A Seagate informou que ampliou sua linha de HDDs com plataforma Mozaic 3+ e, agora, oferta opções de 36TB, que estão sendo testadas por clientes selecionados. A empresa também conseguiu construir discos baseados em HAMR de 6TB, possibilitando futuros HDDs de 60TB.
No mesmo comunicado, a empresa relatou que seus discos rígidos Exos M, baseados na tecnologia de gravação magnética assistida por calor (HAMR) e com capacidade de até 32TB, foram adotados por um grande provedor de serviços em nuvem, e sua produção está em expansão.
Com o resultado, o CEO da Seagate, Dave Mosley destacou que “A Seagate continua liderando em densidade de área, amostrando discos na plataforma Exos M de até 36TB hoje”. Segundo ele, a empresa está executando o roteiro de inovação enquanto à expansão das tecnologias em nuvem e IA exigem grandes níveis de armazenamento.
“Estamos no meio de uma mudança sísmica na forma como os dados são armazenados e gerenciados”
Notícias Relacionadas:
- Vazam testes de desempenho da RTX 5090 no 3DMark
- Primeiro monitor com tela E-Ink é apresentado com taxa de atualização de 60 Hz
- NVIDIA promete que conectores das RTX 50 não vão derreter
Detalhamento Técnico
A Seagate afirmou que seu HDD de 36TB usa dez pratos de 3,6TB cada, embora não tenha revelado se utiliza gravação magnética escalonada (SMR) ou gravação magnética convencional (CMR).
Enquanto o HAMR permite um aumento significativo na capacidade do disco rígido, é improvável que a Seagate tenha aumentado a capacidade dos pratos de 3,0TB para 3,6TB em cerca de um ano, portanto, é provável que o HDD de 36TB seja um drive SMR.
A família inicial de discos rígidos Exos M baseados em HAMR da Seagate inclui atualmente um modelo de 30TB usando gravação magnética convencional (CMR) e um modelo de 32TB usando o formato de gravação magnética escalonada (SMR).
Como grandes provedores de serviços em nuvem (CSPs) estão familiarizados com a gestão eficiente de HDDs SMR, não é surpreendente que os parceiros da Seagate tenham preferido os discos escalonados de maior capacidade em vez das ofertas de 30TB baseadas em CMR.
Adoção
A Dell foi uma das primeiras adotantes da plataforma Mozaic 3+ e planeja incorporar os discos Exos M de 32TB em suas soluções de armazenamento de alta densidade em breve. A empresa tem utilizado a tecnologia da Seagate para lidar de forma mais confiável com as cargas de trablaho de IA.
Conforme relata Travis Vigil, SVP de Gestão de Produtos do ISG, “o Dell PowerScale com a tecnologia Mozaic 3+ habilitada para HAMR da Seagate desempenha um papel crucial no suporte a casos de uso de IA como geração aumentada por recuperação (RAG), inferência e fluxos de trabalho agentic.”
“Juntos, a Dell Technologies e a Seagate estão definindo o padrão para a inovação líder em armazenamento de IA na indústria.”
Os HDDs de 36TB da Seagate estão agora sendo testados com clientes selecionados. Resta saber com que rapidez os parceiros da Seagate entre os grandes provedores de serviços em nuvem irão qualificar os HDDs Exos M de 36TB, mas é provável que isso aconteça ao longo de 2025, então a empresa aumentará a produção desses discos ainda este ano.
Fonte: Seagate.