, ,

Para chefe da OpenAI, mundo está prestes a ter agentes de IA

Desde o ano passado, desenvolvedoras e big techs apostam nos agentes de IA, sistemas inteligentes autônomos que realizam tarefas complexas sem intervenção humana. Para Kevin Weil, chefe de produto da OpenAI, o mundo está prestes a receber essa novidade – e provavelmente ainda este ano.

O executivo falou em entrevista ao site Axios na terça-feira (21). Já nesta quarta-feira (22), publicações internacionais revelaram que a própria OpenAI pode estar próxima de lançar um agente de IA, o Operator.

Agentes de IA serão capazes de realizar tarefas complexas por conta própria (Imagem: Gabriel Sérvio/Criada por DALL-E/Olhar Digital)

O que são os agentes de IA

O Olhar Digital já falou sobre a tecnologia aqui. Vamos a um resumo:

  • Basicamente, agentes de IA são sistemas inteligentes autônomos que realizam tarefas específicas sem intervenção humana;
  • Na prática, além das habilidades que já conhecemos nos chatbots atuais (como pesquisas na web e conversação), eles podem automatizar demandas específicas (desde que sejam treinados para tal demanda);
  • Eles podem ser aplicados em ambientes corporativos para realizar tarefas do dia a dia e coletar dados sem necessidade comando humano. E tudo isso de forma racional.
openai
Especulações sugerem que a OpenAI lançará agente de IA este mês (Imagem: Robert Way / Shutterstock.com)

O que o executivo da OpenAI espera para os agentes de IA

Durante a entrevista, Kevin Weil afirmou que a humanidade está “prestes” a ter agentes de IA que podem realizar tarefas complexas no mundo real. Na prática, a tecnologia vai deixar de ser um apoio para os humanos e poderá realmente colocar a mão na massa para fazer tarefas por nós.

Veja o que ele disse:

Acho que 2025 é o ano em que deixaremos de ser o ChatGPT, uma coisa superinteligente que pode responder a qualquer pergunta que você fizer, e passaremos a fazer coisas no mundo real para você.

Kevin Weil, chefe de produto da OpenAI em entrevista à Axios

Ele mencionou que, para isso, as tecnologias terão habilidades avançadas de raciocínio (graças aos novos modelos de IA com maior capacidade multimodal) e poderão interagir com humanos. Weil previu que isso deve acontecer ainda este ano, com os agentes de IA podendo preencher formulários e fazer reservas em restaurantes, por exemplo.

Quando questionando sobre o impacto dessa tecnologia no mercado de trabalho (e nos funcionários), o executivo da OpenAI encorajou as pessoas a usarem IA, destacando que os trabalhadores farão parte da mudança.

Leia mais:

OpenAI deve lançar agente em breve

Microsoft, Anthropic e OpenAI estão entre as empresas que planejam agentes de IA. A desenvolvedora dona do ChatGPT pode estar próxima disso: de acordo com o portal The Information, a startup planeja lançar o Operator em janeiro. Trata-se de uma IA capaz de assumir o controle do computador do usuário e executar ações de forma autônoma.

A novidade já tem sido alvo de rumores e especulações há meses, mas novas evidências surgiram nos últimos dias. O Olhar Digital falou sobre o Operator aqui.

O post Para chefe da OpenAI, mundo está prestes a ter agentes de IA apareceu primeiro em Olhar Digital.