O transporte por aplicativo de pessoas em motocicletas está dando o que falar em São Paulo. Mesmo após a prefeitura da cidade barrar a modalidade, a Uber anunciou que irá disponibilizar o serviço a partir desta quarta-feira (22).
De acordo com a empresa, o recurso Uber Moto vai ser oferecido fora do centro expandido da capital paulista. A mesma decisão havia sido tomada alguns dias antes por outra prestadora do serviço, a 99.
Queda de braço entre prefeitura e aplicativos de transporte
Como justificativa, a Uber cita uma decisão desta terça-feira (21) da justiça que negou uma liminar do município solicitando a suspensão do serviço. Além disso, a plataforma destaca que a modalidade de transporte de pessoas por moto está presente em diversas cidades do país.
Na semana passada, quando a 99 iniciou a oferecer o serviço, o prefeito Ricardo Nunes chamou a companhia de “assassina”. Para ele, a modalidade de transporte de pessoas causará uma “carnificina” na cidade. A Secretaria Executiva de Transporte e Modalidade Urbana (Setram) classificou como “ilegal e irresponsável” a modalidade. Dessa forma, a prefeitura processou a 99 e apreendeu as motocicletas, o que também pode acontecer com a Uber.
A prefeitura de São Paulo alega que existe um decreto que proíbe a modalidade. A administração argumenta que o serviço poderia causar um colapso nos hospitais da cidade devido ao alto número de acidentes com motociclistas. Por outro lado, as plataformas alegam que há uma legislação federal que permite o funcionamento do serviço nas cidades brasileiras. A modalidade é regulamentada por lei federal, mas cada cidade decide se proíbe ou autoriza esse tipo de transporte.
Leia mais
- Entenda como o Uber calcula o preço da corrida
- 99 lança categoria de carros elétricos e híbridos para passageiros de São Paulo
- Além de Uber e 99: conheça outros apps de transporte e carona para você usar
Uber Moto está disponível para usuários
- Ainda segundo a Uber, a modalidade de moto “é complementar ao serviço público” e nas viagens de “última milha”, do ponto de ônibus ou estação de metrô até a casa, ou vice-versa.
- A empresa ainda destacou que escolheu oferecer o serviço fora do centro expandido da capital uma vez que as periferias são locais onde o “transporte público é menos presente”.
- A plataforma ainda afirmou que as viagens de motocicleta são até 40% mais baratas comparadas com o carro.
- O processo de chamar um Uber Moto é parecido com o do carro por aplicativo.
- A diferença é que o motociclista carrega um capacete para emprestar para o usuário.
O post Uber desafia prefeitura e lança serviço de mototáxi em São Paulo apareceu primeiro em Olhar Digital.