O recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está revertendo algumas ações adotadas pela administração anterior, de Joe Biden. Entre elas está a revogação de incentivos para carros elétricos no país.
O republicano ainda derrubou uma ordem executiva sobre inteligência artificial. O decreto estipulava limites para a tecnologia com o objetivo de “reduzir os riscos” do setor tanto para o público quanto para a segurança dos EUA.
Carros elétricos não serão mais prioridade de governo nos EUA
Em relação aos carros elétricos, Trump afirmou que o país agora vai “promover a verdadeira escolha ao consumidor”. Para isso, está removendo todas as barreiras regulatórias para veículos com motores a combustível e cortando os descontos oferecidos durante a gestão de Biden.
Isso significa que não haverá mais pressão governamental para fabricar ou oferecer carros elétricos no território norte-americano. Além disso, os incentivos para aquisição ou produção desses automóveis para indivíduos, empresas ou entidades governamentais serão cancelados, bem como os subsídios para estações de recarga.
Lembrando que um dos grandes apoiadores do governo é Elon Musk, CEO da Tesla. Segundo analistas, no entanto, as novas medidas não devem ser tão prejudiciais para a empresa, uma vez que devem dificultar o crescimento ou entrada de montadoras concorrentes no país.
Leia mais
- Trump pode frear o crescimento dos carros elétricos? Especialistas discutem
- EUA proibirão vendas de carros com tecnologia chinesa ou russa
- Trump deve trazer uma má notícia ao setor de carros elétricos
Maior liberdade para empresas de IA
- Outra promessa de campanha cumprida por Trump diz respeito à IA.
- O presidente dos EUA revogou uma ordem executiva de Biden que estipulava limites para a tecnologia.
- Com a mudança do governo, as empresas do setor não serão mais obrigadas a compartilhar o resultado de testes de segurança e “outras informações críticas” com a Casa Branca antes de liberar os serviços ao público.
- Isso deve afetar diretamente as atividades de companhias como OpenAI, Google e Meta no país.
O post Trump revoga incentivos para carros elétricos e regulação de IA apareceu primeiro em Olhar Digital.