As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem voltar a ter temporais a partir desta sexta-feira (24), segundo o G1. E também há expectativa de bastante chuva para as regiões Norte e Nordeste, que continuam sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
No caso do Sudeste, a guinada no clima ocorre por conta de um fenômeno chamado aquecimento adiabático. Tecnicidades à parte (essas serão explicadas ao longo desta matéria), é por conta dele que diversas capitais tiveram recordes de calor ao longo desta semana.
Previsão do tempo para o fim de semana no Brasil: deixe o guarda-chuva a postos!
Confira abaixo destaques da previsão do tempo para este fim de semana, separados em dois grupos de regiões:
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
No geral, a expectativa é que o calor diminua (de leve) e a frequência de temporais aumente. “Nesta sexta os temporais voltam com tudo para os três estados do Sul”, diz o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, ao G1.
- “A mesma situação é esperada para São Paulo, de modo geral com chuva um pouco mais isolada, chegando até o Mato Grosso do Sul”, acrescenta Luengo.
No caso do Sudeste, isso é reflexo do tal aquecimento adiabático, como mencionado no começo desta matéria. Segundo Luengo, trata-se de um processo natural associado com a presença de montanhas. E pode ocorrer em qualquer época do ano (você pode se aprofundar no assunto nesta reportagem do G1).
Em relação ao Sul (região afetada por onda de calor), há previsão de bastante chuva, granizo e rajadas de vento de até 80 km/h. Por isso, existe risco de alagamentos e queda de árvores.
A previsão é a seguinte:
- Sábado (25): formação de frente fria, o que mantém risco de temporais na região Sul e dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul;
- Domingo (26): frente fria avança pelo Sudeste, o que deve causar temporais nos estados de Minas Gerais e parte do Espírito Santo, além da região Centro-Oeste.
Leia mais:
- 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
- Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
- Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas
Norte e Nordeste
No geral, a previsão do tempo para este fim de semana nessas regiões estima volume significativo de chuva (leia-se: vai chover bastante). Mas a chance de temporais é menor.
Deve chover mais nas seguintes áreas: Amapá, norte do Pará, norte do Maranhão, Acre, Amazonas, Rondônia e Tocantins.
- “Pancadas podem ser fortes, mas a tendência é que sejam isoladas e não provoquem muitos danos”, diz o meteorologista da Climatempo.
Além disso, Luengo disse o seguinte: “As temperaturas devem cair por volta de 4 ou 5 graus até o fim de semana, então vai ficando um pouco menos quente com o passar dos dias.”
Assim como a previsão do tempo para o Sudeste reflete o aquecimento adiabático, as estimativas para Norte e Nordeste têm a ver com a ZCIT, como mencionado no começo desta matéria. Para quem não sabe:
- A ZCIT é uma faixa de baixa pressão atmosférica que circunda a Terra próxima à Linha do Equador;
- Ela se forma pela convergência (encontro) dos ventos alísios, que sopram dos hemisférios Norte e Sul em direção à região equatorial;
- A convergência desses ventos provoca a ascensão do ar quente e úmido, o que leva à formação de extensas áreas de nebulosidade e chuvas intensas.
O post Previsão do tempo: depois do calorão, vem a chuva neste fim de semana apareceu primeiro em Olhar Digital.