O mercado de jogos físicos enfrentou uma significativa queda em 2024, registrando uma redução de 34,5% nas vendas em comparação ao ano anterior, segundo a Entertainment Retailers Association (ERA). Este declínio reflete uma mudança no comportamento do consumidor, que tem optado cada vez mais por serviços digitais.
É importante destacar que os resultados revelados pela ERA são referentes aos números obtidos no mercado de jogos no Reino Unido (composto por Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte). Entretanto, reflete uma possível tendência em todo o mercado mundial.
Por outro lado, o segmento de jogos digitais sofreu uma leve redução de 1% nas vendas, enquanto os serviços de assinatura registraram um crescimento de 12%. Esses modelos digitais vêm ganhando força no setor de entretenimento, proporcionando maior praticidade e acessibilidade para os jogadores.
Leia mais
- Atari Gamestation Go é um novo portátil com teclado numérico físico
- Capcom revela que não há planos para abandonar formato físico
- Lojas europeias estão deixando de vender cópias físicas de jogos de Xbox
Títulos de 2023 podem ter afetado jogos físicos de 2024
No total, o mercado gerou 4,6 bilhões de libras em receita em 2024, o que representa uma queda de 4,4% em relação ao ano anterior. Isso os coloca atrás do setor de vídeo, que movimentou 5 bilhões de libras. Entretanto, ainda representa o dobro da receita gerada pela indústria musical, avaliada em 2,4 bilhões de libras no mesmo período.
A ERA apontou que a queda nas vendas de jogos físicos foi parcialmente influenciada pelo sucesso atípico de 2023, marcado pelo lançamento de Hogwarts Legacy. Em 2024, os consumidores escolheram EA Sports FC 25 como o jogo mais vendido, com 2,9 milhões de unidades comercializadas, das quais 80% em formato digital.
“Após o crescimento acelerado dos últimos anos, não é surpreendente que o mercado de videogames tenha abrandado, mas continua a ser um gigante. Apesar das vantagens dos modelos de negócio digitais para as produtoras, acreditamos que o formato físico ainda tem um papel a desempenhar”, disse Kim Bayley, Diretor Executivo da ERA.
Mesmo assim, as projeções para 2025 são otimistas. O setor espera que lançamentos aguardados como a nova geração do Nintendo Switch e GTA 6, da Rockstar, impulsionem o mercado. Por essa razão, analistas do setor acreditam que esses lançamentos podem reverter a queda e estimular o mercado de jogos em múltiplos formatos.
Fonte: Eurogamer