A primeira lista de 2025 sobre o consumo de combustível dos automóveis à venda no Brasil atualmente foi divulgada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ao todo, foram avaliados quase 1.200 modelos, incluindo elétricos, híbridos, a gasolina e/ou álcool e a diesel.
A atualização foi publicada no site do órgão e faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, responsável, também, por acrescentar ao para-brisa dos carros o famoso adesivo de eficiência energética, comum em eletrodomésticos.
Notas variam de A até E
A primeira lista do ano apresenta algumas novidades. É o caso da presença cada vez maior de híbridos nacionais, como os novos Fiat Pulse e Fastback Hybrid, além de uma melhor noção do impacto do Proconve L8 (a 8ª fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que começou a vigorar em janeiro com normas bem mais rígidas para a emissão de poluentes das unidades zero-km.
O levantamento considera a versão mais eficiente de cada modelo zero-quilômetro e coloca na mesma colocação veículos com média de consumo geral idêntica. Por definição, inclui-se no ranking todos os carros que não têm transmissão manual, incluindo, portanto, veículos com câmbio CVT e de dupla embreagem.
O trabalho é feito medindo o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui. Em outras palavras, é avaliado o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover.
Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel. A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de “A”, para os modelos mais eficientes, até “E”, para os menos eficientes.
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Confira a lista dos carros automáticos flex mais econômicos
- Toyota Corolla (Motor 1.8 com sistema híbrido flex e câmbio CVT): consumo energético – 1,21 MJ/km; consumo cidade – 12,8 km/l (etanol) / 18,5 km/l (gasolina); consumo estrada – 11,1 km/l (etanol) / 15,7 km/l (gasolina): Nota B
- Toyota Corolla Cross (Motor 1.8 com sistema híbrido flex e câmbio CVT): consumo energético – 1,29 MJ/km; consumo cidade – 12,5 km/l (etanol) / 17,7 km/l (gasolina); consumo estrada – 10,1 km/l (etanol) / 14,6 km/l (gasolina): Nota B
- Fiat Cronos (Motor 1.3 flex e câmbio automático CVT): consumo energético – 1,50 MJ/km; consumo cidade – 9,3 km/l (etanol) / 13,3 km/l (gasolina); consumo estrada – 11 km/l (etanol) / 15 km/l (gasolina): Nota B
- Hyundai HB20S (Motor 1.0 turboflex e câmbio automático de seis marchas): consumo energético – 1,51 MJ/km; consumo cidade – 9 km/l (etanol) / 13 km/l (gasolina); consumo estrada – 11,2 km/l (etanol) / 16 km/l (gasolina): Nota B
- Honda City (Motor 1.5 flex e câmbio CVT): consumo energético – 1,53 MJ/km; consumo cidade – 9,2 km/l (etanol) / 13,1 km/l (gasolina); consumo estrada – 10,5 km/l (etanol) / 15,2 km/l (gasolina): Nota C
- Honda City Hatch (Motor 1.5 flex e câmbio CVT): consumo energético – 1,53 MJ/km; consumo cidade – 9,1 km/l (etanol) / 13,3 km/l (gasolina); consumo estrada – 10,5 km/l (etanol) / 14,8 km/l (gasolina): Nota C
- Hyundai HB20 (Motor 1.0 turboflex e câmbio automático de seis marchas): consumo energético – 1,54 MJ/km; consumo cidade – 9,1 km/l (etanol) / 13,1 km/l (gasolina); consumo estrada – 10,5 km/l (etanol) / 14,8 km/l (gasolina): Nota C
- Fiat Pulse (Motor 1.0 turboflex com sistema híbrido leve e câmbio CVT): consumo energético – 1,54 MJ/km; consumo cidade – 9,3 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina); consumo estrada – 10,2 km/l (etanol) / 14,4 km/l (gasolina): Nota C
- Toyota Yaris Sedã (Motor 1.5 flex e câmbio CVT): consumo energético – 1,55 MJ/km; consumo cidade – 9,2 km/l (etanol) / 12,7 km/l (gasolina); consumo estrada – 10,6 km/l (etanol) / 14,9 km/l (gasolina): Nota C
- Chevrolet Onix Plus (Motor 1.0 turboflex e câmbio automático de seis marchas): consumo energético – 1,58 MJ/km; consumo cidade – 8,6 km/l (etanol) / 12,1 km/l (gasolina); consumo estrada – 11,1 km/l (etanol) / 15,8 km/l (gasolina): Nota C.
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