disposta a desfazer a união do filho. O filme não está disponível em streaming, no momento, mas está em cartaz nos cinemas.
Considerando a nota da crítica especializada no Rotten, o longa vem com grandes chances para a disputa da estatueta mais cobiçada do cinema. O romance escrito e dirigido por Sean Baker (Projeto Flórida) alcançou 93% de aclamação da crítica no agregador, com elogios direcionados à atuação ousada de Mikey Madison (Era Uma Vez em… Hollywood) como Anora e às reviravoltas da trama. Os atores Paul Weissman (Curtain) e Mark Eydelshteyn (Sr. & Sra. Smith) completam o elenco principal.
Anora (2024) recebeu 6 indicações no Oscar 2025 além de ter sido o vencedor do prêmio Palma de Ouro em Cannes
Reprodução/IMDb
1. Ainda Estou Aqui (2024)
Por fim, temos o filme brasileiro do diretor Walter Salles (Central do Brasil) despontando com a melhor avaliação entre os concorrentes ao Oscar deste ano. O drama que narra a história real da família Paiva e denuncia os crimes humanitários da ditadura militar no Brasil é o grande queridinho da crítica especializada no agregador Rotten Tomatoes, com índice de 95% de aprovação e selo fresco. Como grande destaque da obra, os especialistas apontam a performance de Fernanda Torres (Tapas e Beijos) como memorável e comovente. A atriz estrela ao lado de Selton Mello (O Auto da Compadecida), com participação especial de sua mãe Fernanda Montenegro (Central do Brasil).
Baseado na biografia homônima escrita por Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens, a trama acompanha a história da matriarca da família em diferentes fases de sua vida. Após o autoexílio do deputado Rubens Paiva em 1964, quando teve seu mandato cassado pelo Ato Institucional Nº 1, a família volta a viver junta no Rio de Janeiro, em 1970. Apesar de afastado da vida pública, o homem ainda ajudava os exilados políticos, por isso, acaba preso e desaparece nas mãos dos militares. O longa mostra a luta de sua esposa Eunice por respostas, enquanto tenta proteger os filhos dos horrores do regime e enfrenta sua própria dor de forma silenciosa para buscar justiça ao longo de anos. Ainda Estou Aqui está em cartaz nos cinemas e deve estrear no Globoplay em breve.
Ainda Estou Aqui fez história ao ser o primeiro filme brasileiro a receber indicação na categoria principal do Oscar de Melhor Filme
Divulgação/Sony Pictures Releasing
Com informações de Rotten Tomatoes (1) , IMDb (1)
🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Mais do TechTudo
Initial plugin text