, , , ,

Primeira CPU da Nvidia para PCs Windows deve chegar ainda em 2025

No embalo da CES 2025, Jensen Huang, CEO da Nvidia, confirmou que a companhia planeja lançar CPUs com arquitetura Arm direcionadas a PCs. O executivo não deu detalhes sobre o plano, mas rumores a respeito já aparecem. Eles dizem que o primeiro chip do projeto chegará no final de 2025.

Serão dois chips, se esses burburinhos estiverem certos. Um modelo de nome N1X é o que deverá ser anunciado no último trimestre de 2025, com um chip batizado como N1 devendo aparecer em 2026.

As diferenças entre eles ainda não estão claras, muito menos sabe-se quais serão as suas especificações. Mas é de se esperar que ambos tenham a arquitetura Arm como base e sejam frutos de uma parceira com a MediaTek, que receberá US$ 2 bilhões pela fase inicial do acordo.

Fala-se também que a Nvidia planeja produzir, inicialmente, 3 milhões de unidades do N1X, bem como 13 milhões de unidades do N1. Pelo volume de vendas esperado, é possível que este último venha a ser o modelo mais simples da dupla, portanto.

Pelo menos é o que revela o perfil HaYaO no X, que tem um histórico de vazamentos de projetos de empresas de tecnologia.

Parceria com a MediaTek não será surpresa

Se a parceria com a MediaTek for confirmada, não causará espanto. Além de revelar as GPU RTX GeForce 50, a Nvidia usou a CES 2025 para anunciar o Project Digits, um supercomputador de IA comandado por um chip desenvolvido justamente em conjunto com a MediaTek: o GB10 Grace Blackwell, que conta com CPU de 20 núcleos e GPU com núcleos Cuda e Tensor.

Quando Jensen Huang confirmou que a Nvidia pretende lançar CPUs para PCs, explicou também que a MediaTek foi escolhida como parceira para um projeto de uma CPU otimizada para eficiência energética e passível de ser produzida em larga escala. Há boas chances de que ele estivesse falando do N1X e do N1, portanto.

Se a Nvidia lançar mesmo CPUs Arm para PCs, não deixará somente a Intel e a AMD em alerta, mas também a Qualcomm, afinal, esta última já tem chips com essa arquitetura para computadores baseados no Windows. Aliás, um deles foi anunciado na CES 2025: um modelo Snapdragon X para PCs mais baratos.

Com informações: Tom’s Hardware

Primeira CPU da Nvidia para PCs Windows deve chegar ainda em 2025