Após anos de trabalho, os criadores do projeto Liberty City Preservation Project, que queria trazer GTA 4 para dentro de GTA 5, foram forçados a cancelar o projeto. Segundo eles, o mod, que estava quase pronto para seu lançamento público, teve seu desenvolvimento encerrado a pedido da Rockstar Games.
Iniciado em 2018, o projeto tinha como objetivo usar a estrutura do game mais recente para oferecer uma nova chance de revisitar uma das cidades mais conhecidas da franquia. A intenção final era recriar com fidelidade as ruas, prédios e curiosidades dos cenários pelos quais Niko Bellic passou em sua aventura.
Assim, questões como ruas, pedestres, condições climáticas e outros detalhes faziam parte do projeto de recriação que usava GTA 5 como base. Segundo o modder nkjkellman, um dos líderes do time responsável pelo Liberty City Preservation Project, a atenção que ele recebeu acabou fazendo com que ele virasse alvo dos advogados da Rockstar.
Mod de GTA 5 violou diretrizes da Rockstar
Enquanto o projeto de preservação de Liberty City não tinha qualquer intenção comercial ou violava as proteções do modo online de GTA 5, ele pode ter sido encerrado por desrespeitar diretrizes impostas pela própria Rockstar Games. Em 2017, a companhia encerou o projeto Liberty City in GTA 5 por considerar que ele violava algumas de suas propriedades intelectuais.
Segundo a empresa, mods não podem importar elementos de outras propriedades intelectuais, mesmo que elas também pertençam a ela. Rumores indicam que a empresa vem preparando há anos uma remasterização de GTA 4, embora também existam indícios de que ela pode ter sido cancelada ou colocada em espera diante do surgimento de outras prioridades.
A situação do projeto é semelhante àquela em que o primeiro Red Dead Redemption se encontrava há alguns anos. Embora uma adaptação para PC tenha sido dada como cancelada há alguns anos, o título realmente acabou chegando à plataforma em outubro de 2024, colocando fim a uma espera que durou mais de uma década.
Fonte: Eurogamer